Sergio Leone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sergio Leone
Sergio Leone
Sergio Leone em 1975.
Nascimento 3 de janeiro de 1929
Roma, Itália
Nacionalidade italiano
Morte 30 de abril de 1989 (60 anos)
Roma, Itália
Ocupação Cineasta, produtor, roteirista
Atividade 1959–1989
Cônjuge Carla Leone

Sergio Leone (Roma, 3 de janeiro de 1929Roma, 30 de abril de 1989) foi um cineasta italiano. Foi o autor de famosos filmes que renovam o gênero western, tais como Era uma vez no oeste e Três homens em conflito.

Em 1996, foi selecionado como um dos 50 maiores diretores do cinema mundial pela Entertainment Weekly.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um antigo industrial do cinema, ele ficou conhecido mundialmente por popularizar o género do western spaghetti. Começou com dezoito anos como assistente de direção em filmes de cineastas como Vittorio De Sica, Luigi Comencini e Mervyn LeRoy.

Foi só em 1960 que estreou como diretor em O Colosso de Rodes, mas em 1964 realiza o antológico Por um punhado de dólares, estrelado pelo novato Clint Eastwood. O filme teria duas sequências com o mesmo ator, formando a chamada trilogia dos dólares. Em 1969, já consagrado internacionalmente, finalizaria o seu projeto mais ambicioso até então, o filme Once Upon a Time in the West. Era para ser seu último western como diretor, mas acabaria aceitando realizar mais um da série, o filme Giù la testa, em 1971, também conhecido como Once Upon a Time… The Revolutionis. Passando os anos seguintes como produtor, somente em 1984 dirigiria seu último grande filme dessa segunda trilogia, conhecida por trilogia da América, e que acabou se tornando também o último filme que dirigiu em sua carreira.

Nos anos 1960, quando o cinema italiano era essencialmente voltado para as comédias, Sergio Leone foi um dissidente, primeiro especializando-se em filmes épicos e depois na recriação do Oeste e nos filmes de western. Passou treze anos preparando o clássico Era uma vez na América, um épico ganguerista lançado em 1984 no Festival de Cannes.

Foi um dos mais brilhantes cineastas da sua geração e inventor de um estilo em que não faltam lances de pura genialidade. É hoje fonte de inspiração para novos cineastas como Quentin Tarantino e Robert Rodriguez.

Sua sepultura está localizada no cemitério Campo di Verano, Roma.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O filme Yojimbo, de Akira Kurosawa — uma comédia satírica, exuberante e impetuosa sobre a violência — foi a inspiração para um dos maiores clássicos de Leone: Por um punhado de dólares, com Clint Eastwood. Em 1937, na escola primária, foi colega de turma de Ennio Morricone que fez a trilha sonora de muitos filmes de Leone.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]

  • Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro, na categoria de melhor realizador, por Once Upon a Time in America (1984).
  • Recebeu uma nomeação ao BAFTA, na categoria de melhor realizador, por Once Upon a Time in America (1984).

Referências

  1. «The 50 Greatest Directors and Their 100 Best Movies». EW.com (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.