Saltar para o conteúdo

Paramount Network

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Spike (canal de TV))
Paramount Network
Paramount Network
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 7 de março de 1983 (41 anos)
Proprietário Paramount Media Networks
Sede Los Angeles, Califórnia
Formato de vídeo 1080i (HDTV)
(reduzido para letterbox 480i para o feed SDTV)
Canais irmãos CBS
The CW
CBS Sports Network
Showtime
Smithsonian Channel
Pop TV
The Movie Channel
Flix
MTV
BET
VH1
Nickelodeon
CMT
Comedy Central
TV Land
Logo
Nome(s) anterior(es) The Nashville Network (1983–2000)
The National Network (2000–2001)
The New TNN (2001–2003)
Spike TV (2003–2006)
Spike (2006–2018)
Página oficial www.paramountnetwork.com

Paramount Network é um canal de televisão por assinatura americano pertencente à divisão Paramount Media Networks da Paramount Global. A sede da rede está localizada no estúdio Paramount Pictures em Los Angeles.

O canal foi originalmente fundado por uma parceria entre a estação de rádio WSM e a Westinghouse Broadcasting como The Nashville Network (TNN) e começou a transmitir em 7 de março de 1983.[1][2] Inicialmente, apresentava programas voltados para a cultura do sul dos Estados Unidos, incluindo música country e programas de variedades, programação ao ar livre e cobertura de corridas de automóveis (como NASCAR). A TNN foi comprada pela Gaylord Entertainment Company em 1983.[3]

Em 1995, a TNN e a CMT foram adquiridas pela Westinghouse, que por sua vez foi adquirida pela Viacom em 1999. Sob a propriedade da Viacom, a TNN começou a eliminar a programação com influência country em favor de um formato de entretenimento geral que atraísse o público do centro dos Estados Unidos. Em setembro de 2000, a rede foi renomeada The National Network, coincidindo com a estreia da WWF Raw na programação. Em agosto de 2003, a TNN foi relançada como Spike TV, direcionando-se para um público jovem adulto masculino.

A partir de junho de 2006, a programação do canal teve um foco mais explícito no gênero de ação, e em 2010, aumentou seu foco em reality shows originais. Isso culminou com uma última reformulação em 2015 para enfatizar programas mais equilibrados em termos de gênero, como Lip Sync Battle, e um retorno à programação original roteirizada. Em 18 de janeiro de 2018, o Spike foi relançado como Paramount Network, com o objetivo de alinhar a rede com o estúdio homônimo (que anteriormente emprestava seu nome à agora extinta United Paramount Network) e posicioná-lo como um canal de destaque e "premium".

Um dos poucos sucessos significativos em programação roteirizada da Paramount Network foi a série Yellowstone, que rapidamente se tornou o drama principal do canal e gerou vários derivados no Paramount+, o serviço de streaming de propriedade da empresa-mãe Paramount Global. Em 2020 e 2021, o canal cancelou a maioria de suas séries originais ou as transferiu para outros canais da Paramount Global, como parte de um plano proposto para relançar a Paramount Network com foco em telefilmes. Em janeiro de 2022, esses planos foram abandonados devido ao impacto da COVID-19 e ao sucesso da franquia Yellowstone, deixando-a e Bar Rescue como os únicos programas originais em exibição no canal. O canal também apresentou edições limitadas de novas séries originais do Paramount+ criadas por Taylor Sheridan, co-criador de Yellowstone, utilizando Yellowstone como uma atração principal.

Ver artigo principal: The Nashville Network

O Paramount Network começou como The Nashville Network (TNN) em 7 de março de 1983. O TNN foi propriedade de muitas empresas até que em 1995 foi adquirido pela CBS, que foi adquirida pela Viacom em 1999.

Desde a adquirição da Viacom, o TNN passou por diversas reformas que culminaram no rebatismo da rede, que operou 17 anos como The Nashville Network, para The National Network e depois simplesmente TNN. Mais mudanças foram realizadas e foi criado o The New TNN, que virou o Spike TV em 2003. O nome Spike foi colocado em homenagem ao diretor Spike Lee.

Em 2006 O Spike TV foi renomeado para apenas Spike.

Em 2018 como parte de uma restruturação de marcas da Viacom muda de nome de Spike para Paramount Network para se alinhar com o estúdio de cinema Paramount Pictures. A viacom pretende investir e fortalecer mais suas principais marcas, como Paramount, Nickelodeon, MTV dentre outras.

Referências

  1. Schwed, Mark (5 de março de 1983). «Nashville Network -- Giant Commercial for Country Music». UPI. Consultado em 18 de março de 2018 
  2. UPI (11 de março de 1983). «The Nashville Network Begins With Optimism». The New York Times. Consultado em 18 de março de 2018 – via Proquest 
  3. Berg, Eric N. (2 de julho de 1983). «Grand Ole Opry Finds a Buyer». The New York Times (em inglês). Consultado em 18 de março de 2018 – via Proquest  Verifique o valor de |url-access=subscription (ajuda)

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]