TCDD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
TCDD
Alerta sobre risco à saúde
Dioxin-2D-skeletal.svg
Dioxin-3D-vdW.png
Nome IUPAC 2,3,7,8-Tetrachlorooxanthrene
Outros nomes Tetradioxin; Tetrachlorodibenzodioxin; Tetrachlorodibenzo-p-dioxin
Identificadores
Abreviação TCDD; TCDBD
Número CAS
PubChem 15625
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C12H4Cl4O2
Massa molar 321.97 g/mol
Aparência Sólido cristalino de incolor a branco
Densidade 1,8 g cm−3
Ponto de fusão

305 °C, 578 K, 581 °F

log P 6,8
Pressão de vapor 1,5 × 10−9 mm Hg
Compostos relacionados
Compostos relacionados Oxantreno (dibenzo-p-dioxina)
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Em 10 de julho de 1976 uma explosão em uma fábrica de Icmesa em Seveso, Itália lançou 1,3 quilogramas de 2,3,7,8-Tetraclorodibenzodioxina, mais comumente conhecida como TCDD ou dioxina no ar. Durante os próximos três dias, a vegetação, pássaros e animais adoeceram e morreram em uma área diretamente na direção do vento a partir da planta, designada Zona A. Apesar desta evidência de toxicidade, os 735 residentes humanos da Zona A, não foram evacuados até 26 de julho, 16 dias após o acidente. Estudos posteriores confirmaram que os moradores da Zona A exibiu os mais altos níveis de dioxina já encontrados no soro humano e que o solo em que a região foi fortemente contaminado.

Dioxina é um produto químico sintético altamente tóxico que é resistente à degradação ambiental. Desde 1961, os cientistas sabem que os seres humanos expostos à dioxina freqüentemente desenvolvem chloracne, uma doença de pele. Efeitos comprovados do produto químico em animais são consideravelmente mais graves e incluem câncer, defeitos de nascimento, e lesão hepática grave. Trabalhadores expostos à dioxina depois de um 08 de março de 1949 explosão em uma fábrica de Monsanto em Nitro, West Virginia desenvolvido irritações da pele e dos olhos, dores de cabeça, tonturas e problemas respiratórios no rescaldo do incidente. Estudos epidemiológicos após a Nitro e incidentes Seveso não provaram o excesso de câncer, defeitos de nascimento, ou qualquer outro que chloracne nestas populações humanas toxicoses claramente justificadas. No entanto, relatos anedóticos de danos neurológicos, diminuição da potência sexual nos homens, e taxas de natalidade mais baixas em mulheres persistem (Whiteside, 1979).

Nas primeiras horas da manhã de 3 de dezembro de 1984, 200 mil pessoas em Bhopal, na Índia foram expostos ao gás isocianato de metila. A exposição de 90 minutos resultou em pelo menos 2.500 mortes e inúmeros casos de olho grave e danos nos pulmões. A maioria das mortes foi causada por edema pulmonar (acúmulo excessivo de líquido nos pulmões) ou os seus efeitos. O tratamento médico das vítimas foi prejudicado pela falta de informação sobre os efeitos do isocianato de metila em seres humanos, a falta que o acidente foi, infelizmente, remediado.

A 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina, também conhecida como TCDD ou (popularmente) como dioxina de Seveso, é considerada um poluente organoclorado altamente tóxico.

A TCDD é apenas produzida para pesquisas laboratoriais, contudo pode ser gerada na produção de pesticidas, no branqueamento do papel, cloração, fundição do cobre, etc. Além disso, pode ainda ser gerada em incêndios, incinerações, fumaça do tabaco ou vulcões.

Indivíduos que vivam ou trabalhem perto de fontes de emissão de dioxinas e outros grupos de risco devem adoptar medidas preventivas, em especial as grávidas, visto que este composto pode passar através da placenta, acumular-se no leite materno e provocar danos no feto, principalmente no sistema nervoso, afectando seu desenvolvimento mental e físico.

Devido às características físico-químicas da TCDD, dentre os alimentos mais associados à sua contaminação, destacam-se a carne de vaca, o leite e seus derivados, carne de porco e os peixes de maiores dimensões.

Características físico-químicas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto orgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.