WWE na Arábia Saudita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
WWE na Arábia Saudita

Logotipo da WWE e Arábia Saudita
Informações
Promoção WWE
Programa(s) Raw
SmackDown
Primeiro evento turnê de abril de 2014

WWE, uma promoção americana professional wrestling com sede em Stamford, Connecticut, Estados Unidos, promove eventos na Arábia Saudita desde 2014. Depois de realizar inicialmente house shows, em 2018 a WWE anunciou uma parceria estratégica de 10 anos com o Ministério do Esporte, que incluiria a hospedagem de pay-per-view (PPV ) eventos na Arábia Saudita. A WWE anunciou em 4 de novembro de 2019 que havia "expandido" sua parceria com a Autoridade Geral de Entretenimento até 2027, sob a qual realizaria dois "eventos de grande escala" no país por ano. Esses eventos foram realizados em locais na capital de Riyadh ou Jeddah.

O primeiro evento no acordo foi Greatest Royal Rumble—um spin-off do anual Royal Rumble PPV da WWE—em 27 de abril de 2018. Em novembro de naquele ano, a WWE realizou um segundo PPV na Arábia Saudita, Crown Jewel. A partir de 2019, a WWE começou a realizar regularmente dois PPVs na Arábia Saudita por ano, com um evento Super ShowDown no primeiro semestre do ano e Crown Jewel no final de outubro. ou início de novembro. Devido à pandemia de COVID-19 e à suspensão da turnê pela WWE, a Crown Jewel não foi realizada em 2020, nem o Super ShowDown foi realizado em 2021. A Crown Jewel retornaria em 2021, e Super ShowDown foi substituído em 2022 por Elimination Chamber - marcando a primeira vez que a WWE hospedou um de seus eventos PPV previamente estabelecidos na Arábia Saudita.

A parceria enfrentou críticas sobre os pobre histórico de direitos humanos da Arábia Saudita (incluindo a supressão de das mulheres e Direitos LGBT), o uso do esporte pelo país para desviar a atenção do público, bem como o assassinato em 2018 do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Alguns artistas da WWE se recusaram a participar dos shows sauditas devido a objeções às políticas do governo. Devido às restrições acima mencionadas aos direitos das mulheres, os membros da divisão feminina da WWE não se apresentaram nos shows sauditas até Crown Jewel in 2019, onde Natalya e Lacey Evans participaram da primeira luta feminina da WWE no país.

O Wrestling Observer Newsletter deu ao relacionamento entre a WWE e a Arábia Saudita seu prêmio anual "Tática promocional mais repugnante" em 2018 e 2019 , a primeira vez na história foi dado duas vezes para a mesma manobra. Os shows sauditas da WWE também levaram os prêmios "Worst Major Wrestling Show" da publicação por três anos consecutivos, incluindo 2018's Crown Jewel e o 2019 e o 2020 Super ShowDown respectivamente.

História[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2013, foi anunciado que a WWE começaria a realizar shows na Arábia Saudita. Em abril de 2014, a WWE realizou seus primeiros shows caseiros em Riyadh. Esses shows foram três shows separados no Green Halls Stadium. Em outubro de 2015, a WWE fez três house shows de Jeddah, no King Abdullah Sports City Sports Hall. Em novembro de 2016, a WWE voltou novamente ao Green Halls Stadium em Riad, para dois eventos ao vivo adicionais. Os eventos de 2016 foram exclusivos para marca SmackDown.[1] Em 2017, a WWE lançou um novo programa de televisão em língua árabe, WWE Wal3ooha, para atingir a região MENA (que inclui a Arábia Saudita).

Em 5 de março de 2018, a WWE e a Saudi General Sports Authority anunciaram o Greatest Royal Rumble, um evento ao vivo a ser realizado em 27 de abril de 2018, em King Abdullah International Stadium, parte do King Abdullah Sports City, em Jeddah, Arábia Saudita. O evento foi o primeiro em uma parceria multiplataforma estratégica de 10 anos entre a WWE e a Saudi General Sports Authority em apoio ao Saudi Vision 2030, o programa de reforma social e econômica da Arábia Saudita.

A WWE anunciou em 4 de novembro de 2019 que havia "expandido" sua parceria com a Autoridade Geral de Entretenimento até 2027, sob a qual realizaria dois "eventos de grande escala" no país por ano.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Direitos das mulheres[editar | editar código-fonte]

A WWE foi criticada por realizar os eventos sem lutadoras, que não puderam se apresentar na Arábia Saudita entre 2014 e 2019 devido aos direitos limitados que as mulheres têm na Arábia Saudita.[2] Triple H, vice-presidente executivo de talentos, eventos ao vivo e criativos da WWE, respondeu às críticas: "Eu entendo que as pessoas estão questionando isso, mas você tem que entender que cada cultura é diferente e só porque você não concordo com um certo aspecto disso, isso não significa que não é uma cultura relevante ... Você não pode ditar a um país ou uma religião sobre como eles lidam com as coisas, mas, tendo dito isso, a WWE está na vanguarda de um evolução feminina no mundo e o que não dá é mudar em qualquer lugar ficando longe dela....Enquanto as mulheres não estão competindo no evento, temos discutido sobre isso e esperamos que, nos próximos anos, elas vai ser".[2]

Consistente com a mudança na lei para eventos esportivos em 2017, as mulheres estão presentes nos eventos, embora apenas se acompanhadas por um tutor do sexo masculino.[2] Esta foi uma grande mudança em relação aos eventos anteriores, que eram abertos apenas para homens. Associated Press observou que isso se deve a "uma série de mudanças sociais" do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman.

Durante o Greatest Royal Rumble, a WWE exibiu um vídeo promocional, que incluía lutadoras femininas em seus ring gears. A Autoridade Geral de Esportes da Arábia Saudita emitiu um pedido de desculpas pelo "material indecente" que foi ao ar no evento.

Durante o segundo show, Crown Jewel (2018), Renee Young fez comentários no show. Ela fez o mesmo em 2019 Super ShowDown.

Poucas horas antes do Super ShowDown em 7 de junho de 2019, surgiram relatos de que a WWE estava tentando adicionar uma luta feminina ao card, que teria visto Alexa Bliss enfrentando Natalya. As duas mulheres se juntaram ao pessoal da WWE para a viagem, mas a partida foi rejeitada pelo governo da Arábia Saudita.

Em 30 de outubro de 2019, a WWE anunciou que uma luta entre Natalya e Lacey Evans havia sido aprovada para o evento Crown Jewel de 2019, tornando-se a primeira luta feminina na Arábia Saudita. Arábia. No evento, Evans usava um macacão completo em vez de seu traje normal de ringue (o traje normal de Natalya é um macacão completo) e ambas usavam camisetas promovendo suas camisas da WWE à venda, devido à política de vestimenta conservadora do país. A WWE celebrou amplamente a partida como inovadora, que mais tarde foi indicada para um Prêmio de fim de ano da WWE para Momento do ano, com a WWE CBO Stephanie McMahon afirmando em uma entrevista: "Você pode ficar à margem e há muitas empresas e marcas que decidem fazer isso ou você pode fazer parte da esperança de promulgar mudanças. Você pode ser um parte do progresso. Nada que valha a pena é fácil. Leva tempo. É preciso perseverança. Agora, aqui estamos nós com a primeira partida feminina na Arábia Saudita. É incrível."

No entanto, as reações de outros meios de comunicação foram mistas. Enquanto alguns foram positivos, como Heavy.com, que afirmou que a partida foi "colocada para quebrar barreiras e promover a 'Evolução das Mulheres' da WWE para as orgulhosas senhoras presentes e assistindo em todo o mundo. E para isso, tenho que dar o máximo de apoio ", ou Canoe.com, que afirmou que "A partida histórica foi sobre e significou muito mais [do que seu resultado]." Newsweek called the match part of "Crown Prince Mohammed bin Salman's [intent on] luring major sports event [...] to position the ultra-conservative Islamic country as more liberal and diversify its economy away from depending on the oil industry as part of its Saudi Vision 2030 plan", with Saudi Arabian Amnesty International researcher Dana Ahmed calling the match "a prime example how the Saudi Arabian authorities are using elite sports to try to 'sportswash' their dire human rights record and image internationally". CBS Sports criticou o comentário de Michael Cole, apontando que ele estava "tentando superar a progressividade da Arábia Saudita" durante a luta.

No Super ShowDown em 2020, Bayley defendeu seu SmackDown Women's Championship contra [[Naomi (wrestler)|Naomi] ], tornando-se a primeira vez que um campeonato feminino foi defendido na Arábia Saudita.

Assassinato de Jamal Khashoggi[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Assassinato de Jamal Khashoggi

Um mês antes da edição de 2018 da Joia da Coroa, a Arábia Saudita recebeu uma imprensa negativa substancial devido ao assassinato de Jamal Khashoggi nas mãos de agentes sauditas. Isso levou a WWE a enfrentar pedidos para cancelar o evento, com políticos proeminentes dos EUA Democrata e Republicano criticando os esforços da empresa na Arábia Saudita.[3] Questões foram levantadas se por causa da posição da Administradora da Administração de Pequenas Empresas Linda McMahon, que é a esposa do presidente da WWE Vince McMahon e uma ex-executiva da WWE, os esforços da WWE na Arábia Saudita ainda pode ser visto como uma empresa comercial estritamente privada. Devido a isso, o senador democrata Bob Menendez instou o governo dos Estados Unidos a pressionar a WWE a cancelar o evento, enquanto o republicano Lindsey Graham, entre outros, pediu que a WWE reconsiderasse seu negócio com o reino saudita.[4] A WWE continuou a promover o show, mas apagou todas as referências à Arábia Saudita como local do evento.[5]

Em 19 de outubro, dia em que os ingressos seriam colocados à venda, o governo saudita confirmou a morte de Khashoggi no consulado e o WWE.com removeu as informações dos ingressos da página do evento.[6] Em 25 de outubro, a WWE confirmou que o evento continuaria conforme planejado, citando obrigações contratuais com a General Sports Authority.[7] Falando com Sky Sports sobre avançar com o evento apesar do assassinato, Stephanie McMahon falou sobre "uma decisão incrivelmente difícil, dado aquele ato hediondo", mas disse que no final foi estritamente uma decisão de negócios.[8]

Lutadores se recusando a trabalhar[editar | editar código-fonte]

Sami Zayn não participou do Greatest Royal Rumble, já que Zayn é descendente de sírio, e a Arábia Saudita tem relações tensas com a Síria.[9] Noam Dar, lutador Israeli, do 205 Live nunca participou de nenhum dos eventos sauditas devido ao boicote da Liga Árabe a Israel e o conflito árabe-israelense.[10]

Durante Crown Jewel (2018), Daniel Bryan estava escalado para enfrentar AJ Styles para o WWE Championship, mas ele se recusou a trabalhar no show devido ao assassinato de Khashoggi.[11][12] Como resultado, sua luta pelo título foi adiada para o episódio de 30 de outubro do SmackDown, e ele foi substituído por Samoa Joe. John Cena, que estava escalado para participar da WWE World Cup no evento chamou de "uma honra e um privilégio" competir na Arábia Saudita durante o Greatest Royal Rumble, foi substituído por Bobby Lashley, já que ele supostamente se recusou a trabalhar no show após o assassinato de Khashoggi.[13][14][15] Em fevereiro de 2019, Fightful relatou que antes de seu diagnóstico de leucemia, Roman Reigns havia informado Vince McMahon que ele também não participaria do Crown Jewel PPV devido a a polêmica em torno do evento.[16]

Em 2019 para o Super ShowDown, Kevin Owens e Aleister Black disseram à WWE que não viajariam para a Arábia Saudita, além de Zayn e Bryan mais uma vez não competirem no programa.[17][18] A recusa de Kevin Owen em trabalhar no show supostamente vem de sua amizade com Sami Zayn.[19] Como resultado de sua ausência, ele foi substituído na luta pelo campeonato da WWE por Dolph Ziggler.

Apesar de Dar não participar dos shows da Arábia Saudita devido ao conflito árabe-israelense, Bill Goldberg e Paul Heyman trabalharam em vários shows da Arábia Saudita sem incidentes, apesar de ambos serem judeu e em O caso de Heyman de sua própria mãe ter sido Holocausto sobrevivente. Goldberg iria defender a WWE nos shows após sua vitória sobre Bobby Lashley no 2021 Crown Jewel, dizendo que sente que o país está indo na direção certa em " Ocidentalizando" o país e a região do Oriente Médio como um todo, citando o progresso apenas nos shows da WWE sozinhos no Reino.[20] Goldberg, no entanto, admitiu mais tarde no podcast de Pat McAfee que inicialmente estava com medo de ir para a Arábia Saudita devido à sua forte herança judaica, mas se sentiu mais confortável depois de receber uma resposta positiva dos fãs sauditas e entendeu o imagem maior dos shows.[21] Como a Arábia Saudita tem leis rígidas contra ateísmo que é punível com morte, Montel Vontavious Porter (Hassan Assad) , que é um ex-muçulmano convertido durante sua prisão, evitou viajar para o país para Crown Jewel em 2022.[22]

Problemas de viagem[editar | editar código-fonte]

Depois da Crown Jewel em 2019, um voo fretado de volta aos Estados Unidos transportando cerca de 200 funcionários da WWE (incluindo artistas e outros funcionários) foi atrasado no Aeroporto Internacional King Fahd por várias horas. A WWE e a companhia aérea Atlas Air declararam oficialmente que o voo foi aterrado por problemas mecânicos,[23][24] mas relatórios do ex-comentarista de língua espanhola da WWE Hugo Savinovich e do jornalista de luta livre Dave Meltzer sugeriram que as disputas com o governo saudita sobre pagamentos perdidos à WWE para os shows anteriores foram um fator nos atrasos (incluindo a presença da polícia militar saudita).[23][25] 20 funcionários da WWE, incluindo o CEO Vince McMahon e 12 lutadores, reservaram seus próprios voos de volta aos Estados Unidos,[23][25] enquanto o SmackDown da noite seguinte em Buffalo foi reformulado para apresentar principalmente talentos da divisão feminina e NXT (que não participou do evento).[26][27]

Processo[editar | editar código-fonte]

Em 6 de março de 2020, um fundo de aposentadoria para bombeiros entrou com uma ação contra a WWE no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, decorrente de preocupações relacionadas à posse de ações da WWE pelo fundo. De acordo com Forbes, é "uma tentativa de ação coletiva alegando que a WWE fraudou investidores ao lidar com seus negócios com a família real saudita, que também controla OSN, a rede que vai ao ar Programação da WWE na Arábia Saudita." O processo alega que o governo da Arábia Saudita não pagou à WWE milhões de dólares devidos pelo acordo com a empresa, que a WWE não divulgou os referidos problemas de pagamento e que a OSN rescindiu ilegalmente um acordo de transmissão com a WWE.[28]

Eventos ao vivo[editar | editar código-fonte]

House shows[editar | editar código-fonte]

Evento da marca SmackDown
# Data Cidade Local
1 17-19 Abril 2014[1] Riyadh, Saudi Arabia Green Halls Stadium
2 8-10 Outubro 2015[29] Jeddah, Saudi Arabia King Abdullah Sports City Sports Hall
3 3-4 Novembro 2016[1] Riyadh, Saudi Arabia Green Halls Stadium

Pay-per-view e eventos de transmissão ao vivo[editar | editar código-fonte]

# Eventos Data Cidade Local Evento Principal Ref.
1 Greatest Royal Rumble 27 Abril 2018 Jeddah, Mecca Province, Saudi Arabia King Abdullah International Stadium 50-man Greatest Royal Rumble match for the Greatest Royal Rumble Trophy and Championship [30][31]
2 Crown Jewel (2018) 2 Novembro 2018 Riyadh, Riyadh Province, Saudi Arabia King Saud University Stadium D-Generation X (Shawn Michaels and Triple H) vs. The Brothers of Destruction (Kane and The Undertaker) [32]
3 Super ShowDown (2019) 7 Junho 2019 Jeddah, Mecca Province, Saudi Arabia King Abdullah International Stadium The Undertaker vs. Goldberg [33]
4 Crown Jewel (2019) 31 Outubro 2019 Riyadh, Riyadh Province, Saudi Arabia King Fahd International Stadium Seth Rollins (c) vs. "The Fiend" Bray Wyatt in a Falls Count Anywhere match for the WWE Universal Championship which could not be stopped for any reason [34]
5 Super ShowDown (2020) 27 Fevereiro 2020 Riyadh, Riyadh Province, Saudi Arabia Mohammed Abdu Arena "The Fiend" Bray Wyatt (c) vs. Goldberg for the WWE Universal Championship [35][36]
6 Crown Jewel (2021) 21 Outubro 2021 Riyadh, Riyadh Province, Saudi Arabia Mohammed Abdu Arena Roman Reigns (c) vs. Brock Lesnar for the WWE Universal Championship [37][38]
7 Elimination Chamber (2022) 19 Fevereiro 2022 Jeddah, Mecca Province, Saudi Arabia Jeddah Super Dome Bobby Lashley (c) vs. Brock Lesnar vs. AJ Styles vs. Austin Theory vs. Riddle vs. Seth "Freakin" Rollins in an Elimination Chamber match for the WWE Championship [39]
8 Crown Jewel (2022) 5 Novembro 2022 Riyadh, Riyadh Province, Saudi Arabia Mrsool Park Roman Reigns (c) vs. Logan Paul for the Undisputed WWE Universal Championship [40]
9 Night of Champions (2023) 27 Maio 2023 Jeddah, Mecca Province, Saudi Arabia Jeddah Super Dome Kevin Owens and Sami Zayn (c) vs. The Bloodline (Roman Reigns and Solo Sikoa) for the Undisputed WWE Tag Team Championship [41]
10 Crown Jewel (2023) 4 Novembro 2023 Riade, Riade (região), Arábia Saudita Mohammed Abdu Arena TBA [42]
(c) – refers to the champion(s) heading into the match

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c «Green Halls Stadium, Riyadh, Riyadh Province, Kingdom of Saudi Arabia - The Internet Wrestling Database». www.profightdb.com. Consultado em 15 de Maio 2019 
  2. a b c Paddock, Matty (24 de Abril 2018). «WWE Greatest Royal Rumble: Triple H defends hosting event in Saudi Arabia without any women wrestlers». The Independent. Consultado em 24 de Abril 2018 
  3. Reed, Adam (12 Outubro 2018). «Multimillion-dollar WWE pay-per-view deal in jeopardy due to Saudi Arabia tensions». CNBC. Consultado em 12 Outubro 2018 
  4. «Multiple Senators question WWE's Saudi Arabia dealings». Consultado em 12 Outubro 2018 
  5. Bixenspan, David (17 Outubro 2018). «WWE Is Not Handling The Backlash To Its Saudi Deal Very Well». Deadspin. Consultado em 18 Outubro 2018 
  6. Martinez, Philipp (20 Outubro 2018). «WWE CROWN JEWEL: TICKET SALES POSTPONED, MENTIONS OF SAUDI ARABIA REMOVED FROM SITE». Newsweek. Consultado em 22 de Outubro 2018 
  7. McKenna, James (25 de Outubro 2018). «WWE Announces Crown Jewel Will Continue As Planned». Pro Wrestling Sheet. Consultado em 25 de Outubro 2018 
  8. «Stephanie McMahon defends WWE Saudi Arabia event Crown Jewel». Sky Sports. Consultado em 2 de Novembro 2018 
  9. «VINCE THANKS SAUDI ARABIA, BACKSTAGE NOTES AND MORE FROM GREATEST ROYAL RUMBLE». PWInsider. 28 de Abril 2018. Consultado em 29 de Abril 2018 
  10. Cailler, Adam (5 Outubro 2019). «No One Wants WWE To Return To Saudi Arabia» 
  11. Gartland, Dan (30 de Outubro 2018). «Daniel Bryan out of to Saudi show, replaced by Samoa Joe». Sports Illustrated. Consultado em 16 de Abril 2021. Cópia arquivada em 30 de Outubro 2018 
  12. Johnson, Mike (30 de Outubro 2018). «Spoiler: Daniel Bryan's status for Crown Jewel and more». PWInsider. Consultado em 16 de Abril 2021. Cópia arquivada em 3 de Dezembro 2018 
  13. Bonesteel, Matt (30 de Outubro 2018). «John Cena won't appear at WWE Crown Jewel show in Saudi Arabia». The Washington Post. Consultado em 16 de Abril 2021. Cópia arquivada em 30 de Outubro 2018 
  14. Fiorvanti, Tim (30 de Outubro 2018). «John Cena won't take part in WWE's Crown Jewel in Saudi Arabia». ESPN. Consultado em 16 de Abril 2021. Cópia arquivada em 30 de Outubro 2018 
  15. Rose, Byran (29 de Outubro 2018). «John Cena off WWE Crown Jewel, replaced by Lashley». Wrestling Observer Newsletter. Consultado em 16 de Abril 2021. Cópia arquivada em 30 de Outubro 2020 
  16. Ross Sapp, Sean. «Exclusive: Roman Reigns Told WWE He Didn't Want To Go To Saudi Arabia Before Leukemia Diagnosis». Fightful. Consultado em 21 de Março 2021 
  17. «Exclusive: Kevin Owens Told WWE He Didn't Want To Go Back To Saudi Arabia | Fightful Wrestling». www.fightful.com (em inglês). Consultado em 22 de Maio 2019 
  18. Pollock, John (22 de Maio 2019). «Several WWE performers are not expected to go to Saudi Arabia». POST Wrestling | WWE NXT NJPW UFC Podcasts, News & Reviews (em inglês). Consultado em 23 de Maio 2019 
  19. Martinez, Phillip (22 de Maio 2019). «Kevin Owens told WWE he won't be a part of Super Showdown, according to a new report». Newsweek (em inglês). Consultado em 8 de Junho 2019 
  20. «Goldberg Responds to Fans Critical of WWE Saudi Arabia Shows: "We're Part of a Revolution"». 29 de Outubro 2021 
  21. «Goldberg Explains Why His Match with the Undertaker Was A "Debacle"». 30 de Dezembro 2021 
  22. «What Bray Wyatt said during the Crown Jewel PLE, why MVP missed the event». 6 de Novembro 2022 
  23. a b c Riley-Smith, Ben (5 Novembro 2019). «WWE stars 'held hostage' on Saudi Arabia plane after dispute with crown prince, reports claim». The Daily Telegraph. Consultado em 6 Novembro 2019 
  24. «Delayed in Saudi Arabia, some WWE talent to miss SmackDown in Buffalo». The Buffalo News (em inglês). 1 de novembro de 2019. Consultado em 2 de novembro de 2019 
  25. a b «WWE Chairman Vince McMahon's issue with Crown Prince lead to plane mishap in Saudi Arabia?». Hindustan Times. 6 Novembro 2019. Consultado em 6 Novembro 2019 
  26. «WWE Sets Announcers for 'SmackDown' in Wake of Saudi Arabia Delays». TheWrap (em inglês). 1 de novembro de 2019. Consultado em 2 de novembro de 2019 
  27. «Special WWE SmackDown Announce Team Revealed For Tonight, Update On The WWE Travel Situation». Wrestling Inc. 1 de Novembro 2019 
  28. Bixenspan, David (7 de Março 2020). «Another Retirement Fund Sues WWE, This Time Alleging Cover-Up Of Saudi Issues». Forbes. Consultado em 9 de Março 2020 
  29. «King Abdullah Sports City Sports Hall, Jeddah, Makkah, Kingdom of Saudi Arabia - The Internet Wrestling Database». www.profightdb.com. Consultado em 15 de Março 2019 
  30. «Saudi Arabia to Host the Greatest Royal Rumble®». WWE. Riade, Arábia Saudita e Stamford, Connecticut. Business Wire. 5 de Março 2018. Consultado em 14 de Abril 2021. Cópia arquivada em 8 de Março 2018. The Saudi General Sports Authority in partnership with WWE will present the Greatest Royal Rumble event at the King Abdullah Sports City in Jeddah, Saudi Arabia on Friday, April 27. For the first time ever, the Royal Rumble match will feature 50 WWE Superstars. 
  31. India Today Web Desk (6 de Março 2018). «WWE: Saudi Arabia to host The Greatest Royal Rumble, 25 superstars to participate». WWE. Gidá, Arábia Saudita. Consultado em 14 de Abril 2021. Cópia arquivada em 7 de Março 2018 
  32. Lake, Jefferson (9 de Outubro 2018). «WWE Raw: D-Generation X reunite to battle The Undertaker and Kane». Sky Sports. Consultado em 15 de Abril 2021. Michaels has not competed since losing a career-versus-streak match to The Undertaker at WrestleMania 26 but makes his return to face the Dead Man in a tag match at the Crown Jewel pay-per-view in Saudi Arabia next month. 
  33. Staff, WWE.com (13 de Maio 2019). «Undertaker, Goldberg to clash for first time ever at WWE Super ShowDown». WWE. Gidá, Arábia Saudita. Consultado em 14 de Abril 2021. Cópia arquivada em 14 de Maio 2019 
  34. Burdick, Michael (15 de Outubro 2019). «Universal Champion Seth Rollins vs. "The Fiend" Bray Wyatt (Falls Count Anywhere Match)». WWE. Consultado em 14 de Abril 2021. Cópia arquivada em 15 de Outubro 2019 
  35. Barrasso, Justin (27 de Fevereiro 2020). «53-Year-Old Goldberg Out to Prove He Still Has It in Match vs. Bray Wyatt». Sports Illustrated. Consultado em 14 de Abril 2021. Cópia arquivada em 29 de Fevereiro 2020. On Thursday at Mohammed Abdu Arena on the Boulevard in Riyadh—more than 6,500 miles away from WWE’s Connecticut headquarters—Goldberg will wrestle “The Fiend” Bray Wyatt for the Universal Championship. 
  36. Staff, WWE.com (7 de Fevereiro 2020). «Might meets fright when Goldberg challenges "The Fiend" Bray Wyatt». WWE. Consultado em 14 de Abril 2021. Cópia arquivada em 8 de Fevereiro 2020. Who's next for Goldberg? Universal Champion 'The Fiend' Bray Wyatt. Might meets fright for the Universal Championship at WWE Super ShowDown. 
  37. Nason, Josh (26 de Julho 2021). «WWE returning to Saudi Arabia on October 21». Wrestling Observer Figure Four Online. Consultado em 3 de Setembro 2021. Cópia arquivada em 27 de Julho 2021 
  38. Johnson, Mike (16 de Agosto 2021). «WWE Returning to Saudi Arabia». PWInsider. Consultado em 3 de Setembro 2021 
  39. Lambert, Jeremy (17 de Janeiro 2021). «WWE Confirms Elimination Chamber Event In Saudi Arabia». Fightful. Consultado em 17 de Janeiro 2021 
  40. Casey, Connor (23 de Maio 2022). «WWE Announces Crown Jewel 2022, Updated Event Schedule for 2022». ComicBook.com. Consultado em 23 de Maio 2022 
  41. Lambert, Jeremy (13 de Abril 2023). «WWE Changes 'WWE King & Queen Of The Ring' PLE To 'WWE Night Of Champions'». Fightful. Consultado em 13 de Abril 2023 
  42. Guzzo, Gisberto (7 de Outubro 2023). «WWE Crown Jewel Officially Announced For November 4, 2023». Fightful (em inglês). Consultado em 7 de Outubro 2023