Psych

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
Este artigo é sobre uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 15 de julho de 2014.
Psych
Psych - Agentes Especiais (BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Comédia dramática
Policial
Duração Aprox. 43 min.
Criador(es) Steve Franks
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco James Roday
Dulé Hill
Timothy Omundson
Maggie Lawson
Kirsten Nelson
Corbin Bernsen
Tema de abertura I Know You Know, de The Friendly Indians
Tema de
encerramento
I Know You Know, de The Friendly Indians
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos USA Network
N.º de temporadas 8
N.º de episódios 121 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Monk

Psych é uma série de televisão norte-americana criada por Steve Franks e transmitida originalmente pelo canal USA Network. James Roday interpreta o protagonista Shawn Spencer, um jovem que trabalha como detetive-vidente para o Departamento de Polícia de Santa Barbara. Shawn cresceu observando as lições e treinamentos liderados por seu pai, o lendário detetive Henry Spencer (interpretado por Corbin Bernsen).

Com o costume de sempre ajudar a polícia indicando suspeitos de crimes, um dia o departamento começa a questionar os métodos de Spencer e o julga como o suspeito de um dos roubos ao qual ele forneceu pistas. Para se ver livre da situação, ele faz com que todo o departamento de polícia acredite que ele receba seus palpites por meio de visões mediúnicas. Com extremo sucesso na resolução de seus casos, Shawn decide então abrir uma agência de detetives particulares junto com seu amigo de infância, Burton Guster (interpretado por Dulé Hill), que concilia a vida de combatente do crime com a de vendedor de produtos farmacêuticos.

Nos EUA, Psych estreou no dia 7 de julho de 2006, imediatamente após a estreia da quinta temporada de Monk. Psych teve sua jornada encerrada em 26 de março de 2014, após oito temporadas no ar e 121 episódios exibidos (incluindo um filme musical de duas horas). Até o momento, é a série mais longeva do canal USA Network.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Flashbacks, geralmente no início de cada episódio, revelam que Henry Spencer assumiu que seu filho iria seguir seus passos e tornar-se um policial. Na preparação, Henry ajuda Shawn a aprimorar seus poderes de observação e dedução, frequentemente usando jogos e desafios para testá-lo.

Shawn torna-se conhecido como um vidente quando, após dar uma dica sobre um crime que apareceu no noticiário, a polícia suspeita do seu conhecimento sobre o crime. Assumindo que tal conhecimento só poderia vir de alguém que participou do crime, a polícia está prestes a prendê-lo quando ele usa suas observações para convencer todos os presentes que ele é vidente. A comandante interina da polícia adverte que se seus "poderes" forem falsos, ele será processado. Sem escolha, Shawn continua com a farsa. Fingir que tem poderes psíquicos lhe permite participar de casos de policia, resolvendo-os apenas com a observação e análise de pequenos objetos ou circunstâncias. Shawn adora atormentar seu amigo Gus, um representante farmacêutico, sobre os seus ecléticos interesses (incluindo um amor por gibis e super heróis, concursos de soletrar, astronomia, reality show, o seu "super nariz", e de telenovelas espanholas).

O detetive chefe, Lassiter, duvida das habilidades psíquicas de Shawn e inicialmente não valoriza o seu trabalho, enquanto a detetive O'Hara e a comandante Vick falham em reconhecer a farsa de Shawn. Henry e Shawn Spencer têm uma relação difícil, ainda assim, Henry ajuda Shawn em numerosas ocasiões. No decorrer da série, a relação entre pai e filho volta a se fortalecer como um amoroso vínculo, proporção que toma rumo quando a mãe de Shawn (e ex-mulher de Henry) pede para que ambos se reconciliem e quando Henry volta à trabalhar para a polícia, onde divide diferentes experiências de trabalho com Shawn.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Shawn Spencer (James Roday): Personagem principal que trabalha com o Departamento de Polícia de Santa Barbara, como um "detetive vidente". Apesar de se dizer vidente, Shawn é um bom detetive devido a suas excepcionais habilidades de observação e memória fotográfica absolvidas e treinadas ao longo dos anos de sua infância, pelo pai que era policial.
James Roday faz o papel de Shawn Spencer
  • Burton "Gus" Guster (Dulé Hill): Melhor amigo de Shawn e parceiro; também trabalha com produtos farmacêuticos na Farmacêutica Central Cost em Santa Barbara.
Dulé Hill tem o papel de Gus
  • Carlton "Lassie" Lassiter (Timothy Omundson): Detetive chefe do Departamento de Polícia; tem dúvida das habilidades psíquicas de Shawn, mas com o tempo passa a aceitar a presença de Spencer nas investigações.
  • Juliet "Jules" O'Hara (Maggie Lawson): Detetive-Júnior do Departamento de Polícia e parceira de Lassiter. É o interesse amoroso de Shawn e com o passar dos anos, muda de opinião com relação ao detetive, culminando em um namoro e à divisão de um teto.
  • Karen Vick (Kirsten Nelson): Chefe Interina do Departamento de Polícia de Santa Barbara. Promovida à Chefe de polícia no final da segunda temporada, exercendo essa função até o final da sétima temporada, antes de ser dispensada pelo novo Chefe Interino, Harris Trout (interpretado por Anthony Michael Hall).
  • Henry Spencer (Corbin Bernsen): Pai de Shawn e ex-policial. Ajudou Shawn a desenvolver suas habilidades de observação na infância e ainda assim, sempre ajuda Shawn na vida adulta dando conselhos para resolver os mais diversos casos.
  • Shawn "Jovem" (1ª-5ª temporadas: Liam James; 5ª-6ª temporadas: Skyler Gisondo): Aparece em flashbacks no início da maioria dos episódios das seis primeiras temporadas, geralmente sendo repreendido por Henry para aprender uma lição que servirá de base para o episódio.
  • Gus "Jovem" (Carlos McCullers II): Assim como o Jovem Shawn, aparece em flashbacks no início dos episódios das seis primeiras temporadas.

Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

O policial Buzz McNab, interpretado por Sage Brocklebank, é um ingênuo, mas amável policial que muitas vezes fornece a Shawn e Gus pistas de casos. Ele também adota um gato que ajudou Shawn a resolver um caso. Seu maior sonho é um dia se tornar um detetive.

Cybill Shepherd interpreta a mãe de Shawn e ex-mulher de Henry, a psicóloga Madeleine Spencer, aparecendo entre a terceira e sétima temporadas.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Psych teve uma jornada de oito temporadas e 121 episódios exibidos. Conhecido pelas inúmeras referências aos anos 80 e o estilo inovador em mesclar comédia e drama, a série também se caracterizou por episódios temáticos que tiveram extrema receptividade tanto do público quanto da crítica americana. Os de maiores destaques são:

  • "Dual Spires": Realizado na quinta-temporada, este episódio é um tributo à série cult "Twin Peaks". Diversos atores que participaram da série também fazem uma participação neste episódio, incluindo a cantora Julee Cruise, que gravou uma versão especial do tema de Psych, "I Know You Know", no ritmo da música tema de "Twin Peaks".
  • "Heeeeere's Lassie": Dirigido pelo protagonista James Roday, este episódio presta uma homenagem direta ao clássico de Stanley Kubrick, "O Iluminado". Na trama do episódio, Lassie compra um novo apartamento, mas ao se mudar, começa a ver coisas estranhas no local. Para resolver o que no começo é um pequeno problema, ele contrata os serviços de Shawn e Gus.
  • "100 Clues": No centésimo episódio da série, Shawn e Gus participam de uma festa na mansão de um ex-presidiário. Mas um assassinato ocorre no local e eles tentam descobrir como aconteceu e quem é o culpado. O episódio conta com as participações de Christopher Lloyd, Leslie Ann Warren e Martin Mull. Ambos os atores participaram da versão original do filme "Clue", ao qual todo o episódio se baseia e presta a devida homenagem.
  • "Psych: The Musical": Em produção desde a primeira temporada, o tão aguardado episódio musical de Psych foi realizado durante a sétima temporada e exibido nos EUA em 15 de dezembro de 2013, como um especial de duas horas. Na trama, Z (interpretado por Anthony Rapp), um dramaturgo acusado de louco, escapa de um manicômio para iniciar uma série de massacres contra as pessoas que destruíram sua peça sobre "Jack: O Estripador" sete anos antes de ser preso. Shawn e Gus contam com a ajuda de Yang (interpretada por Ally Sheed), confidente de Z, que têm o conhecimento de todos os passos do plano de vingança do compositor.

Lançamentos em DVD[editar | editar código-fonte]

Título Região 1 Região 2 Região 4
1ª Temporada 26 de Junho de 2007 24 de Abril de 2008 30 de Abril de 2008
2ª Temporada 11 de Julho de 2008 7 de Junho de 2010 3 de Março de 2010
3ª Temporada 21 de Julho de 2009 21 de Fevereiro de 2011 2 de Farço de 2011
4ª Temporada 13 de Julho de 2010 18 de Julho de 2011 22 de Agosto de 2012
5ª Temporada 31 de Maio de 2011 21 de Maio de 2012 5 de Setembro de 2012
6ª Temporada 12 de Outubro de 2012 26 de Julho de 2013 7 de Agosto de 2013
7ª Temporada 8 de Outubro de 2013 Sem Previsão Sem Previsão
8ª Temporada 1 de Abril de 2014 Sem Previsão Sem Previsâo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.