Shoujo Kakumei Utena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Shoujo Kakumei Utena
Gênero Shoujo, Drama, Romance, Shoujo-ai, Fantasia
Mangá
Autor Chiho Saito-arte e Be Papas-roteiro
Editora(s) Brasil JBC
JapãoShogakukan
Revista Shogakukan
Data de publicação 1996 – 1997
Volumes 6 volumes
Anime
Shoujo Kakumei Utena
Direção Kunihiko Ikuhara
Estúdio J.C.Staff
Exibição original 2 de abril de 1997 – 24 de dezembro de 1997
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Nº de episódios 39
Filmes
Adolescence Mokushiroku

Shoujo Kakumei Utena é um anime que aborda vários temas, mas é conhecido principalmente por ter um caráter Yuri. Utena foi baseado na versão francesa de A Rosa de Versalhes, clássico dos anos 70, abordando temas muito sérios, como homossexualidade, complexo de inferioridade e ciúmes extremamente doentios, e até romance entre irmãos.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tenjou Utena ficou órfã aos 6 anos e queria morrer, mas um príncipe a salva e lhe diz para que se mantenha sempre nobre, a fim de que ela possa encontrá-lo. Dá-lhe um anel com o selo da rosa e desaparece. Utena decide virar o sonho de qualquer garoto e garota: no colégio, ela veste um uniforme masculino estilizado e se comporta de forma corajosa e galante. Todas as meninas e meninos do colégio suspiram por ela... Na adolescência, ela recebe uma série de cartões que formam um quebra-cabeça a indicar que seu príncipe está na Academia Ohtori.

Chegando lá, ela encontra personagens muito excêntricos, como Touga, Juri, Nanami, Saionji, etc. Ela decide proteger Anthy, menina que esconde muita coisa por trás do seu sorriso, que é perseguida por todos e que é chamada de A Noiva da Rosa. Seu "noivo", Saionji, a maltratava muito, mas o que levou Utena a duelar contra Saionji, foi ele ter exposto uma carta de amor que Wakaba, melhor amiga de Utena, escreveu para ele, no mural da escola para todo mundo ver. Mesmo dizendo que não foi ele, Utena o desafia para um duelo, para honrar a sua amiga, Saionji a confunde com uma duelista, por causa do anel com o selo da rosa que todos aqueles que querem o "O poder de Revolucionar o Mundo" têm, e pelo fato de Touga ter o avisado que ele teria um desafiante para obter a posse da Noiva da Rosa, então, eles duelam e Utena vence.

Utena é transferida de dormitório e vai para um dormitório abandonado à 10 anos e Anthy vai morar com ela no mesmo quarto. Como todos querem possuir A Noiva da Rosa, Utena enfrenta vários duelos consecutivos, e o espírito de Dios toma "posse" do corpo de Utena,lhe dando suas habilidades com a espada. Ela conhece Ohtori Akio, irmão de Anthy e sub-reitor da academia, graças a sua noiva Kanae, filha do reitor e quem lhe empresta o sobrenome. Akio seduz e fascina Utena, deixando-a fraca de amor, e Akio ainda mantém um romance com sua irmã, Anthy. Utena é uma das poucas personagens que tem intenções sinceras na série. Aqui praticamente todos são suspeitos; nem tudo é o que parece ser.

A série tem 39 episódios e possui um movie.

Os episódios são carregados de conteúdo metafórico.

Fases do Anime[editar | editar código-fonte]

O anime conta com quatro fases, sendo elas:

  • Conselho Estudantil É a primeira e mais doce das fases de Utena. Os episódios são voltados à dramas corriqueiros, romances leves e um toque de humor. A atenção central está nas lutas que Utena trava contra os membros do Conselho Estudantil, sempre lutando pela Noiva da Rosa, no caso, Anthy. A fase termina quando Utena já duelou diversas vezes com os membros, tendo perdido para Touga, e depois desafiando-o e saindo vencedora.
  • Rosa Negra Essa é uma parte da história presente apenas do anime e não é muito apreciada pela maioria dos fãs da série. Conta a história de um prédio antigo da Academia Ohtori cuja lenda conta que 100 estudantes foram mortos em um grande incêncio causado pelo coordenador do local. Um duelista misterioso aparece e implanta uma 'rosa negra' no coração de alguns personagens, que acabam lutando com Utena em um momento de sentimentalismo forte: uma angustia, uma ira, uma tristeza... A fase termina com Utena vencendo todos os que foram afetados pela Rosa Negra e também seu misterioso Duelista. No final, é questionavel se tudo aquilo se trata de uma ilusão ou não.
  • Akio A terceira fase foca em um personagem especifico e suas ações: Ohtori Akio. Muito influente e habilidoso com as palavras, Akio consegue o que quer, tendo a ajuda de um personagem cheve na série. Nestes episódios Akio seduz Utena, que chega a deixar de lado a vontade de tornar-se príncipe para tomar lugar de princesa nos braços do conquistador. Durante toda a fase vemos Utena transformar seu pensamento, rendendo-se aos caprichos do rapaz.
  • Apocalipse A fase final é onde as conexões entre tudo que ainda era um mistério se fazem. Descobrimos muito sobre a veracidade das memórias de Utena, do passado de Anthy e Akio, da verdadeira identidade de Dios e do significado de Revolucionar o Mundo. Utena é iludida por Akio à ser sua princesa, sua Noiva da Rosa, mas revida contra isso no último instante. Ela entende o real significado do que seu passado lhe diz e tenta salvar Anthy do sofrimento eterno a qual ela se submeteu. No final, Utena desaparece sem deixar pistas e praticamente todos do colégio, inclusive Wakaba, parecem esquecê-la. Anthy, no entanto, decide sair pelo mundo para encontrá-la.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Tenjou Utena Protagonista. Quando pequena, foi salva por um príncipe e se deslumbrou com sua bravura. Este lhe deu um anel dizendo para que não perdesse a Nobreza em seu coração. Utena se encanta de tamanha forma pelo príncipe que decide se tornar um também. Vai para a Academia Ohtori atrás de seu príncipe, que ainda sonha reencontrar. Torna-se uma garota popular na Academia, por sua beleza e personalidade forte. É admirada tanto pelos garotos quanto pelas garotas.
  • Himemiya Anthy A Noiva da Rosa. Esconde muito por trás de sua aparência serena. É prometida como noiva daquele que duelar e vencer. Tem papel fundamental nos Duelos, tendo uma relação importantíssima com o Castelo no Céu e a Espada de Dios.
  • Ohtori Akio Sedutor, cavalheiro e mais velho, é um dos conquistadores da série. Está intimamente ligado com os Duelos e com "O Poder de Revolucionar o Mundo". É noivo de Ohtori Kanae, filha do reitor da academia, por isso tem cargo de confiança na academia.
  • Kiryuu Touga Galanteador da série, é um rapaz bonito e popular entre as garotas da Academia, e também Presidente do Conselho Estudantil. Seu hobbie é conquistar jovens atraentes, sendo seu foco principal Utena. Participa dos duelos pela Noiva da Rosa.
  • Kiryuu Nanami Irmã de Touga que mantém um amor platônico pelo irmão. Responsável por muitas armações, pode ser vista como vilã inicialmente, mas mostra-se uma pessoa decidida de caráter forte. Também participa dos Duelos.
  • Arisugawa Juri Veterana e capitã do clube de esgrima, Juri também faz parte do Conselho Estudantil. É reservada e séria, mas mostra ser sensível tratando-se de Milagres. Duela pela Noiva da Rosa.
  • Kaoru Miki Mesmo sendo o mais novo, Miki é o mais inteligente e dedicado às artes intelectuais. Sempre ligado aos estudos e à prática do Piano, é considerado por alguns gênio. Miki está sempre com um cronômetro nas mãos, fazendo anotações e marcando segundos, numa tentativa de contínua superação. Faz parte do Conselho Estudantil e duela pela Noiva da Rosa, por quem tem certa atração e é o único do Conselho que não aceita a condição escrava da Noiva.
  • Kaoru Kozue Irmã Gemea de Miki, tem um sentimento muito forte pelo irmão. Não tem o mesmo talento para o Piano que Miki. Kozue está sempre saindo com rapazes diferentes numa tentativa de chamar a atenção do irmão, que reprova esse comportamento.
  • Takatsuki Shiori Presente no passado de Juri, aparenta ser uma menina bela e inocente. Porém, seus relacionamentos estão envolvidos com interesses e intrigas. É importante peça no drama pessoal de Juri.
  • Kyouichi Saionji Vice Presidente do Conselho Estudantil, Saionji é muitas vezes rebelde, sendo até expulso da Academia. Tem uma relação conflituosa com Anthy quando ela está em sua posse como Noiva, agredindo-a.
  • Shinohara Wakaba Amiga de todas as horas de Utena, nutre um carinho especial pela protagonista, mas seu coração mesmo é de Saionji.
  • Garotas Das Sombras Garotas que costumam fazer teatro de sombras no meio da história, retratando os acontecimentos com metáforas bem humoradas, geralmente passando despercebidas por todos.

Utena conta com o mangá original, com o anime, com o filme e com o mangá do filme. Todos os personagens mudam a sua personalidade conforme a versão da história. Por exemplo, Anthy, no filme e no mangá do filme, é extremamente sensual: o contrário do que ela é no mangá e no anime.

Utena Movie: Adolescence Mokushiroku[editar | editar código-fonte]

Utena tem um longa, finalizado em 1999. É uma animação colorida, de 74mins, origem japonesa. Existem discussões quanto ao filme ser uma continuação do anime ou uma outra versão deste, vista de um ponto de vista um pouco diferente. Porém, ninguém pode ter certeza do que é a verdade, pois mesmo seus diretores e produtores anunciaram que todas as versões de pensamento são válidas. O filme de Utena foi dublado para o português no Brasil, e seu dvd está disponível à compra em lojas especializadas no tema. A trilha sonora abraça músicas já usadas no anime, como Rinbu Revolution, de Masami Okui,e Zettai Unmei Mokushiroku, mas com uma mixagem distinta. O OST original não peca em nada em relação ao usado no anime.

Dublagem Brasileira[editar | editar código-fonte]

Utena Tenjou - Lucia Helena

Anthy Himemiya - Raquel Marinho

Touga Kiryuu - Alexandre Marconatto

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O mercado americano exibiu uma versão de Utena chamada Ursula's Kiss. A série foi multilada e as personagens tiveram seus nomes alterados. Utena é a Ursula do título, e essa versão espúria caiu no esquecimento. Porém, é possível encontrar a dublagem americana com os nomes corretos;
  • No mangá original, Utena era loira, mas no volume três passou a ter cabelos rosas sem qualquer explicação.
  • Também no mangá, Utena só ganha o uniforme preto após ter perdido um duelo com Touga, além de também ter sido Touga a dar o seu primeiro beijo no segundo volume do mangá, o que também acontece no anime.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site Oficial do mangá no Brasil pela Editora JBC

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.