Salvatore Ferragamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Salvatore Ferragamo (Bonito, 5 de junho de 1898Florença, 7 de agosto de 1960) foi um estilista de sapatos italiano, fundador da marca homônima.

Em 1914 partiu para os Estados Unidos, a fim de encontrar um dos seus irmãos, que trabalhava em uma fábrica de sapatos em Boston. Após uma breve permanência na cidade, transferiu-se para Santa Bárbara (Califórnia). Ali instalou uma loja de consertos e fabricação de calçados sob medida. Em 1923, mudou-se para Hollywood, onde abriu a Hollywood Boot Shop, ganhando, em pouco tempo, a preferência das estrelas do cinema. Calçou ícones como Sophia Loren, Greta Garbo, Katharine Hepburn, Marlene Dietrich, Ava Gardner, Gary Cooper e Marilyn Monroe. Ferragano foi pioneiro na utilização da cortiça na criação de saltos.

Apesar de morto há mais de 40 anos, perpetua-se no sucesso da marca que leva seu nome. A sede da empresa está instalada no Palazzo Spini Feroni, em Florença, onde foi instalado um museu em homenagem o mestre calçadista, com fotografias, patentes, rascunhos, livros, revistas e fôrmas em madeira de pés famosos. Além disso, o museu exibe a coleção de mais de 10 mil modelos.

No Brasil, a marca tem lojas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, em São Paulo localizadas no shopping Iguatemi, no Shopping Cidade Jardim e na Rua Haddock Lobo e no Rio de Janeiro, no Shopping Leblon, no bairro de mesmo nome e no Village Mall, na barra da Tijuca.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.