Togliatti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edifício da Duma (Assembleia) Municipal de Togliatti.

Togliatti (em russo: Тольятти, transl. Tol'yatti), também conhecida pelas grafias Toliatti e Tolyatti, é uma cidade da Rússia. Localiza-se na margem esquerda do rio Volga, no óblast de Samara, e tem cerca de 757 mil habitantes. Foi fundada em 1737 com a designação de Stavropol-na-Volga, mudando para o nome actual em 1964, em homenagem ao dirigente do Partido Comunista Italiano, Palmiro Togliatti.

A maior empresa da cidade é a fábrica de automóveis AvtoVAZ. Em ambas as margens do Volga, entre Togliatti e Gigulhovsk, existem centrais hidroeléctricas.

Atentado à bomba de 2007[editar | editar código-fonte]

Porto fluvial no Volga.

Na manhã de 31 de Outubro de 2007 uma bomba explodiu no interior de um autocarro, matando pelo menos oito pessoas e ferindo cerca de 50 no que Irina Doroshenko, porta-voz da ala investigativa da promotoria pública local, afirmou que poderia ser um ataque terrorista.[1] Uma investigação ainda está em andamento, porém acredita-se que o acto tenha sido cometido por terroristas do Cáucaso do Norte.[2] A cidade, no entanto, também tem uma reputação devido à violência de gangues e grupos que disputam o controlo do mercado de carros.[3]

Os primeiros relatos indicavam um possível envolvimento do chefe militar checheno Doku Umarov.[4]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

O Prefeito de Togliatti, Anatoly Pushkov.

Referências

  1. Bomb on Russian Bus Kills at Least 8, Michael Schwirtz, The New York Times, 1 de Novembro de 2007.
  2. Informe sobre o atentado. Russia Today
  3. Eight killed in Russia bus blast. BBC, 31 de Outubro de 2007.
  4. News. Russia Today

Ligações externas[editar | editar código-fonte]