XXVII dinastia egípcia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A XXVII dinastia egípcia (também chamada de 1º Período Persa) foi a dinastia na qual o Egito foi anexado ao gigantesco Império Aquemênida pelo imperador, e então, faraó Cambises II.

Fundação[editar | editar código-fonte]

Cambises II herdou de seu pai, Ciro II, um império jamais visto. Mas, este morreu sem ter tido tempo para conquistar o Egito. Então, Cambises II, logo após tornar-se imperador, resolveu reivindicar a vassalagem do Egito à Pérsia, sabendo que a situação bélica no Egito não era das melhores pois em menos de um século o exército Egito havia sido Suplantado por Nabucodonosor II além de o Egito não ter mais o apoio dos mercenários gregos. Quando a infantaria persa se aproximava, o então idoso faraó Amásis contava que uma faixa de deserto entre Gaza e o Egito conseguiria enfraquecer o exército persa que seria vencido no final do deserto pelos egípcios. Mas, Amásis morreu um dia antes do ataque e foi sucedido pelo inexperiente Psamético III. Como alguns egípcios que não gostavam de Amásis ajudaram os persas a atravessar o deserto, a vitória de Cambises II foi fácil e, após entrar em Mênfis ele mandou Psamético III para Persa acorrentado e com a sentença de morte. Cambises II adotou o nome de Mesut-i-re (descendente de ).

Lista de faraós[editar | editar código-fonte]

[1]

Ordem: Nome de nascimento, (nome do cartucho, nome escolhido pelo faraó para reinar) – data do reinado

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
XXVI dinastia
Dinastias faraónicas
Sucedido por
XXVIII dinastia

Referências

  1. Grandes Impérios e Civilizações - O Mundo Egípcio Vol. 1 pg. 37 - Tradução de Maria Emília Vidigal, Edições del Prado (Brasil e Portugal), 1996
Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.