XV dinastia egípcia
A XV dinastia egípcia inicia o denominado Segundo Período Intermediário e foi a dinastia em que os hicsos tomram o poder no Egito, poder que perdurou até a XVII dinastia.
História [editar]
Por volta do ano de 1640 a.C,1 não se sabe ao certo como, um grupo de estrangeiros denominados convencionalmente por hicsos (forma graga para uma frase egípcia que denominava governantes de terras estrangeiras1 ) ou por pastores. Após a invasão, os hicsos ascenderam ao trono e fundaram essa dinastia.
Apesar de terem tomado o poder, os hicsos nunca foram totalmente aceitos pelos egípcios e, até a sua derrota na XVII dinastia, foram alvos de muitas rebeliões e guerras civís, sempre apoiadas pela casta sacerdotal. Após o fim desta dinastia, os hicsos perderam a influência sobre o Alto Egito, tendo este um poder e um faraó paralelo sempre oposto aos chassôs, como os egípcios denominavam pejorativamente os hicsos.
Lista de faraós [editar]
Como na maioria das dinastinas anteriores a 18ª, a ordem, os nomes e a data de reinados dos soberanos são incertas.
- Salitis
- Sakir-Har
- Khyan – (1620 - 1580 a.C.)
- Apófis I – (1580 - 1540 a.C.)
- Khamudi – (1540 - 1530 a.C.)
Notas e referências
| Precedido por XIV dinastia |
Dinastias faraónicas |
Sucedido por XVI dinastia |