Sisaque II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Sisaque.
Sisaque II
Sisaque II
Το νεκρικό προσωπείο του Σοσένκ Β΄. Μουσείο Καΐρου.
Nascimento século X a.C.
Morte 889 a.C.
Sepultamento Tânis
Cidadania Antigo Egito
Cônjuge Nesytanebetisherou
Filho(a)(s) Harsiese A
Ocupação high priest
Título faraó
Causa da morte sepse

Sisaque II (889 a.C.),[1] também conhecido como Shoshenk II ou Sheshonk II, foi um faraó da XXII dinastia do Antigo Egito. Filho de Osocor I pela Princesa Maatkare II, filha por sua vez do Faraó Psusenés II, Sisaque II era assim herdeiro da XXI dinastia, tal como da XXII dinastia. A maior parte da sua carreira política fora passada a exercer o cargo de Sumo Sacerdote de Amun em Tebas. Pouco mais se sabe sobre este Faraó.

Tebas[editar | editar código-fonte]

Pouco tempo após a ascensão do seu pai Osocor ao poder, Sisaque foi nomeado Sumo Sacerdote de Tebas. Assim, Osocor I continuara com a política começada pelo seu pai e sucessor, Sisaque I, que consistia de nomear sempre um filho do faraó incumbente como Sumo Sacerdote de Ámon.

Os Descendentes de Sisaque II[editar | editar código-fonte]

Sisaque II devia de ser um indivíduo bastante influente, já que era o fruto de duas dinastias egípcias. Foi esta razão que levou a nobreza local a vê-lo a ele e aos seus descendentes como símbolos potenciais de independência. Não há registos de que Sisaque II terá apoiado a independência de Tebas - muito pelo contrário, pode-se inferir do facto de ter sido nomeado co-regente do seu pai que era verdadeiramente contra estes sentimentos independentistas.

Contudo, o seu filho Harsiese A, parece ter tentado reivindicado a independência de Tebas, e até usado o título de rei durante o reino de Taquelote I

Referências

  1. Kitchen, K., The Third Intermediate Period (1100-650BC), p.467