Tutti a casa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Tutti a casa
Regresso ao Lar (BR)
 Itália
1960 • preto e branco • 120 min 
Direção Luigi Comencini
Roteiro Luigi Comencini, Age & Scarpelli, Marcello Fondato
Elenco Alberto Sordi, Martin Balsam, Serge Reggiani, Nino Castelnuovo, Didi Perego, Carla Gravina, Alex Nicol
Gênero Drama / Guerra
Idioma Lingua Italiana
Página no IMDb (em inglês)

Tutti a casa (Regresso ao lar (título no Brasil) ) é um filme italiano, de 1960. Trata-se de um drama de guerra dirigido por Luigi Comencini, com roteiro do diretor, juntamente com a famosa dupla Age & Scarpelli (Agenore Incrocci e Furio Scarpelli) e Marcello Fondato. A música é de Angelo Francesco Lavagnino.

Considerado como um dos melhores filmes de Comencini e um dos mais importantes filmes italianos do pós-guerra,[1] [2] [3] obteve o prêmio do júri do Festival de Moscou e dois pêmios David di Donatello, atribuídos a Alberto Sordi e ao produtor Dino De Laurentiis.

O filme foi incluído na lista dos 100 filmes italianos a preservar, elaborada com o objetivo de assinalar as 100 películas que mudaram a memória coletiva do país entre 1942 e 1978.[4] [5] [6] [7]



Sinopse[editar | editar código-fonte]

Litoral do Veneto, 8 de setembro de 1943. Na cozinha do quartel do Exército Real Italiano, o rádio difunde o famoso comunicado anunciando o armistício pedido pelo marechal Pietro Badoglio aos Aliados. O entusiasmo explode rapidamente entre os soldados e ressoa o grito "A guerra acabou! Todos para a casa!" A realidade, no entanto, logo se revela dramaticamente diferente. Os aliados alemães de repente se tornaram inimigos. O rei Vittorio Emmanuele e o marechal Badoglio fugiram. As tropas, sem ordens precisas, estão confusas e em desordem. O sub-tenente Alberto Innocenzi e seus soldados recebem  tardiamente a notícia do armistício e acabam ficando sob o fogo dos novos inimigos alemães. Innocenzi, extremamente fiel ao dever, aguarda ordens e procura um comando ao qual se apresentar, mas o regimento se  fragmenta. Muitos, cansados ​​da guerra, desertam e só pensam em voltar para suas casa e suas famílias. Outros não sabem o que fazer. Juntamente com o engenheiro  Ceccarelli e o sargento Fornaciari, únicos soldados remanescentes na tropa, Innocenzi começa sua difícil jornada de volta para a casa, abandonando pouco a pouco a linguagem e a postura militar, para se adaptar ao momento trágico.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  • EWALD FILHO, Rubens – Dicionário de Cineastas. 2ª ed. LPM, 1985
  • QUINLAN, David – The Illustracted Directory of Film Character Actors, Harmony Books, 1985.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.