The Ersatz Elevator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Ersatz Elevator
O Elevador de Recurso (PT)
O Elevador Ersatz (BR)
The Ersatz elavator.jpg
Capa da edição americana.
Autor (es) Lemony Snicket
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Série A Series of Unfortunate Events
Ilustrador Brett Helquist
Arte de capa Brett Helquist
Editora HarperCollins
Lançamento março de 2001
Páginas 259
ISBN 0064408647
Edição portuguesa
Editora Terramar
Lançamento 2005
Formato capa mole
Páginas 229
ISBN 972-710-386-3
Edição brasileira
Tradução Ricardo Gouveia
Editora Cia. das Letras
Lançamento 2003
Páginas 232
ISBN 8535903208
Cronologia
Último
Último
The Austere Academy
The Vile Village
Próximo
Próximo

The Ersatz Elevator (O Elevador Ersatz, no Brasil; O Elevador de Recurso, em Portugal) é o sexto livro da série A Series of Unfortunate Events (br: Desventuras em Série; pt: Uma Série de Desgraças), escrita por Lemony Snicket. Neste livro, os órfãos Baudelaire voltam à cidade onde viviam com os pais, antes de eles morrerem num incêndio, e vão viver com Jerome e Esmé Squalor, que vivem na Avenida Sombria, mais precisamente, no edifício 667.

Na Avenida Sombria, todas as pessoas se preocupam exageradamente com o que é in e o que é out (em inglês, respectivamente, dentro e fora, indicando o que está dentro da moda e o que está fora de moda), e o mesmo acontece com Esmé Squalor, que se importa mais com o que está na in do que com os órfãos Baudelaire. Contudo, o seu marido, Jerome Squalor, não se preocupa tanto com a moda e mostra-se até muito simpático com os orfãos Baudelaire, porém, ele tenta ao máximo evitar discussões com qualquer um, o que faz de Jerome apenas um conforte, e não alguém que possa ajudar os Baudelaires.

No início, parece que o conde Olaf não se encontra definitivamente por perto, mas, numa tarde, o mesmo aparece disfarçado de Gunther, um leiloeiro que vai comandar o Leilão da Moda, o grande evento do ano, na cobertura do edifício 667, onde os órfãos estão a morar.

Os órfãos Baudelaire tentam descobrir qual é o seu plano e acabam por descer o poço de um elevador que não funciona, acabando por descobrir no fim uma jaula onde estão trancados os trigêmeos Isadora e Duncan Quagmire(o terceiro esta supostamente morto)

O termo Ersatz[editar | editar código-fonte]

Ersatz é um termo alemão que corresponde, em português, à um objeto de reserva. A definição que Klaus dá no livro é de algo que parece ser uma coisa, mas, na verdade, é outra.

Por isso, Klaus chama o elevador de Elevador Ersatz, pois ele parece ser um elevador, mas na verdade, é uma passagem secreta.

Edição em paperback[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos a coleção Desventuras em Série foi lançada em capa dura. Agora está sendo lançado uma nova versão em paperback (brochura). Em cada livro além do título original há um título opcional. Não há data para o sexto livro ser publicado em paperback. O nome é The Ersatz Elevator or, Salmon! (que em português é: O Elevador Ersatz ou, salmão!). Além disso também possui uma capa nova, comentários de Lemony Snicket e ilustrações inéditas.

A Series of Unfortunate Events (br: Desventuras em Série; pt: Uma Série de Desgraças)