Senet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nefertari jogando Senet. Pintura da tumba da Rainha Nefertari do Egito (1295–1255 BC)

O Senet é um dos mais antigos jogos de tabuleiro conhecidos e remonta ao Antigo Egito, cerca de 4000 anos atrás.[1] Versões do jogo são produzidas atualmente pelas empresas brasileiras L. P. Septímio, Mitra e Origem. É possível encontrar a forma senat (em português) como referência ao mesmo jogo.

O senet é jogado em um tabuleiro de 3 níveis de 6 ou 10 casas, das quais algumas eram marcadas com hieróglifos.[2] Existem as casas benéficas e as maléficas, especialmente às com marcações de água. Pode ser jogado sem adversário ou contra um ou mais adversários. De acordo com uma tradição deve-se sempre apostar alguma coisa, caso contrário isso causaria um abalo na sustentação universal.

É comum encontrar representações de pessoas jogando o senet, inclusive a de Nefertari, esposa de Ramsés II, encontrada em sua própria tumba.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Senet significa passagem. O conceito do jogo está associado a estratégia, novos caminhos e tradição.

Referências

  1. Sackson, Sid; editores da Klutz (editores). The Book of Classic Board Games. Palo Alto: Klutz, 1991. ISBN 0-932592-94-5
  2. Zatz, Sílvia. Uma Peça a Mais: A magia dos jogos de tabuleiro. São Paulo: Cia das Letras, 2005. 135 pp. p. 129-131. ISBN 85-359-0658-4
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Senet
Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Egito é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.