The Hudsucker Proxy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
The Hudsucker Proxy
Na Roda da Fortuna (BR)
 Reino Unido /  Alemanha /  Estados Unidos
1994 • cor • 111 min 
Direção Irmãos Coen
Produção Ethan Coen
Tim Bevan (executivo)
Eric Fellner (executivo)
Graham Place (co-produção)
Roteiro Irmãos Coen
Sam Raimi
Elenco Tim Robbins
Jennifer Jason Leigh
Paul Newman
Charles Durning
John Goodman
Género Comédia (Comédia maluca)
Idioma Inglês
Música Carter Burwell
Cinematografia Roger Deakins
Edição Thom Noble
Estúdio Estados Unidos Silver Pictures
Reino Unido Working Title Films
Distribuição Warner Bros.
PolyGram
Lançamento 11 de março de 1994
Orçamento US$ 25 milhões
Receita US$ 2.816.518
Página no IMDb (em inglês)

The Hudsucker Proxy (br: Na roda da fortuna) é um filme estadunidense de 1994, do gênero comédia, dirigido pelos Irmãos Coen que o co-roteirizaram com Sam Raimi. O filme conta a história fictícia de um executivo americano e a sua invenção: o hula hoop (conhecido no Brasil por bambolê).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Na véspera do ano novo (1958), todos em Nova Iorque estão celebrando exceto Norville Barnes, o presidente das indústrias Hudsucker e que está se preparando para se suicidar, saltando do alto do edifício de sua companhia. Ele não seria o primeiro, pois, poucas semanas antes, o fundador e presidente anterior atravessou inexplicavelmente a janela da sala de reuniões de um andar acima no mesmo edifício. E morreu ao se estatelar no chão.

Norville acabara de sair da faculdade e estava com problemas para conseguir uma colocação, pois não tinha experiência. Até que se candidatou para uma vaga de mensageiro nas indústrias Hudsucker. Em seu primeiro dia, ficou incumbido de entregar uma carta azul (certeza de má notícia para os executivos) ao astuto acionista Sidney J. Mussburger que era o substituto natural de Waring Hudsucker, o presidente que acabara de se suicidar. Mas Mussburger estava preocupado, pois havia uma cláusula do estatuto da companhia que obrigava o novo presidente a ofertar ao público as ações de Hudsucker. Como essas ações representavam 87% da próspera corporação, os atuais acionistas, com certeza, iriam perder o controle dos negócios. A solução, segundo Mussburger, seria convencer o mercado de que estavam à beira da ruína devido a morte do seu presidente. Com isso as ações iriam ficar baratas e ele e seus sócios poderiam comprá-las. Para completar o plano, Mussburger queria escolher um incompetente para a presidência.

Quando chegou à sala de Mussburger para lhe entregar a carta azul, Norville ficou nervoso e esqueceu de entregar o envelope e acabou por contar ao executivo a sua idéia: uma roda desenhada no papel, que ele explicou dizendo…"É para crianças, sabe" ("You know, for kids"). Mas ele cometeu tantas trapalhadas que o executivo foi parar no parapeito do edifício, quase despencando também. Mussburger foi salvo por Norville e assim se convenceu de que o mensageiro era o idiota perfeito para ser o presidente, indicando-o ao cargo.

Norville assumiu a presidência e recebeu plenos poderes para dar andamento ao seu invento. E para desgosto de Mussburger, o brinquedo foi um sucesso. Mas o executivo ainda tinha um recurso para prejudicar Norville e recuperar seu poder na empresa. E com isso levou o jovem presidente à beira do suicidio.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  1. "Prologue" (Khachaturian) – 03:20
  2. "Norville Suite" – 03:53
  3. "Waring's Descent" – 0:27
  4. "The Hud Sleeps" – 2:13
  5. "Light Lunch" (Khachaturian) – 1:38
  6. "The Wheel Turns" – 0:52
  7. "The Hula Hoop" (Khachaturian) – 4:10
  8. "Useful" – 0:40
  9. "Walk Of Shame" – 1:22
  10. "Blue Letter" – 0:43
  11. "A Long Way Down" – 1:46
  12. "The Chase" – 1:02
  13. "Norville's End" – 3:52
  14. "Epilogue" (Khachaturian) – 2:08
  15. "Norville's Reprise" – 1:22

Outras canções do filme[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • "Spongebob Squarepants: The Lost Matress/Krabs vs. Plankton" (2005) - A music from The Hudsucker Proxy.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]