WWE Raw

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
WWE Raw
Informação geral
Gênero Wrestling profissional
Entretenimento desportivo
Duração 3 horas (com comerciais)
Criador(es) Vince McMahon
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Kevin Dunn
Produtor(es) Arn Anderson
Gerald Brisco
Apresentador(es) Justin Roberts
Narrador(es) Michael Cole
Jerry Lawler
John "Bradshaw" Layfield
Elenco Plantel da WWE
Tema de abertura "The Night" por Kromestatik
Exibição
Emissora de
televisão original
USA Network (19932000, 2005 – atual)
Spike TV (2000 – 2005)
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 11 de janeiro de 1993 - presente
N.º de temporadas 20
N.º de episódios 1109 (até 25 de agosto de 2014)
Cronologia
Último
Último
Prime Time Wrestling
SmackDown
Próximo
Próximo
Programas relacionados SmackDown
Main Event
Saturday Morning Slam
Superstars
NXT

WWE Raw (mais conhecido simplesmente como Raw[1] ) é um programa de televisão de wrestling profissional produzido pela WWE, que é atualmente exibido na USA Network nos Estados Unidos e no Esporte Interativo no Brasil e em Portugal é exibido pelo canal Sport TV. O nome do programa também é usado para o plantel de lutadores que atuam no programa, a outra sendo SmackDown. O programa estreou no USA Network em 11 de janeiro de 1993[2] , onde continuou até 2000, sendo movido para o TNN, mais tarde conhecido como Spike TV.[3] Em 2005, o programa voltou à USA Network.[4] Desde seu início em 1993, o Raw é exibido nas noites de segunda-feira, sendo normalmente visto como o principal programa da empresa, por sua história, audiência, formato ao vivo e ênfase em eventos em pay-per-view.[5]

Desde seu primeiro episódio, foi exibido de 197 arenas diferentes, em 165 cidades em seis diferentes países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido duas vezes por ano, Alemanha em 1997, Japão em 2005 e Itália em 2007. O programa foi gravado no México pela primeira vez em outubro de 2011.

História[editar | editar código-fonte]

1993–2002[editar | editar código-fonte]

Formato original[editar | editar código-fonte]

Começando como WWF Monday Night Raw, o programa foi exibido pela primeira vez em 11 de janeiro de 1993, na USA Network, com a duração de uma hora.[5] Dos lutadores que se apresentaram naquela ocasião, apenas The Undertaker ainda permanece ativo na WWE. O Raw original abriu uma nova era nos programa de televisão sobre wrestling profissional. Tradicionalmente, esses programas eram gravados em locações pequenas e com poucas pessoas assistindo. A fórmula foi drasticamente mudada de seu antecessor, Prime Time Wrestling. Ao invés de lutas gravadas com comentários sendo adicionados em estúdio, o Raw era gravado ao vivo. O primeiro episódio teve Yokozuna derrotando Koko B. Ware, os Steiner Brothers derrotando os Executioners, Campeão Intercontinental Shawn Michaels derrotando Max Moon e The Undertaker derrotando Damien Demento. O episódio também apresentou uma entrevista com Razor Ramon.[6]

Raw era feito no Grand Ballroom no Manhattan Center Studios, um pequeno teatro novaiorquino, sendo exibido toda semana ao vivo. A combinação de uma locação íntima e lutas ao vivo atraiu a audiência. No entanto, financeiramente foi um desastre, o que levou a WWF a exibir episódios pré-gravados entre dois ao vivo. No início de 1994 até setembro de 1999, Raw era exibido ao vivo na segunda-feira, com as gravações do próximo acontecendo no dia seguinte.

As histórias e os personagens durante os primeiros anos do Raw eram remanescentes dos anos anteriores, quase infantilizados, com Irwin R. Schyster rasgando o cocar de Tatanka, as diversas aparições do Undertaker na metade de 1994, personagens como Duke "The Dumpster" Droese, Doink the Clown ou Bob "Spark Plugg" Holly, como exemplos.

Vince McMahon, Rob Bartlett e "Macho Man" Randy Savage eram os comentaristas originais do Raw.[5] Sean Mooney e Bobby "The Brain" Heenan conduziam entrevistas. Em 19 de abril de 1993, Bartlett fez sua última aparição no programa, sendo substituído por Heenan, que permaneceu na mesa dos comentaristas até 6 de dezembro de 1993, quando Gorilla Monsoon o demitiu da WWF. Na realidade, Monsoon, amigo pessoal de Heenan, permitiu que ele deixasse a WWF para ter que viajar menos. Originalmente, o Raw possuía as Raw Girls ("Garotas Raw"), que levantavam placas humorísticas entre lutas. Após um ano, Raw deixou o Manhattan Center e passou a gravar o programa em diversas locações pelos Estados Unidos. Na metade de 1995, Raw teve, por pouco tempo, "Dok Hendrix e a Banda Raw"; com performances musicais entre lutas.

As Monday Night Wars e Raw is War[editar | editar código-fonte]

Em 1995, World Championship Wrestling (WCW) começou a exibir seu programa de wrestling, WCW Monday Nitro, ao vivo, semanalmente, pela TNT.[7] Raw e Nitro foram exibidos no mesmo horário a partir de 11 de setembro de 1995. Com o Raw sendo gravado em algumas ocasiões, o então presidente da WCW, Eric Bischoff, daria os resultados do programa da WWF ao vivo, no Nitro.

No início da guerra por audiência, em 1995 e na metade de 1996, Raw e Nitro trocaram vitórias. Em 1996, no entanto, o início da história da nWo no Monday Nitro, fez com que a WCW ganhasse da WWF por 84 semanas consecutivas, até 13 de abril de 1998.[7]

Em 3 de fevereiro de 1997, o Monday Night Raw passou a ter duas horas,[7] com o início da Attitude Era. Em um episódio onde o Raw voltava ao Manhattan Center, Taz, Mikey Whipwreck, Sabu, Tommy Dreamer, D-Von Dudley e The Sandman, da Extreme Championship Wrestling (ECW) invadiram, como parte da história, o evento.

Durante 1997, mais elementos controversos surgiram no Raw e na programação da WWF. Como exemplo, Bret Hart usando de palavreado chulo para insultar a platéia após perder uma luta Steel Cage, antes de começar uma briga com Sid, The Undertaker, Steve Austin e Shawn Michaels. Em outro momento, Michaels e a D-Generation X tentaram incriminar Hart por racismo contra a Nation of Domination.

Em 10 de março de 1997, Monday Night Raw se tornou um programa de duas horas, com a primeira sendo conhecida como Raw, e a segunda "The War Zone", com o total conhecido como "Raw Is War".

Após o WrestleMania XIV em março de 1998, a WWF ganhou audiência, com sua nova divisão "WWF Attitude", liderada por lutadores como Steve Austin, The Rock, Triple H e Mankind. A clássica rivalidade entre o presidente da WWF Vince McMahon e Steve Austin foi um dos pontos altos da época. Em 13 de abril de 1998, no Raw, a WWF ganhou pela primeira vez a batalha por audiência da WCW em 84 semanas, com uma luta entre Vince e Austin.

Em 4 de janeiro de 1999, Mick Foley ganhou o WWF Championship no Raw. Por ordens de Bischoff, o comentarista do Nitro Tony Schiavone revelou o resultado da luta ao vivo. Um segmento entre Foley e The Rock deu a maior audiência da história do Raw, 8.4.

O fim das Wars[editar | editar código-fonte]

Um novo contrato com a Viacom levou mudanças à programação da WWF. Em 25 de setembro de 2000, o Raw foi transferido para a TNN (que mais tarde se tornou Spike TV).[3]

O declínio da WCW levou a Time Warner a vender a companhia à WWF em 2001. A última edição do Nitro foi exibida em 26 de março de 2001 e começou com Vince McMahon anunciando a compra.[8] Shane McMahon interrompeu o pai e explicou que ele era quem, na verdade, havia comprado a WWF, o que levou à história da The Invasion.

O logo RAW IS WAR foi aposentado após os ataques de 11 de setembro de 2001.[carece de fontes?]

2002–presente[editar | editar código-fonte]

Extensão de divisões[editar | editar código-fonte]

Do início à metade de 2002, a WWF iniciou um processo de divisão de elenco.[8] WWF se dividiu em duas divisões, com lutadores, autoridades e histórias separadas,[8] no Raw e SmackDown!. A divisão foi resultado da compra da WCW e da ECW pela WWF. A divisão foi anunciada durante o WWF Raw de 25 de março de 2002, se tornando oficial no dia seguinte.[9] [10]

Lutadores se tornariam exclusivos de cada programa. Isso excluiu as lutas pelo WWE Undisputed Championship e pelo WWE Women's Championship, que passaram a ser defendidos em ambos os programas. Em agosto de 2002, o Campeão da WWE Brock Lesnar se recusou a defender o título no Raw, o que teve como consequência o título se tornar exclusivo do SmackDown! No Raw da semanas eguinte, o Gerente Geral Eric Bischoff criou deu o recém-criado World Heavyweight Championship para Triple H. Após isso, o título feminino também se tornou exclusivo do Raw. Como resultado da divisão dos elencos, um draft anual passou a acontecer.

WWE Raw passou a afirmar que era o programa semanal com o maior número de episódios originais em 2 de agosto de 2005, quando exibiu o episódio 636.

Retorno a USA Network[editar | editar código-fonte]

A versão da USA Network do set do Raw, usado de 3 de outubro de 2005 à 14 de janeiro de 2008.

Em 10 de março de 2005, Viacom e WWE decidiram cancelar o acordo com a Spike TV, com o Raw acabando com o fim do contrato, em setembro de 2005. Em 4 de abril de 2005, WWE anunciou um acordo de três anos com a NBC Universal, transferindo o Raw de volta para a USA Network, com dois especiais anuais na NBC e um Raw em espanhol no Telemundo.[4] Na mesma semana do retorno do Raw' à USA Network, Spike TV marcou o Ultimate Fight Night da Ultimate Fighting Championship no antigo horário do Raw, forçando uma competição entre os dois programas.[11]

No primeiro episódio de volta à USA Network, chamado "WWE Homecoming", que contou com a presença de antigos Campeões da WWE como Hulk Hogan, Steve Austin, Shawn Michaels, Mick Foley, Triple H e Vince McMahon e aparições de lendas como Roddy Piper, Jimmy Hart, Jimmy Snuka e Harley Race, aconteceu uma luta Iron Man de 30 minutos entre Shawn Michaels e Kurt Angle.[11] WWE Homecoming durou três horas e conseguiu a melhor audiência em três anos, com quase seis milhões de telespectadores.

Na semana seguinte, Vince McMahon demitiu, na história, Jim Ross por não ter ajudado a ele e a sua família durante um ataque de Austin. Jonathan Coachman, assumiu a narração das lutas até que o narrador da ECW Joey Styles foi contratado. Em 1° de maio de 2006, Joey Styles, também na história, pediu demissão. Ross, assim, retornou aos comentários.

Produção[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a música de abertura do programa é "Burn It to the Ground" da banda Nickelback, que tem sido usada desde 16 de novembro de 2009.[12] Antes disso, a música de abertura era "...To Be Loved" da banda Papa Roach, tendo sido usada desde 9 de outubro de 2006 e, antes disso, "Across The Nation" por The Union Underground que foi usada de 1° de abril de 2002 até 2 de outubro de 2006. "Thorn In Your Eye" de Scott Ian da banda Anthrax foi o tema de 1998 até 25 de março de 2002.

Desde 10 de março de 1997, cada hora do Raw teve um nome diferente para a audiência. A primeira é chamada Raw is War e a segunda, War Zone. No entanto, a partir de 1° de outubro de 2001, a primeira hora passou a ser referida como Raw, e a segunda, Raw Zone. No ar, ambas são chamadas apenas de "Raw".

Em 7 de janeiro de 2008, a WWE anunciou que todos os programas semanais seriam exibidos em HD, sob o codinome de "WWE HD" a partir de 21 de janeiro. WWE investiu estimadamente 20 milhões de dólares para preparar as exibições em HD. Os cenários dos programas foram modificados.[13] [14]

Desde abril de 2010, WWE as cordas do ringue, que mudam a cada 10 anos, passaram a ser brancas ao invés de vermelhas.

Episódios especiais[editar | editar código-fonte]

Episódio Data Audiência Notas
Raw 11 de janeiro 1993 2.5[15] Estreia.
Raw Bowl 1° de janeiro de 1996 2.6[15]
Raw Championship Friday 6 de setembro de 1996 3.4[15] Exibição numa sexta-feira com campeões da WWF.
Royal Rumble Raw 3 de fevereiro de 1997 2.6[15] Primeira exibição de duas horas.
Exibidos clipes do Royal Rumble.
Thursday Raw Thursday 13 de fevereiro de 1997 3.3[15] Exibição numa terça-feira.
Raw is Owen 24 de maio de 1999 7.2[16] Tributo à memória de Owen Hart.
'Raw is War' 26 de março de 2001 4.7 Última noite das Monday Night Wars.
Vince McMahon falou sobre a compra da WCW,
também exibido no WCW Monday Nitro.
Shane McMahon interrompeu o pai no Nitro
anunciando que ele havia comprado a WCW.
Brand Extension Draft 25 de março de 2002 5.4[17] Começo da Brand Extension.
Vince McMahon escolhe o elenco do SmackDown enquanto Ric Flair, o do Raw.
Raw Roulette de 2002 7 de outubro de 2002 3.8[18] Primeira edição, introduzida por Eric Bischoff.
Conteve o elenco do Raw e Smackdown.
As estipulações das lutas foram decididas por uma roleta.
Raw X Anniversary 13 de janeiro de 2003 5.0[19] Premiação para celebrar o 10° aniversário.
Raw Roulette de 2003 24 de novembro de 2003 3.6[18] Segunda edição, contendo o elenco do Raw e do SmackDown.
Aconteceu a primeira luta Steel Cage feminina (Lita vs. Victoria).
As estipulações das lutas foram decididas por uma roleta.
WWE Draft Lottery de 2004 22 de março de 2004 4.5[20] Primeira vez que aconteceu um Draft Suplementar.
Raw Homecoming 3 de outubro de 2005 5.3[21] Primeira exibição de três horas.
Retorno a USA Network.
Eddie Guerrero Tribute Show 14 de novembro de 2005 4.9[21] Tributo à memória de Eddie Guerrero.
Tribute to the Troops 19 de dezembro de 2005 4.2[21] Episódio natalino no Afeganistão.
Raw Family Reunion 9 de outubro de 2006 5.0[22] Primeiro Raw a ter o elenco das três divisões.
Tribute to the Troops 25 de dezembro de 2006 4.1[22] Episódio natalino em Bagdá.
Draft de 2007 11 de junho 2007 4.3[23] Conteve o elenco das três divisões.
Chris Benoit Memorial 25 de junho de 2007 3.8[23] Tributo à memória de Chris Benoit.
Raw 15th Anniversary 10 de dezembro de 2007 4.4[23] [24] Comemoração aos 15 anos do programa.
Tribute to the Troops 24 de dezembro de 2007 4.0[23] Episódio natalino no Iraque.
2008 Raw Roulette 7 de janeiro de 2008 3.2[18] Terceira edição com lutadores do Raw, Smackdown e ECW.
Estipulações das lutas foram decididas por uma roleta.
King of the Ring de 2008 21 de abril de 2008 3.0[25] Torneio King of the Ring.
Conteve lutadores das três divisões.
Draft de 2008 23 de junho de 2008 3.4[25] Conteve lutadores das três divisões.
Raw's 800th Episode 3 de novembro de 2008 3.0[25] Celebração dos 800 episódios do programas.
2008 Slammy Awards 8 de dezembro de 2008 3.2[25] Slammy Awards.
Conteve lutadores das três divisões.
Draft de 2009 13 de abril de 2009 3.7[26] Conteve lutadores das três divisões.
The 3-For-All 15 de junho de 2009 3.6[26] [27] Conteve lutadores das três divisões.
Três títulos mundiais foram defendidos; WWE, ECW, and World Heavyweight. Último episódio onde lutadores da ECW apareceriam no Raw
Trump Raw 22 de junho de 2009 4.5[26] [28] Primeiro Raw sem intervalos comerciais.
A Raw Thanksgiving 23 de novembro de 2009 3.3[26] [29] Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Jesse Ventura foi a estrela convidada.
2009 Slammy Awards 14 de dezembro de 2009 3.3[26] [30] Slammy Awards.
Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Dennis Miller foi a estrela convidada.
Raw's WrestleMania Rewind 15 de março de 2010 3.7 Revanches de WrestleManias anteriores.
Stone Cold Steve Austin foi a estrela convidada.
Monday Night SmackDown 19 de abril de 2010 3.1 Devido à erupção de um vulcão islandês,
a maior parte do elenco do Raw permaneceu na Europa após uma turnê.
Como resultado, os lutadores do SmackDown participaram do programa.
Will Forte, Kristen Wiig e Ryan Phillippe foram as estrelas convidadas.
Draft de 2010 26 de abril de 2010 3.1[31] Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Gerente Geral do SmackDown Theodore Long e John Cena foram as autoridades do programa.
Commercial-Free Raw 17 de maio de 2010 3.4 Segundo Raw sem intervalos comerciais.
Buzz Aldrin foi a estrela convidada.
[32]
3-Hour Viewer's Choice Raw 7 de junho de 2010 3.1 Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Lutas foram escolhidas no WWE.com.
Quinton "Rampage" Jackson e Sharlto Copley foram as estrela convidadas.
[33]
Raw's 900th Episode Celebration 30 de agosto de 2010 3.5[34] Celebração dos 900 episódios do Raw.
Raw Roulette de 2010 13 de setembro de 2010 3.0[35] Quarta edição. Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
As estipulações foram escolhidas por uma roleta.
Chad Ochocinco foi a estrela convidada.
WWE Old School 15 de novembro de 2010 3.3 Edição de três horas com lutadores do passado. O formato foi revertido ao mesmo de 1993.
King of the Ring (2010) 29 de novembro de 2010 3.1 Episódio de três horas com o torneio King of the Ring.
Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Miss USA Rima Fakih foi a estrela convidada.
Slammy Awards de 2010 13 de dezembro de 2010 3.1 Slammy Awards.
Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Draft de 2011 25 de abril de 2011 3.7 Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
The Rock's Birthday Bash 2 de maio de 2011 3.5 Celebração do aniversário de Dwayne "The Rock" Johnson em Miami, FL
Mýa e Pitbull foram as estrelas convidadas.
[36]
WWE All Star Night 13 de junho de 2011 3.5 Edição de três horas. Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Stone Cold Steve Austin foi o Gerente Geral.
O título alternativo foi Stone Cold Raw.
Power to the People 20 de junho de 2011 3.6 Edição de três horas. Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Lutas foram escolhidas por celular.
Raw Roulette de 2011 27 de junho de 2011 3.1[37] Quinta edição. Conteve lutadores do Raw e do SmackDown.
Estipulações foram decididas por uma roleta.
Shawn Michaels foi a estrela convidada.
Raw gets Rocked 14 de novembro de 2011 3.2 Edição de três horas com The Rock.
Slammy Awards de 2011 12 de dezembro de 2011 2.8 Slammy Awards.
Conterá lutadores do Raw e do SmackDown.
Tribute to the Troops 2011 17 de dezembro de 2011 3.3

Episódio especial na base de Fort Bragg em Fayetteville, Carolina do Norte.
O episódio foi anunciado dia 1º de Dezembro, foi gravado em 13 de Dezembro e foi ao ar em 17 de Dezembro.
Teve a participação especial da cantora Mary J. Blige e da banda Nickelback.

Raw 1000 23 de julho de 2012 3.9

Especial de 3 horas que celebrou a edição 1000 do Raw.
Todas as edições do Raw passaram a ter 3 horas de duração.
Apresentação do novo logo e set do Raw.
Música tema especial da noite: Tonight Is the Night do cantor Outasight.
AJ se tornou General Manager da Raw.
Aparição de várias lendas da WWE e participações especiais como D-Generation X, Brothers of Destruction, The Rock e vários outros.

Shawn Michaels Appreciation Night 6 de agosto de 2012 3.1 Episódio especial em San Antonio, Texas, cidade natal de Shawn Michaels.
Slammy Awards de 2012 17 de dezembro de 2012 3.1 Entrega dos Slammy Awards.
Cerimônia realizada no Wells Fargo Center, na cidade de Filadélfia, Pensilvânia.
Raw Especial de Natal 24 de dezembro de 2012 2.2 Raw com o tema de Natal.
Champions Choice Night 31 de dezembro de 2012 2.3 Último Raw de 2012
Todos os títulos foram defendidos, com os campeões escolhendo seus oponentes.
Raw's 20th Anniversary 14 de janeiro de 2013 3.5 Episódio especial em comemoração ao aniversário de 20 anos do programa.
Raw Roulette de 2013 28 de janeiro de 2013 3.7 Sexta edição do Raw Roulette.
Estipulações das lutas foram decididas por uma roleta.
Raw Old School 4 de março de 2013 3.5 Edição especial que contou com participações de ex-talentos e personalidades.
Paul Bearer Tribute Show 11 de março de 2013 3.4 O show foi em tributo a Paul Bearer que morreu na semana anterior. O show contou com destaques da sua carreira.
Bret Hart Appreciation Night 27 de março de 2013 3.0 Episódio especial para Bret Hart, que foi realizado na sua cidade natal.
Raw Country 18 de novembro de 2013 2.7 Episódio ao vivo em Nashville, Tennessee.
2013 Slammy Awards 9 de dezembro de 2013 4.7 Slammy Awards Show,
Raw Christmas Special 23 de dezembro de 2013 3.0 Episódio especial de natal.
Raw New Year's Special 30 de dezembro de 2013 3.0 Episódio especial de ano novo.
Raw Old School 6 de janeiro de 2014 3.2 Edição especial que contou com participações de ex-talentos e personalidades.
The Ultimate Warrior Tribute Show 14 de abril de 2014 3.2 Um Tributo ao recente WWE Hall of Fame Classe de 2014, The Ultimate Warrior, que faleceu um dia depois de aparecer no Raw Pós-Wrestlemania.
WWE Raw 1100th Episode 23 de junho de 2014 3.2 O episódio número 1100 do Monday Night Raw.
Hulk Hogan Birthday Celebration Show 11 de agosto de 2014 4.4 Foi a celebração do 61º aniversario de Hogan

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Campeões[editar | editar código-fonte]

Ver também:Anexo:Lista dos atuais campeões na WWE

Título Atual campeão(ões) Data Evento Campeão anterior(es)
WWE World Heavyweight Championship Brock Lesnar 17 de agosto de 2014 SummerSlam John Cena
Intercontinental Championship Dolph Ziggler 17 de agosto de 2014 SummerSlam The Miz
United States Championship Sheamus 5 de maio de 2014 Raw Dean Ambrose
WWE Tag Team Championship The Usos
(Jimmy e Jey)
3 de março de 2014 Raw The New Age Outlaws
(Road Dogg e Billy Gunn)
Divas Championship Paige 17 de agosto de 2014 SummerSlam A.J Lee

Autoridades[editar | editar código-fonte]

Autoridade Posição Começo Fim Notas
Ric Flair Dono 9 de novembro de 2001 10 de junho de 2002 Perdeu sua posição devido a estipulação de luta contra Vince McMahon.
Vince McMahon Dono 10 de junho de 2002 15 de junho de 2002 Gerentes Gerais foram contratados para o Raw e SmackDown na semana seguinte.
Eric Bischoff Gerente Geral 15 de julho de 2002 5 de dezembro de 2005 Steve Austin era "Co-Gerente Geral" e "Xerife" durante a posse de Bischoff.
Mick Foley foi "Co-Gerente Geral" durante dezembro de 2003.
Jonathan Coachman Gerente Geral 11 de junho de 2007 6 de Agosto de 2007 Serviu de "Assistente Executivo" de maio de 2006 a junho de 2007 e de agosto de 2007 a janeiro de 2008.
William Regal Gerente Geral 6 de agosto de 2007 19 de maio de 2008 Perdeu sua posição por estipulação de luta contra Mr. Kennedy.
Mike Adamle Gerente Geral 28 de julho de 2008 3 de novembro de 2008 Pediu demissão em 3 de novembro de 2008.
Shane McMahon
Stephanie McMahon
Gerente Geral 3 de novembro de 2008 24 de novembro de 2008 Controle revertido aos McMahons.
Posição requisitada por Stephanie McMahon.
Stephanie McMahon Gerente Geral 24 de novembro de 2008 6 de abril de 2009 Deixou a posição em 23 de fevereiro de 2009.
Vickie Guerrero foi "Gerente Geral Interina" até maio de 2009.
Vickie Guerrero Gerente Geral 6 de abril de 2009 8 de junho de 2009 Decidiu tomar o controle de Raw e pediu demissão de sua posição de Gerente Geral do SmackDown.
Donald Trump Dono 15 de junho de 2009 22 de junho de 2009 Foi anunciado que Trump comprou o Raw de Vince McMahon em 15 de junho de 2009.[38]
Vince McMahon Dono 22 de junho de 2009 Presente McMahon comprou o Raw de volta em 22 de junho de 2009.
Apresentadores convidados Estrelas convidadas 29 de junho de 2009 29 de novembro de 2010 Estrelas convidadas para comandar o Raw por uma noite.
Vickie Guerrero Gerente Geral 10 de maio de 2010 10 de maio de 2010 Pediu demissão após uma noite ao ser intimidada por Randy Orton.
Bret Hart Gerente Geral 24 de maio de 2010 21 de junho de 2010 Demitido por Vince McMahon por não controlar a situação do Nexus e não aparecer no Fatal 4-Way.
Anônimo Gerente Geral 21 de junho de 2010 18 de julho de 2011 Se comunicava por e-mails lidos por Michael Cole. Foi revelado em 9 de julho de 2012 como Hornswoggle.
Triple H Diretor de Operações 25 de março de 2011 Presente Triple H despediu Vince McMahon, tomando o controle do Raw e do SmackDown.
Theodore Long Assistente do Diretor de Operações 5 de setembro de 2011 10 de outubro de 2011 Long foi contratado por Triple H para ajudá-lo nos Raw Supershows.
John Laurinaitis Gerente Geral 2 de abril de 2012 17 de junho de 2012 Interino até o WrestleMania XXVIII, quando se tornou Gerente Geral do Raw e do SmackDown. Demitido no No Way Out.
David Otunga Conselheiro Legal 10 de outubro de 2011 17 de junho de 2012 Contratado por John Laurinaitis.
Theodore Long Assistente do Gerente Geral 2 de abril de 2012 17 de junho de 2012
Eve Torres Administradora Executiva 23 de abril de 2012 17 de junho de 2012 Contratada por John Laurinaitis.
Ex-Gerentes Gerais Gerentes Gerais 18 de junho de 2012 16 de julho de 2012 Ex-Gerentes Gerais convidados. Foram eles Mick Foley, Vickie Guerrero, Theodore Long e Hornswoggle (como Gerente Geral Anônimo).
AJ Lee Gerente Geral 23 de julho de 2012 22 de outubro de 2012 Nomeada por Vince McMahon.
Vickie Guerrero Supervisora Administrativa 22 de outubro de 2012 08 de julho de 2013 Nomeada por Vince McMahon, demitida no Raw de 8 de julho por Stephanie McMahon.
Brad Maddox Assistente do Diretor Supervisor 18 de fevereiro de 2013 8 de julho de 2013 Nomeado por Vickie Guerrero como uma recompensa por ter revelado que Paul Heyman e CM Punk estavam trabalhando com a The Shield . Foi promovido a Gerente Geral após Vickie Guerrero não conseguiu sua avaliação de desempenho.
Brad Maddox Gerente Geral 8 de julho de 2013 26 de maio de 2014 Nomeado por Vince McMahon.
Kane Diretor de Operações 4 de novembro de 2013 Presente Não foi anunciado oficialmente até Michael Cole conduziu uma entrevista com Triple H que foi ao ar no site da empresa em 6 de novembro de 2013.

Comentaristas[editar | editar código-fonte]

Comentaristas Datas
Vince McMahon, Randy Savage e Rob Bartlett 11 de janeiro de 1993 - 19 de abril de 1993
Vince McMahon, Bobby Heenan e Randy Savage 26 de abril de 1993 - 18 de outubro de 1993
Vince McMahon e Bobby Heenan 25 de outubro de 1993 - 6 de dezembro de 1993
Vince McMahon e vários comentaristas convidados 13 de dezembro de 1993 – 28 de fevereiro de 1994
7 de novembro de 1994 - 28 de novembro de 1994
Gorilla Monsoon e Randy Savage 20 de junho de 1994 - 4 de julho de 1994
Jim Ross e Randy Savage 11 de julho de 1994 - 25 de julho de 1994
Vince McMahon e Randy Savage 7 de março de 1994 - 13 de junho de 1994
1 de agosto de 1994 - 31 de outubro de 1994
Vince McMahon e Shawn Michaels 5 de dezembro de 1994 – 6 de fevereiro de 1995
Vince McMahon e Jim Cornette 20 de fevereiro de 1995 – 3 de abril de 1995
Vince McMahon e Jerry Lawler 10 de abril de 1995 - 29 de julho de 1996
Kevin Kelly, Jim Ross e Jerry Lawler 5 de agosto de 1996 - 14 de outubro de 1996
Vince McMahon, Jim Ross e Jerry Lawler 21 de outubro de 1996 - novembro de 1997
Jim Ross e Jerry Lawler Novembro de 1997 – novembro de 1998
Abril de 1999 – fevereiro de 2001
Novembro de 2001 – junho de 2005
8 de maio de 2006 - 23 de junho de 2008
14 de novembro de 2011
Jim Ross, Michael Cole e Kevin Kelly[a] Dezembro de 1997 – Fevereiro de 1998
Jim Ross e Michael Cole[a] Março de 1998 – Junho de 1998
24 de setembro de 2012-12 de outubro de 2012[d]
Jim Ross e Paul Heyman Fevereiro de 2001 - Novembro de 2001
Jim Ross, Jerry Lawler e Jonathan Coachman June 26, 2005–October 10, 2005
Jonathan Coachman e Jerry Lawler 17 de outubro de 2005 - 31 de outubro de 2005
Joey Styles, Jerry Lawler e Jonathan Coachman 7 de novembro de 2005 - 16 de abril de 2006
Joey Styles e Jerry Lawler 23 de abril de 2006 - 1° de maio de 2006
Michael Cole, Jerry Lawler e CM Punk 22 de novembro de 2010 - 20 de dezembro de 2010
Michael Cole, Josh Mathews, Jim Ross e Jerry Lawler[b] 4 de abril de 2011 - 2 de maio de 2011
Michael Cole, Josh Mathews e Jerry Lawler[b] 27 de dezembro de 2010 - 28 de março de 2011
9 de maio de 2011 – 23 de maio de 2011
Michael Cole e Jerry Lawler Novembro de 1998 – Abril de 1999
30 de junho de 2008 - 15 de novembro de 2010
30 de maio de 2011 – 18 de julho de 2011
10 de outubro de 2011 - 10 de setembro de 2012
12 de outubro de 2012-presente[d]
Michael Cole, Jim Ross e Jerry Lawler 25 de julho de 2011 – 10 de outubro de 2011
Michael Cole, Jim Ross e Booker T[c] 26 de setembro de 2011 - 3 de outubro de 2011
Michael Cole, Jerry Lawler e Booker T 21 de novembro de 2011
Michael Cole, Jim Ross e John "Bradshaw" Layfield 17 de setembro de 2012
Michael Cole, Jerry Lawler and John "Bradshaw" Layfield 17 de dezembro de 2012
14 de janeiro de 2013
28 de janeiro de 2013
1 de abril de 2013 - presente

a De novembro de 1997 até julho de 1998, Jim Ross foi o comentarista das duas horas do Raw, enquanto Michael Cole/Kevin Kelly (mais tarde apenas Cole) na primeira hora (Raw is War), e Jerry Lawler comentava a segunda (The War Zone).
b Mathews se tornou o comentarista substituto em 27 de dezembro de 2010, devido a Lawler aumentar sua frequência de lutas. Em 14 de março de 2011, o Raw passou a usar um time de três comentaristas, enquanto Cole comentava de sua mesa separada ("The Cole Mine"). Ross também retornou à mesa de comentaristas desde seu retorno durante o WrestleMania XXVII e os quatro comentaristas trabalhavam em turnos. Isso acabou no Raw de 23 de maio, quando Cole retornou à mesa comum.
c Booker T substituiu Lawler após uma lesão.
d JBL e Ross substituíram Lawler após este sofrer um ataque cardíaco. Na semana seguinte, apenas Ross substituiu Lawler.

Anunciadores[editar | editar código-fonte]

Anunciador Datas
Howard Finkel Janeiro de 1993 - Agosto de 2002
Tony Chimel Abril de 1997 - Agosto de 1999
Lilian Garcia Agosto de 1999 - Setembro de 2009
11 de dezembro de 2011-20 de setembro de 2009
Justin Roberts Março de 2007 - Junho de 2007
27 de setembro de 2009–presente

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Segmento Apresentador Anos Notas
The King's Court Jerry Lawler 1993–1995 Entrevistas no ringue.
The Heartbreak Hotel Shawn Michaels 1994 Entrevistas no ringue.[39]
The Brother Love Show Brother Love 1995–1996 Entrevistas no ringue.
The Pillman XXX Files Brian Pillman 1997 Segmentos de vídeo.
The Love Shack Dude Love 1998 Entrevistas no ringue.
Highlight Reel Chris Jericho 2003 - 2005
2008
Entrevistas no ringue.
Terminado quando Jericho atacou Shawn Michaels, destruindo o cenário.
White Boy Challenge Rodney Mack
Theodore R. Long
2003 Lutas de 5 minutos contra lutadores brancos.
Terminado quando Mack foi derrotado por Goldberg
WWE Diva Search Jonathan Coachman
The Miz
Todd Grisham
2004–2007 Competição para encontrar uma nova Diva.[40]
Masterlock Challenge Chris Masters 2005–2007 Desafio para quebrar o movimento de submissão Master Lock, utilizado por Masters
Terminado quando Bobby Lashley venceu o desafio.
Kurt Angle Invitational Kurt Angle 2005 Lutas de 3 minutos pelas medalhas de ouro de Angle.
Terminado quando Angle foi transferido para o SmackDown.
Carlito's Cabana Carlito 2005
2007 - 2008
Entrevistas no ringue.
Terminado quando Carlito foi transferido para o SmackDown.
Piper's Pit Roddy Piper 2005, 2010, 2012 Entrevistas no ringue.
The Cutting Edge Edge 2005–2007
2010
Entrevistas no ringue.
Terminado quando Edge foi transferido para o SmackDown.
Retomado quando Edge foi transferido de volta para o Raw
V.I.P. Lounge Montel Vontavious Porter 2009–2010 Entrevistas no ringue.
Terminado quando MVP foi transferido para o Smackdown.
Miz TV The Miz 2012-Presente Entrevistas no ringue.
O segmento também ocorre no SmackDown.

Referências

  1. WWE TV Shows. WWE Corporate. World Wrestling Entertainment. Página visitada em 2009-07-20.
  2. Ducey, Cliff. "Inside Wrestling WCW shows aFlair for the dramatic", Boston Herald, 1993-01-10. Página visitada em 2009-08-21.
  3. a b "WWF Raw Is War to Premiere on TNN September 25", PR Newswire, 2000-09-20. Página visitada em 2009-08-21.
  4. a b WWE's RAW Returns to USA Network. World Wrestling Entertainment (2005-05-04). Página visitada em 2009-08-21. [ligação inativa]
  5. a b c Shields, Brian; Sullivan, Kevin. In: Brian. WWE: History of WrestleMania. [S.l.: s.n.], 2009. p. 52. Página visitada em 2009-07-16.
  6. WWF / WWE Raw (1993–present). The History of the WWE. Página visitada em 2009-06-13.
  7. a b c Shields, Brian; Sullivan, Kevin. In: Brian. WWE: History of WrestleMania. [S.l.: s.n.], 2009. p. 53. Página visitada em 2009-07-16.
  8. a b c Shields, Brian; Sullivan, Kevin. In: Brian. WWE: History of WrestleMania. [S.l.: s.n.], 2009. p. 55. Página visitada em 2009-07-16.
  9. http://www.onlineworldofwrestling.com/results/raw/020325.html
  10. http://www.onlineworldofwrestling.com/results/raw/020401.html
  11. a b Trembow, Ivan (2005-09-25). WWE VS UFC Showdown Heats Up. MMA Weekly. Página visitada em 2009-08-21.
  12. Nickelback and WWE team up for new Raw theme. World Wrestling Entertainment. Página visitada em 2009-11-09.
  13. WWE Goes HD. WWE. Página visitada em 2008-01-15.
  14. WWE: Mediaplayer > WWE goes high-definition with an all new set
  15. a b c d e WWE Raw rating history. Wrestling Information Archive. Página visitada em 2007-12-28.
  16. Gerweck, Steve. 1999 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net. Página visitada em 2009-08-21.
  17. Gerweck, Steve. 2002 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net. Página visitada em 2009-08-21.
  18. a b c RAW IS WAR Ratings History. Página visitada em 2011-07-29.
  19. Gerweck, Steve. 2003 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net. Página visitada em 2009-08-21.
  20. Gerweck, Steve. 2004 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net. Página visitada em 2009-08-21.
  21. a b c Gerweck, Steve. 2005 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net. Página visitada em 2009-08-21.
  22. a b Gerweck, Steve. 2006 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net. Página visitada em 2009-08-21.
  23. a b c d Gerweck, Steve. 2007 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net. Página visitada em 2009-08-21.
  24. Raw XV heats up ratings. World Wrestling Entertainment (2007-12-12).
  25. a b c d Gerweck, Steve. 2008 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net. Página visitada em 2009-08-21.
  26. a b c d e Gerweck, Steve. 2009 Nielsen Television Ratings. Gerweck.net.
  27. Gerweck, Steve (2009-06-16). Raw Rating. Gerweck.net. Página visitada em 2009-06-16. [ligação inativa]
  28. Martin, Adam (2009-07-23). Final 6/22 Raw rating (huge number). Wrestle View. Página visitada em 2009-08-21.
  29. Gerweck, Steve (2009-11-24). Final 11/23 Raw rating. Wrestle View. Página visitada em 2009-12-16.
  30. Martin, Adam (2009-12-15). Final 12/14 Raw rating. Wrestle View. Página visitada em 2009-12-16.
  31. http://www.richmondcoliseum.net/event_details.asp?id=138
  32. WWE Announces Another Commercial Free RAW
  33. WWE Raw Going Three Hours in June
  34. http://www.pwinsider.com/article/50478/900th-raw-rating.html?p=1
  35. WWE RAW vs. TNA iMPACT! Ratings 2010. Página visitada em 2011-07-29.
  36. WWE News: WWE officially announces The Rock on next week's Raw, episode built around Rock's birthday. PWTorch (2011-04-25). Página visitada em 2011-04-25.
  37. RAW rating for 06/27/2011. Página visitada em 2011-07-29.
  38. http://www.thefutoncritic.com/news.aspx?id=20090616usa01
  39. Michaels, Shawn. Heartbreak & Triumph: The Shawn Michaels Story. [S.l.]: WWE Books, November 2005. 189–190 pp. ISBN 978-1-4165-2645-2
  40. The Next WWE Diva Ultimately to be Chosen by the Millions of WWE fans Worldwide On September 13. WWE Corporate (July 12, 2004). Página visitada em 2007-07-01.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]