Duckman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Duckman: Private Dick/Family Man
As Aventuras de Duckman/O Pato (PT)
Duckman: Detetive Particular (BR)
Informação geral
Formato
Duração 25 minutos aprox.
Estado Terminada
Criador(es) Klasky Csupo
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Exibição
Emissora original Estados Unidos ABC, USA Network
Brasil Rede Globo, SBT, Cartoon Network, Boomerang, Multishow, Locomotion
Portugal RTP2
Transmissão original 5 de março de 1994 – 6 de setembro de 1997

Duckman: Private Dick/Family Man (no Brasil: Duckman: Detetive Particular; em Portugal: O Pato, na versão dobrada, ou As Aventuras de Duckman, na versão legendada) foi uma série de animação americana de humor adulto, exibida entre 5 de março de 1994 e 6 de setembro de 1997. Nos Estados Unidos foi transmitido pelo USA Network e pelo ABC em 1998 e 1999. No Brasil a série estreou na Rede Globo em 1995 no extinto TV Colosso e mais tarde em 2000 no TV Globinho, depois em 2005 estreou no SBT no Sessão Desenho, e mais tarde estreou nos canais pagos Cartoon Network (2006 - 2008), Boomerang (2009 - 2011), Locomotion (já foi exibida nos anos 90) e Multishow (2012 - 2014). Em Portugal a série foi transmitida na RTP2 em 1990 na versão original com legendas em português, mas mais tarde foi reexibida, em 2009, mas dobrado em português.

A série foi desenvolvida por Jeff Reno e Ron Osborn, numa associação entre a Klasky Csupo, Paramount Television e a Reno & Osborn Production. Foi baseada nos quadrinhos underground de Everett Peck, da editora Dark House.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série tem personagens animais humanizados, sendo o personagem principal um pato, contendo humor escrachado violência e sexo.

A família do personagem principal, Eric Duckman, era composta por seus filhos Ajax, Charles e Mambo (esses 2 últimos era gêmeos siameses com um corpo em comum e duas cabeças), sua cunhada Berê (Berenice), irmã gêmea de sua falecida esposa Beatriz e a Vovó Sofia. Por seu jeito neurótico e idéias estúpidas, Duckman estava sempre brigando com sua cunhada e seus filhos tinham pouco respeito por ele (embora isso fosse mudando ao longo dos episódios). Já a Vovó ficava sempre parada no seu sofá indiferente a tudo.

Duckman era detetive e no seu escritório tinha seu parceiro Cornfed, um porco. Cornfed, apesar de sempre criticar a maneira desleixada com que Duckman tratava os casos, e também ser constantemente insultado e colocado em apuros por causa do seu parceiro, permanecia sempre ao seu lado, apesar de aparentemente não ter nenhum motivo para tal. Na verdade Cornfed é muito inteligente e mostra habilidades e relações inesperadas que ajudam a resolver os casos detetivescos, revelando ocasionalmente que admira o Duckman por coisas que aparentemente ninguém consegue enxergar.

De fato, Duckman, por desnudar questões contemporâneas, mostra muito da hipocrisia e idiotice toleradas pelo cotidiano do mundo globalizado.

Alguns episódios da série se passam no futuro distante onde as pessoas se lembram que um dia existiu Duckman. Nesses episódios se tem a impressão de que Duckman se tornou um grande guru da humanidade em algum momento e que sua filosofia influenciou gerações.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.