Usuária Discussão:Amgauna/Ano/2018

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Olá, Amgauna! Isto é um convite para que conheça e participe do Wikiprojeto Inter-wikis do Museu Nacional, uma iniciativa para melhorar o conteúdo relacionado ao Museu Nacional e seu acervo nos projetos da Wikimedia. Este wikiprojeto dá-se no contexto emergencial de recuperação digital desse conteúdo após o incêndio de 2018, que motivou um comunicado oficial de nossa comunidade. Acreditamos que essa iniciativa pode ser de seu interesse; esperamos que possa participar. Obrigado!

--Joalpe (discussão) 01h53min de 23 de setembro de 2018 (UTC)


@Joalpe: Eu sou Carioca, nasci no Rio de Janeiro, e eu frequentei esse museu desde que eu nasci, eu passei a minha adolescência inteira indo no Parque da Quinta da Boa Vista, indo ao Museu Nacional, e indo ao Zoológico dali. Eu soube do incêndio no exato momento que ele começou a ser anunciado na televisão e nos jornais online, ha hora do incêndio ocorrendo. Aqui no Rio de Janeiro todas as universidades de arqueologia e museologia (alunos e professores) estão nos escombros do museu procurando objetos do museu e tentando identificar os objetos. E existe um Instituto do Governo aqui no Rio de Janeiro (apareceu na televisão ontem de noite) eles anos atrás digitalizaram o acervo do museu, e agora eles estão recriando as peças em impressora 3D se baseando nas fotografias digitais dele. Eu estou acompanhando esse assunto no Facebook página da UFRJ e Grupo Museologia da UNIRIO desde o dia do incêndio. Na sexta feira passada em noticiário na televisão mostrou que o pessoal da UFRJ estava querendo ver fotografias do conteúdo dentro do museu, e pedindo fotos, então eu decidi olhar isso dentro do Commons na sexta-feira, no sábado, no domingo e na segunda feira, o dia quase inteiro, durante várias horas, e eu reuni aproximadamente 4000 fotos que estavam espalhadas (várias fotos sem categoria), para dentro da categoria do Museu Nacional, Rio de Janeiro (Commons). Me disseram que já tem pessoas identificando e catalogando essas fotos lá. Ana Mercedes Gauna (discussão) 04h15min de 23 de setembro de 2018 (UTC)


@Amgauna: Sim, estamos todos acompanhando seu trabalho. Muito obrigado. E não hesite em assinar o projeto -- de todo direito aliás. Pelo projeto, vamos coordenar eventuais atividades. Boas edições. --Joalpe (discussão) 10h33min de 23 de setembro de 2018 (UTC)

@Joalpe: Eu já terminei o que eu tinha que fazer quanto ao Museu Nacional. Eu já reuni tudo o que era imagem de conteúdo do museu que eu achei espalhado dentro do Commons (aproximadamente 4 mil arquivos com fotos de objetos que estavam em exposição dentro do Museu Nacional, e eu coloquei eles dentro da categoria do "Museu Nacional, Rio de Janeiro" dias atrás. O pessoal da UFRJ, o pessoal da Museologia da UNIRIO, precisam ver essas fotografias, para poderem identificar objetos. Eu sou Analista de Sistemas, experiência maior que 20 anos. Eu sou Cisco CCNA2. Eu sou parceiro Microsoft Cloud [1] [2]. Estou ocupada analisando um problema dentro do Wikidata agora. Eu não trabalho nesse projeto Museu Wikipedia. Ana Mercedes Gauna (discussão) 18h02min de 23 de setembro de 2018 (UTC)


@Joalpe: Na televisão apareceu um noticiário dizendo que vários objetos do Museu Nacional UFRJ estão sendo reconstruídos em impressora 3D. E no grupo Facebook da UFRJ eu li a informação de que o Museu Nacional será reconstruído em breve. Eu moro em Botafogo, é um bairro perto, de metrô demora menos de 30 minutos para chegar lá, mas eu não quis ir lá ver ele destruído pelo incêndio. Mas quando o Museu Nacional UFRJ for reinaugurado e voltar a funcionar, eu irei lá ver como ficou o resultado da restauração e reforma do museu. Ana Mercedes Gauna (discussão) 21h20min de 27 de setembro de 2018 (UTC)


Wikidata/Glossary / Erro de Tradução = Database Error[editar código-fonte]

Em setembro/2018 eu li o Glossary do Wikidata. Eu notei que tem erro de tradução neste item: essa palavra tripla = triplicado = dados triplicados = informação em triplicada = existir mais de 3 informações iguais dentro do banco de dados.


Uma alegação (claim) é uma parte dos dados sobre a entidade em cuja página aparece a alegação. Uma alegação consiste numa propriedade (tal como "Localização") e num valor (por exemplo, "Angola"), ou alguma outra relação, ou composto, ou valor ausente. Uma alegação pode ter qualificadores, tais como qualificadores temporais que dizem que a alegação é válida durante um período de tempo específico. Comparada com as triplas usadas em dados ligados, uma alegação usa uma propriedade para expressar o predicado de uma tripla e um valor para expressar o objeto da tripla. As alegações fazem parte de declarações nas páginas dos objetos, onde podem ser ampliadas com referências e classificações; elas também podem aparecer em páginas de dados que não sejam objetos.


Em Setembro/2018 me mostraram o link desse manual técnico para eu ler Apache Jena - SPARQL Tutorial https://jena.apache.org/tutorials/sparql.html (Esse Apache ele é um servidor de banco de dados Big Data online ) e o manual do SPARQL 1.1 Language https://www.w3.org/TR/sparql11-query/. Eu vi partes de textos dentro desse manual que estão faltando existir dentro do Glossário para poder explicar o que é o Triple RDF e quem usa conseguir entender. Mas esse é um manual técnico, somente quem tem formação técnica (curso já concluído) em Ciência da Computação, Analista de Sistemas, ou formação em Administração de Banco de Dados irá conseguir entender esse manual do SPARQL. Esse manual é complicado de entender até por profissional técnico com experiência em banco de dados. Eu vi itens no manual que deveriam existir dentro do Wikidata Glossário online e que estão faltando.


Dentro desse manual técnico em inglês do Jena Apache SPARQL (esse aplicativo online é um servidor web de banco de dados Big data), tem as informações que explicam o que é esse Triple RDF do SPARQL, explica como ele funciona: (tem essa informação dentro do manual online link acima)

RDF is a directed, labeled graph data format for representing information in the Web. RDF is often used to represent, among other things, personal information, social networks, metadata about digital artifacts, as well as to provide a means of integration over disparate sources of information. This specification defines the syntax and semantics of the SPARQL query language for RDF. RDF is designed to meet the use cases and requirements identified by the RDF Data Access Working Group.


Esse RDF é um meio de fazer requerimentos em case para acesso de dados (ele trabalha junto com o XML para fazer a importação ou exportar de dados, ou transferir dados de um local para outro local), o case é uma instrução de como o dado, como a informação tem que se movimentar dentro do banco de dados:

Exemplo:

case é faço isso se está certo ou case faço isso se está errado
ou case faço isso se está certo
ou case faço isso se esta certo também
ou case faço isso se está errado

Exemplo: which can be serialized in RDF/XML as: <rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#" xmlns:foaf="http://xmlns.com/foaf/0.1/" > <rdf:Description> <foaf:name>Alice </foaf:name> </rdf:Description> <rdf:Description> <foaf:name>Bob </foaf:name> </rdf:Description> </rdf:RDF>

Exemplo: SPARQL FILTERs can restrict on arithmetic expressions. Query: PREFIX dc: <http://purl.org/dc/elements/1.1/> PREFIX ns: <http://example.org/ns#> SELECT ?title ?price WHERE { ?x ns:price ?price . FILTER (?price < 30.5) ?x dc:title ?title . } Query Result: title price "The Semantic Web" 23


Isso abaixo explica o que é esse Triple RDF que tem erro de tradução dentro do Glossário:

4.2 Syntax for Triple Patterns Triple Patterns are written as subject, predicate and object; there are abbreviated ways of writing some common triple pattern constructs. The following examples express the same query: PREFIX dc: <http://purl.org/dc/elements/1.1/> SELECT ?title WHERE { <http://example.org/book/book1> dc:title ?title } PREFIX dc: <http://purl.org/dc/elements/1.1/> PREFIX  : <http://example.org/book/> SELECT $title WHERE { :book1 dc:title $title } BASE <http://example.org/book/> PREFIX dc: <http://purl.org/dc/elements/1.1/> SELECT $title WHERE { <book1> dc:title ?title }

O triple RDF do glossário é isso, é uma instrução de como a informação deve caminhar dentro do banco de dados:

faça isso se está certo

faça isso se está certo também

faça isso se está errado

o glossário sem isso dentro dele explicando é igual complicação para entender o básico esse triple RDF. E nesse manual vi algumas coisas que eu não sei o que é.


Isso aqui analisa se uma informação é compativel com outra informação ou se algo é diferente, isso é aquele Triple RDF do Glossário do Wikidata

8.2 Removing Possible Solution

The other style of negation provided in SPARQL is MINUS which evaluates both its arguments, then calculates solutions in the left-hand side that are not compatible with the solutions on the right-hand side.

Data @prefix : <http://example/> . @prefix foaf: <http://xmlns.com/foaf/0.1/> .

alice foaf:givenName "Alice" ;

foaf:familyName "Smith" .

bob foaf:givenName "Bob" ;

foaf:familyName "Jones" .

carol foaf:givenName "Carol" ;

foaf:familyName "Smith" . Query: PREFIX : <http://example/> PREFIX foaf: <http://xmlns.com/foaf/0.1/ SELECT DISTINCT ?s WHERE { ?s ?p ?o . MINUS { ?s foaf:givenName "Bob" . } } Results: s <http://example/carol> <http://example/alice>


E isso aqui é chamada de função para o que existe abaixo dele poder funcionar.

@prefix : <http://example/> . @prefix foaf: <http://xmlns.com/foaf/0.1/> . = chamada de função também PREFIX : <http://example/ PREFIX foaf: <http://xmlns.com/foaf/0.1/>


Declaração de váriaveis de ambiente

8.3.1 Example: Sharing of variables

@prefix : <http://example/> .

a :b :c .

SELECT * { ?s ?p ?o FILTER NOT EXISTS { ?x ?y ?z }


Isso filtra a informação para dentro de algo caso a informação não exista não seja compativel

8.3.3 Example: Inner FILTERs

Differences also arise because in a filter, variables from the group are in scope. In this example, the FILTER inside the NOT EXISTS has access to the value of ?n for the solution being considered.

@prefix : <http://example.com/> .

a 1 .
a :q 1 .
a :q 2 .
b 3.0 .
b :q 4.0 .
b :q 5.0 .

When using FILTER NOT EXISTS, the test is on each possible solution to ?x ?n: PREFIX : <http://example.com/> SELECT * WHERE { ?x ?n FILTER NOT EXISTS { ?x :q ?m . FILTER(?n = ?m) }

No item 9.1 do manual não entendi o que é esse iri. IRI = Internationalized Resource Identifiers (IRI) = na wikipédia em português é IRI = na wikipédia em inglês é Internationalized Resource Identifier (IRI) https://en.wikipedia.org/wiki/Internationalized_Resource_Identifier e no Portal IBM.com (IBM Knowledge Center) o IRI = https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/en/SSGMCP_5.2.0/com.ibm.cics.ts.internet.doc/topics/dfhtl_atom_iri.html.

Isso aqui era bom existir dentro daquele glossário, ali explica o que é a Modelagem de dados = Resource Description Framework (RDF).

13 RDF Dataset The RDF data model expresses information as graphs consisting of triples with subject, predicate and object. Many RDF data stores hold multiple RDF graphs and record information about each graph, allowing an application to make queries that involve information from more than one graph. A SPARQL query is executed against an RDF Dataset which represents a collection of graphs. An RDF Dataset comprises one graph, the default graph, which does not have a name, and zero or more named graphs, where each named graph is identified by an IRI. A SPARQL query can match different parts of the query pattern against different graphs as described in section 13.3 Querying the Dataset. An RDF Dataset may contain zero named graphs; an RDF Dataset always contains one default graph. A query does not need to involve matching the default graph; the query can just involve matching named graphs. The graph that is used for matching a basic graph pattern is the active graph. In the previous sections, all queries have been shown executed against a single graph, the default graph of an RDF dataset as the active graph. The GRAPH keyword is used to make the active graph one of all of the named graphs in the dataset for part of the query.


Resumindo tudo: No manual do glossário tem que conter a explicação que esse triple = identificar e selecionar e dizer o que 3 informações tem que fazer depois que essas 3 informações foram comparadas uma com a outra. RDF = Resource Description Framework.

Esse tripe case RDF é isso: olha essa informação está certo? olha essa informação está certo? olha essa informação está certo? faça isso se está certo faça isso se está errado é isso que o RDF triple faz


<nocode> Ana Gauna (discussão) 06:56, 23 September 2018 (UTC)

Conclusão: Esse manual técnico do Jena Apache SPARQL que é o servidor web de banco de dados utilizado dentro do Wikidata, Wikipédia, Commons, etc, é complicado até para um programador SQL experiente utilizar. Dentro do Wikidata no item Query Service não é local de pessoas fazer testes e experiências com o SQL. Quem não entende e não sabe utilizar o manual técnico do Jena Apache SPARQL não deve utilizar o item Query Service do Wikidata. Um erro em SQL feito ali dentro do Query Service uma URL de um site dos projetos online da Wikimedia pode cair e parar de funcionar. Um erro feito dentro do SPARQL um site pode parar de funcionar. E enviei email ao Jimmy Wales também (eu tenho o email dele desde 2013) e pedi para ele mandar um programador web especialista em SPARQL fazer um checking dentro do Jena Apache SPARQL em todas as URL de todos os projetos da Wikimedia online (atualmente são mais de 50 servidores web de banco de dados, cada projeto que tem login de usuários é um database servidor web = https://www.wikipedia.org). Isso eu analisei em Setembro/2018, e falei com alguns dos administradores aqui da Wikipédia também. Ana Gauna (discussão) 17h12min de 3 de novembro de 2018 (UTC)

Indicação de eliminação rápida para a página Tarcisio Motta[editar código-fonte]

Olá, Amgauna. A página Tarcisio Motta que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Trierweiller (discussão) 14h08min de 30 de outubro de 2018 (UTC)

@Trierweiller: o Tarcisio Motta é vereador eleito do Rio de Janeiro, ele está com o mandato político de 4 anos ainda em vigor, e este ano nas eleições 2018 do primeiro turno, ele se candidatou a Governador do Estado do Rio de Janeiro, ficando em terceiro lugar. quem ganhou a eleição de Governador do Rio de Janeiro foi Wilson Witzel e ele faz parte da Lista de vereadores da cidade do Rio de Janeiro (2017-2020). Ana Gauna (discussão) 14h18min de 30 de outubro de 2018 (UTC)

@Amgauna: veja ☞ Wikipédia:Critérios de notoriedade/Política, vereadores estão fora dos critérios. Boas edições! Stuckkey (discussão) 14h48min de 30 de outubro de 2018 (UTC)
Ana Gauna, "vereadores serão relevantes somente se tiverem feitos de grande destaque no cenário político local, ou envolvidos em algum fato que resultou em grande comoção e/ou repercussão (necessário ter fonte).", ser candidato, seja a governador ou presidente, não é suficiente, precisa de algo mais. Trierweiller (discussão) 15h05min de 30 de outubro de 2018 (UTC)
@Trierweiller: e @Stuckkey: O Tarcisio Motta é um dos políticos que está apoiando o restauro do Museu Nacional da UFRJ (Rio de Janeiro) após o incêndio de Setembro/2018 [3] e [4] e ele também apóia o Movimento UERJ Resiste criado após diversas greves de estudantes e professores (que tiveram atraso de salários) que reclamam do corte de verbas na Educação Abraço cerca UERJ de solidariedade e UERJ-Resiste (Anped)e #UERJresiste e Facebook UERJResiste Ana Gauna (discussão) 15h28min de 30 de outubro de 2018 (UTC)
Ana, seu argumento é uma WP:BOACAUSA, mas ainda assim não atende o critério para políticos (já mostrado mais acima). Trierweiller (discussão) 15h35min de 30 de outubro de 2018 (UTC)
@Trierweiller: e @Stuckkey: Vereadores serão relevantes somente se tiverem feitos de grande destaque no cenário político local, ou envolvidos em algum fato que resultou em grande comoção e/ou repercussão (necessário ter fonte). vi que existe essa opção no Wikipédia:Critérios de notoriedade/Política, nisso de fato de grande comoção se enquadra o Movimento UERJ Resiste (já existe tem vários anos) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que o vereador Tarcisio Motta (PSOL) apóia, e junto com o reitor da UFRJ (Alexander Kellner) que é do PSOL, ambos estão apoiando também o restauro do Museu Nacional UFRJ. Governo Federal tem maior responsabilidade pela tragédia’, afirma diretor do Museu Nacional Ana Gauna (discussão) 15h57min de 30 de outubro de 2018 (UTC)
O movimento pode atender os critérios próprios, mas não basta o político "apoiar" o movimento. Ele é o líder? O principal organizador? Existem fontes fiáveis e independentes? Trierweiller (discussão) 16h10min de 30 de outubro de 2018 (UTC)
@Trierweiller: Achei em Participação nas Frentes Parlamentares - Ver. Tarcísio Motta lá diz que ele tem participação ativa em diversas frentes parlamentares, incluindo a UERJ, Educação e Saúde no Rio de Janeiro. Isso serve? Ana Gauna (discussão) 00h25min de 31 de outubro de 2018 (UTC)

---

---

Amgauna Evite negritos e maísculas, eu não indiquei para ER e nem eliminei o artigo estou absolutamente neutro, apenas indiquei o critério para você. Analisando a página eliminada ela não tem estas fontes, nem fala em museu e nem em comoção. Ou seja, estava incompleta, naquela forma não cabe o restauro, refaça o artigo, coloque as fontes e enquadre no critério. Não participarei nem de PE ESR ou eliminação, vim auxiliar. Evite meu nome por aqui novamente, ajudei você como ajudo demais usuários, por isso já estou contente, não peço reconhecimento e nem agradecimentos. Assim funciona trabalho voluntário, eu ajudo os demais por que gosto. Como o que coube fazer aqui, era uma ajuda efetiva e já está feita. Então aqui não retorno, apenas peço que evite citar meu nome, pois não estou contra você, seu artigo ou o biografado. Como já sei que nem toda ajuda é bem-vinda e pode ser mal interpretada, não estou surpreso. Boas edições! Stuckkey (discussão) 18h11min de 30 de outubro de 2018 (UTC)
Stuckkey Sei. Obrigado pela sua ajuda. Já tem muitos anos que não te vejo aqui me ajudando com algo. Boa tarde. Ana Gauna (discussão) 18h22min de 30 de outubro de 2018 (UTC)

Discussão:Universidade_do_Estado_do_Rio_de_Janeiro#Movimento_UERJ_Resiste[editar código-fonte]

Discussão:Universidade_do_Estado_do_Rio_de_Janeiro#Movimento_UERJ_Resiste Está faltando esse assunto dentro do texto do artigo. Esse Movimento UERJ Resiste, existe já tem alguns anos dentro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e foi criado após diversas greves de alunos e professores (após atraso no pagamento de salários) que reclamam do corte de verbas na Educação, esse Movimento UERJ Resiste teve o apoio de alguns políticos. Ana Gauna (discussão) 17h09min de 30 de outubro de 2018 (UTC)

Testes em Discussão:Conselho Federal de Psicologia do Brasil[editar código-fonte]

Boas vindas, e obrigado(a) por experimentar a Wikipédia. Seu teste na página Discussão:Conselho Federal de Psicologia do Brasil funcionou, porém foi necessário revertê-lo ou excluí-lo. Motivo: o único local correto para testar as ferramentas de edição da Wikipédia é a página de testes. Por favor, consulte a página de boas-vindas para aprender mais a respeito de como contribuir com esta enciclopédia. Obrigado(a). Chronus (discussão) 00h59min de 2 de novembro de 2018 (UTC)

@Chronus: Eu não fiz testes. Eu coloquei uma informação que eu sei. O senhor é brasileiro ou é de Portugal? No Brasil o Conselho Federal de Administração (CFA) não é igual ao Conselho Regional de Administração (CRA). No Brasil o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é diferente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). No Brasil o Conselho Federal de Medicina (CFM) não é igual ao Conselho Regional de Medicina (CRM). No Brasil o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) não é igual ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia]] (CREA). Idem os demais Conselhos Federal que existem no Brasil. Os Conselhos Federais tem sede em Brasília Distrito Federal e fazem a administração de todos os trabalhos executados dentro dos Conselhos Regionais. Algumas profissões no Brasil, a pessoa (ou a empresa) para poder trabalhar no Brasil, tem que existir o cadastro em vigor feito dentro do Conselho Regional. Cada Conselho Regional do Brasil emite uma carteira profissional de determinada profissão. Essa carteira profissional que é emitida pelos Conselhos Regionais (existe um Conselho Regional com sede na Cidade que é Capital de cada um dos Estados do Brasil) tem validade federal (nacional), tem validade em todos os Estados do Brasil. Quem é obrigado a ter o registro profissional, e não tem e trabalha, está trabalhando ilegal. Por exemplo um médico para poder trabalhar em clinicas e hospital ele tem que ter registro em vigor no Conselho Regional de Medicina (CRM) com carteira profissional em vigor. Existe diversas legislação em vigor no Brasil que regulamenta o exercício legal da profissão e a obrigação do cadastro em vigor dentro dos Conselhos Federal de cada profissão, quem não tem está trabalhando ilegalmente. Esse cadastro é feito para os estudantes universitários de determinadas profissões e também para as pessoas que possuem o certificado de conclusão do curso superior de determinadas profissões. E as empresas que trabalham em determinadas áreas profissionais tem a obrigação (por lei em vigor) de ter dentro do seu quadro de funcionários um profissional técnico responsável que possua a carteira profissional em vigor. Olhe Conselho de classe profissional. Ana Gauna (discussão) 01h31min de 2 de novembro de 2018 (UTC)
Páginas de discussão não são coletâneas de curiosidades, onde cada editor pode colocar "uma informação que sabe". Isto é abuso do espaço público. Chronus (discussão) 04h22min de 2 de novembro de 2018 (UTC)
@Chronus: Não. Hoje eu notei que existe redirecionamento feito errado entre essas páginas dos conselhos federais e conselhos regionais. A sigla CRA no Brasil é Conselho Regional de Administração (CRA), hoje vi o redirecionamento da sigla CRA feito automático para outra página. Isso foi a primeira coisa que chamou a minha atenção hoje horas atrás. E o que eu escrevi não é curiosidade. Conselho Federal no Brasil não é igual a Conselho Regional no Brasil, e cada um existe para regulamentar determinadas profissões no Brasil, e cada profissão específica tem uma legislação individual em vigor no Brasil. E agora de noite estou estranhando não encontrar aqui dentro da Wikipédia a página do Conselho Federal de Contabilidade e a página do Conselho Regional de Contabilidade. Eu não olho essas páginas já tem muitos meses, mas eu tenho quase certeza que essa página do Conselho Federal de Contabilidade existia aqui dentro meses atrás ou poucos anos atrás. Ana Gauna (discussão) 04h41min de 2 de novembro de 2018 (UTC)
Páginas de discussão existem apenas para debater problemas encontrados especificamente no verbete ao qual estão associadas. Se há redirecionamentos errados, corrija-os em suas devidas páginas. Se falta o artigo sobre o tema, crie o verbete. Só não abra discussões desconexas em locais inadequados, conforme orienta WP:ABUSO (leia). Chronus (discussão) 05h02min de 2 de novembro de 2018 (UTC)
@Chronus: Eu uso a Wikipédia desde 2006. Algumas vezes eu fico meses ou fico anos sem olhar determinada página aqui dentro. E a área de discussão dos artigos desde 2006 era o local de se colocar os problemas ou sugestões dos artigos. E o que eu escrevi tem haver com o assunto de cada um dos conselhos federais. Eles existem ha dezenas de anos, eu e várias pessoas olham essa informação aqui dentro de vez em quando. O local de discussão dos artigos é o local de se escrever os problemas e sugestões nos artigos, um dos administradores daqui já tem vários anos isso, me informou isso, eu me lembro. Quanto a redirecionamento errado em página, eu não sei consertar isso. Ana Gauna (discussão) 05h15min de 2 de novembro de 2018 (UTC)
Eu sou Analista de Sistemas Senior (experiência maior que 20 anos) e sou profissional de Administração também (tenho registro profissional no CRA-RJ em vigor). Na década de 80 eu estudei Administração e Controle, Direito e Legislação, Contabilidade e Finanças, Economia e Mercados, psicologia, matemática financeira, Organização e Métodos (O&M), Marketing, redação comercial, etc. Durante mais de 10 anos eu trabalhei dando suporte técnico aos advogados do meu ex-emprego, eu já digitei muitos processos judiciais para advogados anos atrás, e eu já acompanhei vários processos judiciais dentro do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Por esse motivo eu sei achar leis em vigor e eu sei interpretar algumas leis em vigor, fiz isso durante vários anos para os advogados do meu ex-emprego. Nessa época trabalhei ajudando vários advogados. Por esse motivo me interessa ler textos na Wikipédia relativo a legislação em vigor. Eu estudei noção de Direito e Legislação na década de 80. Ana Gauna (discussão) 06h18min de 2 de novembro de 2018 (UTC)

Wikimedia Commons (problemas)[editar código-fonte]

@Paladinum2: Eu uso a Wikipédia em português desde 2006, eu uso a Wikipédia em inglês desde 2013, eu uso o Wikimedia Commons desde 2011. Dentro do Wikimedia Commons existe pessoas de diversas nacionalidades e de diversos idiomas. Lá dentro tem pessoas que não gostam de brasileiros. Dentro do Commons tem pessoas de idioma russo, de idioma alemão, de idioma francês etc (com poder de administrador), que não gostam de brasileiros e eles estão sempre implicando com alguma pessoa lá dentro do Commons apagando fotos diversas. Tem algumas pessoas lá dentro do Commons que tem o poder de apagar fotos e nem avisa a pessoa que determinada foto foi indicada para apagar ele apaga a foto de imediato e você só fica sabendo que isso ocorreu quando entra o email dentro da tua caixa postal informando que alguém excluiu as suas fotos e na tua página de discussão do Commons essa pessoa não colocou nada escrito lá. Hoje mesmo dentro do Commons ocorreu isso: anos atrás eu fui no show do Skank e eu tirei diversas fotos do Samuel Rosa (Skank) com minha camera digital e eu coloquei algumas dessas fotos que eu fiz dentro do Commons e hoje uma pessoa chamado Usuário(a):JuTa apagou as fotos e nada escreveu de justificativa dentro da minha página de discussão do Commons mas o Commons me enviou email informando o que ele fêz. Assim como ele fêz lá dentro do Commons tem diversas pessoas que também fazem isso apagam fotografias e não escrevem nada dentro da área de discussão da pessoa que teve a foto apagada dentro do Commons. Isso já ocorre lá dentro do Commons já tem vários anos. Ana Gauna (discussão) 15h18min de 3 de novembro de 2018 (UTC)

@Ana Gauna, that was a duplicate upload - the image still exists at commons:File:IMG201501011147260531 Parque do Ibirapuera - Brasilia - DF - Brasil.jpg. This was noted in the reason for deletion - see [here] regards. --JuTa (discussão) 10h31min de 4 de novembro de 2018 (UTC)

Licenças Creative Commons + Lei Direito Autoral (problemas)[editar código-fonte]

@Paladinum2: Além desse problema que existe dentro do Commons, também existe o problema da legislação de direito autoral, que é diferente em cada nacionalidade, a legislação de direito autoral do Brasil, não é igual a legislação do mesmo assunto em Portugal, na Inglaterra, no Estados Unidos, na Alemanha, na França, etc. O servidor dos projetos da Wikipédia, Commons, Wikidata, etc está localizado dentro de países da União Européia e a legislação que eles tem que obedecer é a legislação individual de cada país mais a legislação da União Européia. Dias atrás o Ronhjones do Commons (um dos raros que querem ajudar alguém lá dentro) me disse que dentro do Commons as fotografias obedecem a legislação internacional da Convenção_da_União_de_Berna (Direitos Autorais) de 1886 (o problema é que em 1886 não existia a internet). Em 2016 os Estados Unidos da América atualizou a legislação dele de Direitos Autorais Copyright Law of the United States (inglês) e se algum dos servidores (database web server) dos projetos da Wikimedia (existe mais de 50 servidores database web server, existe um servidor para cada projeto que tem login de usuários) estiver dentro de provedor dos Estados Unidos ele tem que obedecer essa legislação também. Essa empresa Creative Commons que tem as licenças de direito autoral para uso na internet quer obedecer a legislação de 1886 da Convenção_da_União_de_Berna pelo que diz em Licenças Creative Commons e Creative Commons (inglês) e Creative Commons license (inglês). Entendeu? O problema maior é que estamos na internet, várias leis em vigor de direito autoral que estão em vigor são velhas e antigas de época que a internet ainda não existia, então cada nacionalidade está adaptando aos poucos a legislação que existe em vigor em cada país e cada idioma para uso na internet. Esse problema é geral. Ana Gauna (discussão) 15h18min de 3 de novembro de 2018 (UTC)




Volto a repetir que a wikimedia somente aceita em seu acervo midias que estiverem liberadas sob licença explicita, que garanta uso comercial e edição irrestritos. Basta ler as regras para upload. Nem todos os órgãos públicos deixam claro qual a licença. Tem órgãos que permitem apenas o uso não comercial, e isso fere os princípios da wikimedia de aceitar mídias. O site do governo do estado do Rio de Janeiro é um exemplo que deixa claro em sua página que deixa o uso liberado sob uma licença aceitável. Já outros governos estaduais nem tanto. Veja como exemplo essa imagem do TSE https://www.flickr.com/photos/tsejusbr/36323252005/in/album-72157684375606734/ está configurada como "todos os direitos reservados", o que impede seu uso na wikimedia. Apenas entenda que liberação de acesso a informação não é uma carta branca para usar a seu bel prazer a midia. Ela continua tendo direitos registrados, e a menos que o órgão explicite que libera seu uso numa licença aceitável pela wikimedia, ela será deletada. Paladinum2 (discussão) 18h09min de 4 de novembro de 2018 (UTC)
@Paladinum2: Por lei federal em vigor todos os órgãos do governo estadual e governo municipal do Brasil tem que obedecer a legislação federal porque ela está acima da legislação estadual e porque ela está acima da legislação municipal. E uma lei em vigor também está acima de qualquer regra que uma pessoa quer impor ou uma empresa quer impôr, todos tem que obedecer a lei em vigor. E quando existe várias nacionalidades e vários países com leis similar diferentes os governos de cada nacionalidade e os advogados olham a lei internacional que está em vigor. A Convenção_da_União_de_Berna é lei internacional em vigor. Se desconhece isso, leia: Copyright Week: O que aconteceu com a reforma do direito autoral no Brasil? e leia Creative Commons Copyright Reform (inglês). E se desconhece isso também leia Wikimedia Portugal e leia Wikimedia Portugal Perguntas Frequentes. Eu sou profissional de internet, tenho o Cisco CCNA2 Routing and Switching, isto é um servidor database web (aqui no Rio de Janeiro a hora é 17hs e no servidor Wikipédia web online é 19hs, então pela lógica o equipamento está localizado na União Européia, eu vou usar visão global aqui. Ana Gauna (discussão) 19h06min de 4 de novembro de 2018 (UTC)

Suas edições em COBOL são totalmente erradas. Vou remover tudo, mas não hoje.Especial:Contribuições/189.123.241.12

Especial:Contribuições/189.123.241.12 Quem é você para falar isso? Eu sou profissional de computação com experiência maior que 20 anos.Ana Gauna (discussão) 18h28min de 1 de dezembro de 2018 (UTC)

Predefinição:Linguagens de programação[editar código-fonte]

Olá! Eu reverti sua edição na predefinição por 2 motivos: você incluiu projetos que não necessariamente são linguagens de programação (como Angular e ASP), e porque a ideia é manter a predefinição concisa; se o leitor quiser mais linguagens, tem a lista e a categoria. --Ricvelozo (discussão) 01h33min de 2 de dezembro de 2018 (UTC)

@Ricvelozo: São linguagens de programação sim. Se é uma linguagem que o programador tem que digitar um código padrão obedecendo o sintaxe da linguagem, isso é uma linguagem de programação. O que já vi ocorrer de confusão é isto. Hoje em dia as linguagens de programação estão dividas em programação web e programação de aplicativos web. O ASP é uma linguagem de programação web para uso com o IIS. O Angular já está na versão Angular 2 e Angular 3, e é uma linguagem de programação web utilizada para construir sites. O Angular e o JQuery eu ainda estou aprendendo a usar. Um amigo meu me disse que o Angular é o melhor para se aprender atualmente para programação web. No ano 2000 eu estudei o Transact-SQL e uns 10 anos atrás eu estudei o Oracle Java e atualmente eu estou relembrando ele. O HTML eu já usei o HTML 3, o HTML 4 (junto com o JavaScript) e estou utilizando o HTML5 agora. O PHP já usei a versão PHP 5.2 (que não funciona junto com o Bootstrap 3.3.7) e atualmente eu estou estudando o PHP7 com Oracle MySQL. Enfim, tudo o que tem código com sintaxe que um programador tem que digitar linhas de código obedecendo a sintaxe do comando, aquilo é uma linguagem de programação. Tem linguagens que interage direto com o IIS, interage direto com um Servidor Apache, e tem linguagens que constrói um aplicativo web. Sabe o que eu acho interessante organizar? Separar essa listagem de linguagens de programação por década, separar a relação das linguagens de programação utilizadas na década de 70, na década de 80, na década de 90, isso facilitaria a pesquisa de alunos quando o professor de curso superior de ciência da computação pedir que os alunos pesquisem algumas linguagens velhas de programação que existiam décadas atrás. Ana Gauna (discussão) 12h03min de 2 de dezembro de 2018 (UTC)
Não são linguagens de programação. Sobre a separação por décadas, pode criar as listas, igual na wiki-en, mas a predefinição é interessante manter como está, senão fica muito poluído. --Ricvelozo (discussão) 04h51min de 3 de dezembro de 2018 (UTC)

@Ricvelozo: O senhor é Analista de Sistemas? ou Programador Web? Eu sou, desde a década de 80 (meu primeiro curso). Tudo o que é código que tem uma sintaxe básica que o programador tem que se guiar para programar alguma coisa é uma linguagem de programação. Hoje em dia um programador web mistura o código do HTML5 + CSS3 + JavaScript + JQuery + PHP + Bootstrap + Angular + etc (com tudo funcionando junto) na construção de um site. Só esses aplicativos prontos de construção de sites é que não faz isso (misturar). Hoje notei que o site do Tutorial Angular2 que eu usei meses atras criou o site do Tutorial do Angular4 também (e notei que esse site está com bloqueio aqui dentro da Wikipedia). Este ano de 2018 eu me dediquei durante vários meses a aprender o Bootstrap 3.3.7 e o Bootstrap 4 eu não gostei porque ele retirou os icones de dentro dele. Este ano de 2019 eu vou me dedicar a tentar aprender o Angular. Meu domínio de testes de código de programação está dentro de http://anagauna.eti.br Esse meu site eu fiz ele manualmente digitando uma mistura de códigos HTML5 + CSS3 + JavaScript + JQuery + Bootstrap 3.3.7 + PHP7. Atualmente eu estou fazendo uns testes em códigos e em breve eu vou remodelar o meu site inteiro. Eu estou testando códigos de login atualmente. Ana Gauna (discussão) 13h19min de 3 de dezembro de 2018 (UTC)
Vi hoje que o Angular versão 7.1.1 e Angular versão 7.1 já existe disponível para download. Ana Gauna (discussão) 14h07min de 3 de dezembro de 2018 (UTC)

Informe um erro[editar código-fonte]

Olá Amgauna Interessante que esteja ajudando a responder as questões no Wikipédia:Informe um erro, agradeço. Peço apenas que inclua nas respostas a formatação da predefinição {{resp|corrigido|texto= e termine a frase com duas chaves}} ou {{resp|não há erro|texto= e termine com }} duas chaves ao final, para manter tudo verdinho e facilitar outros editores. Jo Loribd 14h32min de 2 de dezembro de 2018 (UTC)

Marcações HTML e ligações externas[editar código-fonte]

Olá! Evite adicionar marcações HTML aos artigos, <p></p> por ex; Para adicionar um novo parágrafo, basta deixar uma linha em branco; consulte WP:ACESSÍVEL.

Sobre as ligações externas, evite criar uma lista muito grande, como links para W3Schools e listas de tutoriais; consulte WP:LINKS. Em geral, páginas de referência da MDN, MSDN e oficiais são mais confiáveis que a W3Schools. --Ricvelozo (discussão) 23h00min de 3 de dezembro de 2018 (UTC)

@Ricvelozo: Eu prefiro usar o <p> porque deixar espaço em branco nem sempre funciona aqui dentro. Eu já vi aqui dentro várias vezes em várias páginas com os espaços de linha em branco no modo de editar texto, e na visualização que fica após gravar um texto, aparecer os parágrafos tudo grudado um no outro sem espaço. Ana Gauna (discussão) 23h17min de 3 de dezembro de 2018 (UTC)
Por favor, siga a recomendação da comunidade (WP:ACESSÍVEL). Inclusive você está deixando várias marcações abertas. --Ricvelozo (discussão) 23h30min de 3 de dezembro de 2018 (UTC)
@Ricvelozo: Eu li o WP:ACESSÍVEL agora de noite. No Wikitexto o item // = </br> = forçar quebra de linha = isso não funciona aqui dentro. Eu já testei e isso não funcionou. Ana Gauna (discussão) 00h51min de 4 de dezembro de 2018 (UTC)
Para quebra de linha se usa <br />; </b> é negrito. De qualquer forma, é recomendado usar linha em branco para novos parágrafos, e não marcações HTML. --Ricvelozo (discussão) 01h16min de 4 de dezembro de 2018 (UTC)
@Ricvelozo: Eu sei HTML. Me referi que isto </br> e isto // mencionado no Wikitexto não funciona como forçar quebra de linha aqui dentro. E eu notei agora de noite que o senhor apagou diversos links de tutorial que eu coloquei em diversas páginas: PHP, LUA e etc. Porque essa sua implicância com o link do site W3 Schools (https://www.w3schools.com/)? Ele é ótimo e muitos estudantes de computação utiliza ele. O bom desse site é que tem a sintaxe completa com a explicação detalhada de cada comando, e ele criou o tutorial para várias linguagens de programação. Esse site existe tem muitos anos com esses Tutorial. Ana Gauna (discussão) 01h37min de 4 de dezembro de 2018 (UTC)
Eu já expliquei o motivo da retirada dos links acima. Sobre a marcação de quebra de linha, vou mostrar que funciona:









Viu? E é <br /> e não </br>. --Ricvelozo (discussão) 04h07min de 4 de dezembro de 2018 (UTC)
@Ricvelozo: MDN = Mozilla Developer (https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/Tutoriais) ele só tem tutorial de HTML, CSS e JavaScript. O MSDN = Microsoft Developer (https://msdn.microsoft.com/pt-br/) e Technet (https://technet.microsoft.com/pt-br/) ele só tem manual online relativo aos produtos fabricados pela Microsoft. Já esse site W3 Schools (https://www.w3schools.com/about/default.asp) ele está sempre se atualizando e criando novos tutoriais de vez em quando. Ele existe ha muitos anos. Antigamente esse site só tinha o Tutorial HTML, Tutorial CSS e Tutorial JavaScript. Conforme os anos foram passando ele criou vários tutoriais (https://www.w3schools.com/). Esse site é uma fonte confiável de informação de Tutoriais, ele existe tem muitos anos, e ele é utilizado por profissionais, por professores de computação e por alunos de computação de várias nacionalidades e vários idiomas ha muitos anos. Ana Gauna (discussão) 11h23min de 4 de dezembro de 2018 (UTC)