Festival de Moscou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Poster oficial da "Free thought" do Festival de Moscou (32th Moscow International Film Festival), criação de Vik Muniz (2010).
O Festival de Cinema de Moscou, o segundo mais antigo do mundo. Seu prêmio máximo é uma estatueta reproduzindo São Jorge, lançando o dragão, símbolo da cidade de Moscou.

O Festival Internacional de Cinema de Moscou (em russo: Моско́вский междунаро́дный кинофестива́ль) é um festival internacional de cinema realizado na cidade de Moscou, na Rússia, desde 1935. é o segundo mais antigo do mundo, logo depois do Festival de Veneza. Desde 2000 se realiza anualmente em junho. Nikita Mikhalkov preside o festival desde 2000.

Características[editar | editar código-fonte]

O Festival de Moscou é considerado pela Federação Internacional das Associações de Produtores de Cinema entre os mais prestigiosos do mundo, junto com os festivais de Berlím, Cannes, San Sebastián, Karlovy Vary e Veneza.

Premiação[editar | editar código-fonte]

O prêmio máximo do festival é o São Jorge de Ouro, estatueta de São Jorge lançando o dragão, reprodução da imagem que se encontra no escudo de armas da cidade. Recentemente se instaurou também o Premio Stanislavsky para homenagear aos atores destacados que visitam o festival.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O filme , de Federico Fellini, fez sua estréia oficial nesse festival e levou seu prêmio máximo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.