Usuário(a):Anjos2021/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Angelo Sebastião Araujo dos Anjos
Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araujo dos Anjos

José Ângelo
Nascimento 20 de janeiro 1957
Santo Antônio de Jesus, Bahia
Nacionalidade Brasileiro
Educação Graduação em Geologia (IGEO/UFBA), Mestrado e Doutorado em Engenharia Mineral (EDUSP)
Alma mater Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia UFBA, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)
Ocupação Geólogo e Professor

José Angelo Sebastião Araujo dos Anjos é um geólogo e professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia . Especialista em Geologia Ambiental e Energia, atuante nas áreas de sustentabilidade e avaliação de impactos ambientais, planos de recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, Detalhamento geoquímico de sítios contaminados por metais pesados (chumbo, cadmio, arsênio, zinco e cobre), remediação e recuperação de áreas contaminadas por resíduos orgânicos e inorgânicos, e contaminação das águas superficiais e subterrâneas. José Ângelo Sebastião Araujo dos Anjos é membro da Sociedade dos Protetores dos Desvalidos (SPD) , entidade negra sem fins lucrativos que desenvolve serviços sociais voltados para a comunidade negra do Estado da Bahia , desde 1827, e que teve em seu avô, Jacinto Manoel dos Anjos, um dos baluartes da instituição.

Biografia[editar | editar código-fonte]

José Angelo Sebastião Araujo dos Anjos nasceu em 20 de janeiro de 1957, na cidade Santo Antônio de Jesus, “Cidade das Palmeiras”, Recôncavo Baiano, Brasil. Filho do Cirurgião Dentista José Tibúrcio dos Anjos e da Professora Antonieta Araujo dos Anjos. Estudou o primeiro grau em Santo Antônio de Jesus, na escola Rio Branco, de propriedade da Profa. Cefira Diniz, concluindo o primeiro grau, respectivamente: Ginásio Nossa Senhora de Fatima (Colégio Masculino), e Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Recebeu o batismo na Igreja Católica em 1965. Em 1972 participou em Santo Antônio de Jesus, da 35ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, em comemoração ao sesquicentenário da independência do Brasil. Fez o segundo grau em Salvador, no Colégio da Bahia (CENTRAL), e neste ínterim representou o CENTRAL e o Estado da Bahia em 1975, nos Jogos Estudantis Brasileiro, realizado em Brasília, disputando as corridas de 400 (quatrocentos) e 4x400 metros, além de ter jogado futebol no Fluminense de Santo Antônio de Jesus.


Vida acadêmica[editar | editar código-fonte]

Graduou-se em Geologia em 1983 pela Universidade Federal da Bahia em 1979, sendo logo em seguida contratado pela Superintendência de Geologia e Recursos Minerais (SGM), autarquia vinculada a Secretaria das Minas e Energia do Estado da Bahia. Durante esse período participou de dois grandes projetos, o da criação do Mapa Granitogênico do Estado da Bahia, e o do Mapa Metamórfico do Estado da Bahia, ambos na folha de Vitoria da Conquista.



Em 1988 realizou seu primeiro curso de pós-graduação, em nível de Especialização, denominado “Planejamento e Administração dos Recursos Ambientais”, realizado pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), onde defendeu a monografia “Diagnóstico dos Impactos Ambientais causados pelas atividades da Rio Salitre Mineração Ltda, na região de Santa Luz, Bahia. Entre 1989 e 1996, já no Centro de Recursos Ambientais do Estado da Bahia (CRA), realizou o licenciamento ambiental de dezenas de empreendimento potencialmente poluidores, destacando o licenciamento da Barragem de Xingó e estradas na região do Oeste do rio São Francisco, além de Linhas Sísmicas para estudos de exploração de Petróleo no estado da Bahia. Em 1992 participou da ECO 92, a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, como integrante da equipe de técnicos do Centro de Recursos Ambientais do Estado da Bahia, participando das discussões sobre a implantação das minas de Uranio de Caetité no estado da Bahia.


Sua segunda especialização foi feita em 1994 em “Avaliação de Impactos Ambientais”, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando teve a oportunidade de conhecer de perto empreendimentos de grande impacto ambiental, como a Usina Nuclear de Angra dos Reis. Durante o período de 1997 a 2003, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Enrique Sanchez, desenvolveu os trabalhos de mestrado e doutorado, respectivamente, Estratégias para remediação de um sitio contaminado por metais pesados- estudo de caso, e Avaliação da eficiência de uma zona alagadiça no controle da poluição por metais pesados – o caso da Plumbum em Santo Amaro da Purificação/Ba. Participou de reuniões para avaliação da contaminação ambiental por chumbo, em Santo Amaro, em especial, as desenvolvidas na Comissão de Minorias e Meio Ambiente do Congresso Nacional, durante o período de 2000 a 2002. Na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), lecionou disciplinas nos cursos de Engenharia Ambiental e Biologia, além do curso de Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas, oportunidade em que orientou dezenas de monografias de graduação e recebeu várias homenagens por seu talento e dedicação como docente e cientista. Entre 2004 e 2017, coordenou, na Universidade Salvador (UNIFACS), os cursos de graduação em Gestão Ambiental, a Especialização em Avaliação de Impacto Ambiental/Recuperação de Áreas Degradadas, e o Mestrado em Energia, além de implantar e coordenar o curso de Engenharia Ambiental. Em 2004, como bolsista Recém Doutor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ desenvolveu a pesquisa sobre Avaliação do passivo ambiental proveniente da extração de petróleo na bacia do Recôncavo e Tucano – Diagnóstico para a recuperação ambiental e desativação de instalações petrolíferas. Nesse ano ganhou o Prêmio BAHIA AMBIENTAL para melhor Tese de Doutorado defendida na EPUSP. Posteriormente, na UNIFACS, coordenou projeto vinculado ao Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD) desenvolvido entre a Faculdade e a UNICAMP, durante o período de 2007 a 2011, no qual foram desenvolvidas número significativo de atividades técnico-cientificas, entre elas o I e II Simpósios de Geologia Médica do Estado da Bahia.

Ingressou em 2010 como professor do curso de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio de concurso público para a vaga da disciplina Geologia Ambiental, tendo iniciado as atividades no Programa de Pós Graduação em Geologia da UFBa, em 2014. Assessorou o Centro de Tecnologia Mineral do Brasil (CETEM), no desenvolvimento do “Projeto Santo Amaro – Bahia”, com a proposta para recuperação e remediação ambiental dos sítios contaminados das minas e planta de beneficiamento localizados no município de Boquira e da metalurgia em Santo Amaro/Ba. Na graduação e pós graduação em geologia da UFBa, em Parceria com a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), do Rio de Janeiro, realizou estudos sobre Geologia Ambiental e Médica do Brasil, nas regiões de Boquira e Santo Amaro. Posteriormente, em 2016 realizou a Exposição Fotográfica na comemoração dos 70 Anos da Universidade Federal da Bahia, “A família dos Anjos e os 70 anos da UFBa”. Em homenagem ao seu pai José Tibúrcio dos Anjos, cirurgião dentista; sua tia Nildes Corbiniana dos Anjos, enfermagem, e Antônio Silva dos Anjos, seu tio Engenharia Civil, todos formados na Universidade Federal da Bahia, na década de 1960.


Em 2015 foi condecorado pela UNIFACS Laureate International Universities com “Honra ao Mérito”, em reconhecimento pela dedicação e amizade para com a Instituição, e com o Prêmio Pesquisador do ano de 2016. No Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, realizou em 2018 o III Simpósio de Geologia Ambiental e Médica do Estado da Bahia e o I Encontro de Pesquisadores Negros nas Geociências. Entre 2018 e 2019 coordenou o Programa de Pós Graduação em Geologia da UFBA, período em que desenvolveu a primeira coordenação compartilhada entre os integrantes do conselho da pós graduação em geologia. Em junho de 2021 lançou o primeiro e-Book da série Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), sobre Geologia Ambiental e Médica do Estado da Bahia.


Atividades, prêmios e distinções[editar | editar código-fonte]

2016 - 1º Lugar na Produção Cientifica 2015/2016 da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Informação da Universidade Salvador (UNIFACS)/LAUREATE. 2015 Indicador de Produção Cientifica da Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação, Universidade Salvador (UNIFACS/LAUREATE). 2015 - Honra ao Mérito, Universidade Salvador (UNIFACS/LAUREATE). 2015 - Honra ao Mérito, UNIFACS/ LAUREATE (Universidade Salvador/Laureate International Universities. 2013 - Prêmio Personalidades da Bahia 2013, na categoria Educador, da LL Produções Artisticas. 2006 - Prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo e de Ciências e Inovação, Santander Banespa. 2004 – Prêmio Bahia Ambiental 2004 - 1 lugar tese de doutorado, Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

Figueiredo BR, de Capitani EM, Anjos JA, Luiz-Silva W (2012) Chumbo, Ambiente e Saúde - o desafio do controle da exposição humana. São Paulo: Annablume, v. 1, 250p. ISBN 978-8539104758.

Publicações científicas[editar | editar código-fonte]

Santos NL, Anjos JASA, Klammler H (2020) Exposição da Zona Urbana de Boquira, estado da Bahia, aos Metais Tóxicos Associados à Bacia de Rejeito de Mineração Abandonada. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ 43(3). https://doi.org/10.11137/2020_3_280_291

Santos NL, Gomes MCR, Anjos JASA, Cunha FG (2020) Multivariate statistical analysis applied to assess the dispersion of contaminants in a mining tailings basin in the semiarid region of Bahia – Brazil. Ambiente e Agua 15(5) - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2572

Gomes MCR, Anjos JASA, Daltro RR (2020) Multivariate statistical analysis applied to the evaluation of groundwater quality in the central-southern portion of the state of Bahia - Brazil. Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 15(1). https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2408

Daltro RR, Anjos JASA, Gomes MCR (2020) Evaluation of Heavy Metals in Water Resources in the semi-arid region of Boquira, Bahia – Brazil. Revista de Geociências da UNESP 39(1). https://doi.org/10.5016/geociencias.v39i1.14013

Miranda LS, Anjos JASA (2018) Occupational impacts and adaptation to standards in accordance with Brazilian legislation. Safety Science, v. 104, p 10-15. https://doi.org/10.1016/j.ssci.2017.12.034

Rodrigues LSM, Anjos JASA (2018) Relatório de Sustentabilidade Aplicado a Gestão Pública. Gestão & Planejamento, v. 19. https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v19.4192

Prudente TA, Meirelles MAN, Anjos JASA, Santos RG (2017) Degradation of Mangrove Ecosystems Due to Shrimp Farming Activities and Its Conflicts of Interest in the State of Bahia, Brazil. Modern Environmental Science and Engineering, 3(4). https://doi.org/10.15341/mese(2333-2581)/04.03.2017/002

Moreira ITA, Oliveira OMC, Azwell T, Queiroz AFS, Nano RMW, Souza ES, Anjos JASA, Assunção RV, Guimarães LM (2016) Strategies of Bioremediation for the Degradation of Petroleum Hydrocarbons in the Presence of Metals in Mangrove Simulated. CLEAN - Soil, Air, Water, 44(6). https://doi.org/10.1002/clen.201300939

Lima AC, Anjos JASA (2015) Shale Gas: Riscos Ambientais de sua Produção para o Brasil. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 4(167). https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015167-180

Almeida-Júnior MVC, Anjos JASA, Sampaio FJ (2013) Mapeamento geológico da zona costeira limitada pela foz do rio Pojuca e a praia de Imbassaí, Mata de São João - Bahia. Geologia USP Série Científica, 13(3). https://doi.org/10.5327/z1519-874x201300030005

Moreira ITA, Oliveira OMC, Triguis JA, Queiroz AFS, Barbosa RM, Anjos JASA, Reyes CY, Silva CS, Trindade MCLF, Rios MC (2013) Evaluation of the effects of metals on biodegradation of total petroleum hydrocarbons. Microchemical Journal, 110, p. 215-220. https://doi.org/10.1016/j.microc.2013.03.020

Giulio GM, Figueiredo BR, Ferreira LC, Macnaghten P, Mañay N, Anjos JASA (2013) Participative risk communication as an important tool in medical geology studies. Journal of Geochemical Exploration, v. 131, p. 37-44. https://doi.org/10.1016/j.gexplo.2012.06.005

Giulio GM, Figueiredo BR, Ferreira LC, Anjos JASA (2012) Experiências brasileiras e o debate sobre comunicação e governança do risco em áreas contaminadas por chumbo. Ciência & Saúde Coletiva, 17(2). https://doi.org/10.1590/s1413-81232012000200008

Giulio GM, Figueiredo BR, Ferreira LC, Anjos JASA (2010) Comunicação e governança do risco: a experiência Brasileira em áreas contaminadas por chumbo. Ambiente & Sociedade, 13(2). https://doi.org/10.1590/s1414-753x2010000200005


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Currículo Lattes ORCID PUBLONS SCOPUS Instituto de Geociências Universidade Federal da Bahia