XVII dinastia egípcia
A XVII dinastia egípcia foi a última governada por faraós hicsos, e tinha governantes centrais hicsos na capital Aváris e governantes rebeldes egípcios, apoiados pela casta sacerdotal, que exerciam um poder paralelo sobre o Alto Egito, tendo Tebas como sua capital.
Índice |
[editar] História
Essa foi uma dinastia marcada por diversos conflitos na tentativa de expulsar os invasores hicsos do Egito, o quê só foi conseguido, aproximadamente, no ano de 1550 a.C.1 quando Ahmés I (ou Amósis) expulsou finalmente o último governate Hicso, fundou a XVIII dinastia e iniciou o período conhecido como Império Novo.
Após tomar o poder, os egípcios apagaram o nome dos governantes hicsos e retrataram seus antepassados como governantes verdadeiros, por isso durante muito tempo houve certa confusão sobre quem detinha o poder central nesta dinastia.
Supõe-se que foi nesta dinastia que ocorreu a história de José do Egito, retratada na Bíblia, na qual José, um israelita, entra no Egito como escravo e, após decifrar o sonho profético do faraó hicso, é elevado ao cargo de governador do Egito, uma espécie de chanceler. Depois de José, se inicia a escravidão do povo israelita que termina na XIX dinastia com Moisés guiando o povo para Canaã.
[editar] A vitória sobre os hicsos
Taá II, com o apoio dos sacerdotes e da população egípcia, conseguiu guiar seus exércitos de tebas, cercar e tomar Mênfis e depois tomar a, então, capital Tânis. Depois que avançou com seus exércitos sobre3 tânis, Apopi I se refugiou na fortalesa dos Hicsos, Aváris, a qual foi tomada mais tarde por Ahmés I no começo da XVIII dinastia
[editar] Lista de farós
A XVII dinastia teve dois poderes paralelos, o central dos hicsos e faraós egípcios apoiados pela casta dos sacerdotes que governavam o Sul. Após a derrota final dos hicsos, por Ahmés I, alguns nomes de faraós hicsos foram apagados propositalemnte, bem como os registros de sua história e datas de reinados.
Faraós egípcios (as datas de reinados são desconhecidas ou incertas)
- Rahotep (Sekhem-re-wahkhaw)
- Sobekemsaf I (Sekhem-re-shedtawy)
- Intef VI (Sekhem-re-wepmaat)
- Intef VII (Nebkheper-re)
- Intef VIII (Sekhem-re-herher-maat)
- Sobekemsaf II (Sekhem-rewadjkhaw)
- Taá I (Senakhten-re)
- Taá II (Sekenen-re)
- Kamés
Notas e referências
- ↑ Grandes Império e Civilizações - O Mundo Egípcio Vol.1 pg.36 - Tradução de Maria Emília Vidigal, Edições del Prado, 1996
| Precedido por XVI dinastia |
Dinastias faraónicas |
Sucedido por XVIII dinastia |