Sigvard Bernadotte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sigvard Bernadotte
Conde de Wisborg
Príncipe da Suécia, Duque de Uppland
Cônjuge Erica Maria Patzek (1911-2007)
Sonja Christensen Robbert (1909-2004)
Marianne Lindberg (1924-)
Descendência
Conde Michael Sigvard Bernadotte de Wisborg (1944-)
Nome completo
Sigvard Oscar Fredrik Bernadotte
Casa Bernadotte
Pai Gustavo VI Adolfo da Suécia
Mãe Margarida, Princesa Consorte da Suécia
Nascimento 7 de Junho de 1907
Estocolmo, Suécia
Morte 4 de Fevereiro de 2002 (94 anos)
Estocolmo, Suécia

Sigvard Oscar Fredrik Bernadotte (Drottningholm, 7 de junho de 1907Estocolmo, 4 de fevereiro de 2002) foi um designer de produtos sueco e um membro da Casa de Bernadotte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Segundo filho do rei Gustavo VI Adolfo da Suécia e de sua primeira esposa, a princesa Margarida de Connaught, Sigvard nasceu com os títulos de príncipe da Suécia e duque de Uppland. Sua mãe faleceu quando ele tinha doze anos de idade. Três anos depois, o rei desposou lady Louise Mountbatten, a qual teve um bom relacionamento com Sigvard e seus quatro irmãos. Estudou na Universidade de Uppsala.

Casamentos[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de março de 1934, em Londres, o príncipe Sigvard desposou Erica Maria Patzek (n. 1911), natural de Wilmersdorf, Berlim. Como o casamento não foi considerado adequado, independente da concessão do rei, ele perdeu seus títulos e foi excluído da linha de sucessão ao trono sueco. Não tiveram filhos e divorciaram-se em 14 de outubro de 1943. Doze dias depois, em Copenhague, Sigvard casou-se com outra plebéia, Sonja Christensen Robbert (1909-2004). No ano seguinte tiveram um filho, Michael, mas se divorciaram em 6 de junho de 1961. Um mês depois, em Estocolmo, Sigvard casou-se com Marianne Lindberg (1924-), uma atriz e ex-esposa de Gabriel Tchang, filho de um ministro chinês.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Produtos de Bernadotte.

Em 2 de julho de 1951, Bernadotte foi titulado conde de Wisborg pela grã-duquesa Carlota de Luxemburgo. Em 1983, Sigvard anunciou à agência de notícias Tidningarnas Telegrambyrå que ele se tornaria príncipe novamente. Bernadotte, contudo, não visava à restauração de sua posição na linha de sucessão, apenas o título, mas o rei Carlos XVI Gustavo jamais permitiu. Sigvard chegou a apelar no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, sem sucesso.

Entre 1994 e 2002, Sigvard foi o bisneto mais idoso da rainha Vitória do Reino Unido, tendo alcançado a idade de noventa e quatro anos.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Um designer de produtos, Sigvard Bernadotte ficou conhecido por criar produtos luxuosos de prata para Georg Jensen e objetos de plástico para o uso diário doméstico[1] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sigvard Bernadotte