Cleópatra VI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Cleópatra VI Trifena (en grego: Κλεοπάτρα Τρύφαινα) (ca. 75 a.C.57 a.C.) era uma filha de Ptolemeu XII Neos Dionisos 1 e provavelmente de Cleópatra V. Seu pai era filho de Ptolemeu IX Sóter II e irmão de Cleópatra Berenice.1 Outros filhos de Ptolemeu IX Sóter II foram Berenice IV, Cleópatra VII (a famosa Cleópatra) 1 e Arsínoe IV.

Em 58 a.C.,[carece de fontes?] Ptolemeu XII teve de viajar para Roma para evitar uma revolta contra ele, e Cleópatra VI e a sua irmã Berenice IV tomaram o controlo do Egipto.1 Na época, as duas irmãs tornaram-se poderosas, devido à impopularidade de Ptolemeu XII, depois do insucesso da reconquista de Chipre aos romanos. Cleópatra VI reinou com Berenice IV por um ano,1 falecendo no ano seguinte, em 57 a.C., provavelmente por envenenamento por parte da irmã. Berenice IV reinou por mais dois anos, junto com parentes do seu marido.1

Quando Ptolemeu XII regressou ao trono, irritado com o que Berenice IV havia feito, ordenou sua execução.1

Referências

  1. a b c d e f g Eusébio de Cesareia, Crônica, Sobre aqueles que governaram o Egito e a cidade de Alexandria depois de Alexandre da Macedônia. A partir dos escritos de Porfírio, 60
Predecessor:
Ptolemeu XII (1ºreinado) e Cleópatra V
Faraó
com Berenice IV
Sucessor:
Ptolemeu XII (2ºreinado) e Berenice IV