Sakana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saquê e sakana

No Japão, é costume servir bebidas alcoólicas com petiscos chamados sakana (?) , shukō (?) ou otsumami (お摘み?) . Estes são geralmente bastante salgados e servidos em porções relativamente pequenas. Os Sakana costumam ser mais substanciais que as tapas, embora não sejam considerados uma refeição, pois não são acompanhados de arroz . Tradicionalmente, os japoneses consideravam o saquê, bebida feita de arroz, como substituto do arroz branco servido em uma refeição japonesa padrão e, como resultado, alguns japoneses não comem arroz e bebem álcool simultaneamente.[1]

Sakana são servidos em estabelecimentos de bebidas conhecidos como izakaya . Quando se senta pela primeira vez em um izakaya, um otoshi (お通し) ou aperitivo é colocado na mesa antes que qualquer bebida seja pedida. Este otoshi é coberto pela taxa de otoshi ou taxa de assento na conta. Otoshi comuns incluem salada de repolho (muitas vezes recarregada gratuitamente), salada de batata ao estilo japonês, tsukemono e shiokara . Sakana são pedidos durante todo o tempo em que alguém está bebendo e chegam à mesa alguns de cada vez. É comum pedir um tipo diferente de sakana como shime, último prato. Shime geralmente são pratos mais macios como macarrão ou pratos mais doces como tamagoyaki .

É comum que o sakana também seja servido em casa ou em particular quando o álcool é consumido. Há uma variedade de livros de receitas que dão exemplos de sakana fáceis de preparar em casa. A Combini e outras lojas que vendem bebidas alcoólicas costumam ter uma seleção de lanches secos pré-embalados, itens enlatados e picles projetados para serem consumidos como sakana.

Sakana foi originalmente criado para ser combinar com shochu ou saquê . Desde o século 19, a participação de mercado da cerveja japonesa se expandiu no Japão. Em 1959, a cerveja ultrapassou o saquê como a bebida alcoólica mais popular do país em volume de remessas tributáveis,[2] e, ao mesmo tempo, vários alimentos para acompanhar a cerveja se tornaram populares. Há também sakana projetados para serem combinados com vinho.

Os Sakana abraçaram não apenas o washoku, a culinária japonesa, mas também o yōshoku, pratos de influência ocidental. Não é incomum encontrar massas, pizzas, queijos, gyozas, kimchis e namuls de estilo naporitano ou italiano no izakaya moderno. Alguns dos sakana mais comuns são na verdade yōshoku, incluindo salada de batata, korokke e outros alimentos fritos.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Exemplo de menu izakaya tradicional com sakana listado em placas na parede

O termo sakana tradicionalmente se refere à comida servida com saquê, e se origina das palavras saka (sake) e na (acompanhamento). Dada a popularidade do peixe seco e as ovas de peixe salgadas como acompanhamento, ao longo dos anos o termo sakana também passou a significar "peixe".

Outra palavra para "lanche" em japonês é otsumami (お摘み?) . O substantivo japonês tsumami significa "algo para beliscar/comer com uma bebida", que é embelezado pela adição de um prefixo honorífico o e se tornando otsumami .;[3] este termo geralmente se aplica a pratos menores. Otsumami são geralmente pratos mais simples adequados para otoshi (お通し) ou para preparar e comer em casa. Como os otoshi são colocados na mesa enquanto os clientes se sentam, geralmente são pratos que podem ser preparados com antecedência em grandes porções e servidos frios ou em temperatura ambiente. Isso os torna atraentes para donas de casa que desejam preparar uma variedade de sakana com antecedência.

Ate (あて) ou ategau (あてがう), significando acompanhamento também é usado às vezes para se referir a alimentos que combinam bem com álcool.

Tipos de sakana[editar | editar código-fonte]

Ao beber em casa, o sakana pode ser mais modesto. Um solteiro ou alguém que mora sozinho pode abrir uma lata de cavala ( sanma ou saury ) em miso ou molho de soja ou simplesmente usar uma forma pré-embalada de sakana como picles ou salada de batata japonesa comprada em um supermercado ou loja de conveniência. Certos sakana como kaki no tane estão associados a solteiros ou homens mais velhos.

Logo abaixo estão listados alguns sakana comuns.

  • Yakitori - espetos grelhados de frango e partes de frango
  • Kushiage - espetos fritos de carne ou legumes
  • Sashimi - fatias de peixe cru
  • Tsukemono - picles
  • Kimchi - repolho coreano picante
  • Sakana especialmente popular com cerveja:
  • Sakana especialmente popular com saquê:
    • Shiokara - entranhas de lula fermentadas e salgadas, etc.
    • ovas
      • Uni - Ovas de ouriço-do-mar
      • Ikura - caviar vermelho (ikra)
      • Mentaiko - ovas de escamudo picante
      • Tarako - ovas de escamudo
      • Sujiko - ovas de salmão salgadas
  • Pequenos lanches:

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Na mídia[editar | editar código-fonte]

Sakana é uma parte cotidiana da cultura de bebida do Japão. Programas de variedades, revistas e jornais japoneses frequentemente apresentam receitas de sakana caseira.

Existem inúmeros mangás e animes de comida que se concentram em retratar sakana, alguns exemplos notáveis são:

  • Shin'ya Shokud é um alimento de longa duração manga sobre o sakana o proprietário de um restaurante que só está aberto da meia-noite ao amanhecer faz para seus clientes excêntricos. Foi transformado em um drama de ação ao vivo. Ao contrário de um izakaya padrão, o proprietário preparará qualquer alimento que um cliente solicitar se tiver os ingredientes.
  • Takunomi é um mangá e anime de 4-koma focado em beber em casa. Cada episódio apresenta uma bebida diferente, mas devido à cultura de bebida japonesa, vários sakana e otsumami são mostrados sendo combinados com cada bebida, já que o álcool raramente é bebido sem uma combinação de comida.
  • Wakakozake é um mangá e anime focado no prazer que o personagem principal obtém ao combinar o sakana perfeito com uma bebida.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Kashmira Gander. «The Biggest Mistakes When Eating Japanese Food, According to Top Chefs». Independent. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  2. Regional Project Department. «清酒業界の現状と成長戦略 - 「國酒」の未来» [Status of Sake Breweries and Growth Strategy for the Industry - Future for the "National Beverage"] (PDF). Development Bank of Japan Inc. p. 9. Consultado em 8 de março de 2016 
  3. Martin Collick; David P.Dutcher; Tanabe Munekazu; Kaneko Minoru, eds. (2002). Kenkyusha's New College Japanese-English Dictionary 5 ed. ISBN 978-4-7674-2058-5