I dinastia egípcia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A primeira dinastia de faraós egípcios faz parte, juntamente com a segunda dinastia, da Época Tinita (os Hórus tinitas - por terem origem em Tis, no Alto Egito) ou período arcaico da sua história, indo de 3200 a.C. até 2778 a.C (variando estas datas consoante as fontes bibliográficas).

A primeira e segunda dinastia são, ainda, unidas sob a designação de "Período Protodinástico", sendo antecedida, por alguns autores, de uma Dinastia 0.

Começou com a unificação do Alto Egito com o Baixo Egito. Formava-se, assim, um reino que ia da primeira catarata em Assuão até ao Delta do Nilo, ao longo deste rio.

Os documentos históricos que nos chegam desta época são escassos, reduzindo-se a alguns monumentos e alguns objectos que ostentam o nome dos governantes. A chamada "paleta de Narmer" é, sem dúvida, destes objectos, o mais importante e mais discutido. Uma das razões para esta falta de documentação deve-se ao facto de escrita estar, então, em desenvolvimento, não existindo na forma acabada dos hieróglifos que conhecemos hoje.

Grandes túmulos reais em Abidos, Nacada e Sacará, juntamente com os cemitérios em Helouan, perto de Mênfis, revelam estruturas construídas em grande parte de madeira e tijolo de adobe. A pedra era, parcamente, utilizada no revestimento de paredes e do chão. A pedra era aplicada essencialmente na manufactura de ornamentos, recipientes e estátuas.

Lista de Faraós[editar | editar código-fonte]

A primeira dinastia foi composta pelos seguintes faraós (por ordem cronológica):[1][Nota 1]

Primeira dinastia
Nome Comentários Data do reinado
Narmer ou Menés? 3200 – 3049 a.C.
Atótis
Quenquenés 3049 – 3008 a.C.
Uenefés 3008 – 2975 a.C.
Merneite [Nota 2] Regente de Usafedo
Usafedo ou Udimu 2975 – 2935 a.C.
Miebido ou Enezibe 2935 – 2925 a.C.
Semempsés 2925 – 2916 a.C.
Bienequés 2916 – 2890 a.C.

Precedido por
Dinastia 0
Dinastias faraónicas
Sucedido por
II dinastia

Notas e referências

Notas

  1. O texto de Jona Lendering não inclui das datas dos reinados.
  2. Merneite não está no artigo de Jona Lendering.

Referências

  1. Jona Lendering, Egyptian Pharaohs [em linha]