Universidade Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNIFACS
Universidade Salvador
Fundação 18 de setembro de 1997 (16 anos)
Tipo de instituição Privada
Estado Bahia
Afiliações CRUB
Página oficial www.unifacs.br
Prédio do campus da Paralela, onde funciona no térreo uma loja de móveis e decoração.
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Salvador (UNIFACS) é sediada em Salvador e existe como uma universidade desde o ano de 1997, muito embora tenha sido fundada como Escola de Administração de Empresas da Bahia em 1972. Atualmente oferece cursos de graduação, extensão, curta duração, a distância e pós-graduação. Seus 22 cursos de graduação são divididos em 4 departamentos - Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Arquitetura, Ciências Exatas e de comunicação e, por fim, Ciências Humanas e de Saúde.

Na capital baiana, os seus campi são os da Federação, Garibaldi, Amaralina, Imbuí, Costa Azul, Iguatemi, Paralela e Rio Vermelho. No interior do estado possuem campi nas cidades de Barreiras, Feira de Santana e Juazeiro.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade Salvador - UNIFACS é instituição de ensino superior particular sediada em Salvador, estado da Bahia. Fundada em 1972 com o nome de Escola de Administração de Empresas da Bahia, a UNIFACS é mantida pela FACS.

O seu credenciamento como Universidade ocorreu em 1997, com parecer favorável por unanimidade de votos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Decreto Presidencial de 18 de setembro do mesmo ano, publicado no Diário Oficial da União, na data de 19 de setembro de 1997.

A Universidade oferece cursos de Graduação Plena e Graduação Tecnológica, nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato sensu (Especializações e MBA's) e stricto sensu (mestrados e doutorado), que são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A universidade oferece ainda cursos livres de extensão e certificações profissionais na área de Tecnologia de Informação.

A UNIFACS tornou-se a primeira instituição de ensino superior credenciada no estado da Bahia para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, já tendo em funcionamento, dois cursos de graduação e dois tecnológicos.

Na área de Engenharia, é a Universidade que oferece o maior número de cursos de graduação no estado, com um total de 8 (oito).

Com relação à área de pesquisa, a instituição possui 38 grupos institucionalizados e cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, distribuídos em duas grandes áreas de conhecimento: Engenharia e Ciência da Computação e Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades.

A área de extensão desenvolve projetos que contribuem para a melhoria da condição de vida da comunidade, respeitando e desenvolvendo seus valores. Para tanto, atua na promoção científica e cultural, na educação continuada, na ação comunitária e em programas sociais desenvolvidos em parcerias com órgãos governamentais, organizações sociais e empresas.

A UNIFACS é uma das maiores instituições de ensino superior da Bahia e é reconhecida na comunidade principalmente pela sua vocação regional, formação com ênfase nas áreas tecnológica e de fomento ao empreendedorismo.

O trabalho de pesquisa se integra às demais atividades de ensino e extensão por meio da iniciação científica para os alunos, do desenvolvimento de professores pesquisadores e da enorme quantidade de conhecimentos transferidos à sociedade sob a forma de treinamento e consultoria dirigidos a órgãos públicos, empresas e à comunidade, em diversas formas.

Hoje a UNIFACS desenvolve projetos junto a órgãos de fomento à pesquisa, fundos setoriais do Ministério de Ciência e Tecnologia, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e tem parceria com empresas e organizações com forte base tecnológica. Seus pesquisadores mantêm participação em redes cooperativas de pesquisa, envolvendo diversas universidades e empresas regionais e nacionais, aliados ao estabelecimento de intercâmbios com programas de doutorado de excelência, o que contribui para o contínuo aperfeiçoamento de seus quadros.

Em junho de 2010, a UNIFACS passou a integrar a Rede Laureate International Universities, maior grupo educacional de ensino superior privado do mundo, presente em 21 países na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa e Ásia. A rede é formada por mais de 50 instituições que oferecem programas de graduação e pós-graduação a 550 mil estudantes em todo o mundo.

Cursos[editar | editar código-fonte]

Mapa da Bahia com municípios com campi da UNIFACS.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Graduação Tecnológica[editar | editar código-fonte]

Ensino[editar | editar código-fonte]

Graduação[editar | editar código-fonte]

A UNIFACS, ao longo dos seus 37 anos, tem desempenhado um importante papel, colaborando para o desenvolvimento econômico e social da nossa região, missão à qual se propôs desde o início das suas atividades. Investe continuamente em infra-estrutura física, tecnológica e laboratorial.

Graduação Tecnológica[editar | editar código-fonte]

Com mais de 31 turmas formadas, os Cursos Superiores de Curta Duração da UNIFACS são uma modalidade de nível superior, com duração de até três anos, que oferecem a oportunidade àqueles que desejam se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho ou complementar e aprimorar suas qualificações técnico-profissionais. Os Cursos Superiores de Curta Duração em graduação tecnológica permitem aos formandos dar continuidade aos estudos por meio de programas de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Já o Curso Superior de Formação Específica (Seqüenciais), habilita a cursar MBAs e especializações (pós-graduação lato sensu).

Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

Com 17 anos de funcionamento e, transformada em Centro de Pós-Graduação, um conceito que visa contribuir com a educação corporativa continuada, o Centro de Pós-Graduação Professor Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho oferece hoje 70 cursos Lato Sensu abertos ao mercado, sendo 28 de especialização, 16 de MBA (Master in Business Administration) e 27 cursos fechados com empresas e/ou instituições públicas. No Stricto Sensu, são 5 Mestrados recomendados pela CAPES, sendo 3 mestrados acadêmicos (Administração Estratégica, Análise Regional e Sistemas e Computação) e 2 mestrados profissionais (Regulação da Indústria de Energia e Sistemas e Computação, inclusive o único Mestrado em Informática da Bahia) e o 1º Doutorado aprovado pela CAPES em uma instituição de ensino superior privado do nordeste: Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano, além dos Doutorados Multiinstitucionais em Ciência da Computação (UNIFACS-UFBA-UEFS) e em Engenharia Química (UNIFACS-UFBA). Com tudo isso, hoje, já são mais de 12.000 alunos formados, profissionais de destaque no mercado.

EAD (Educação a distância)[editar | editar código-fonte]

Primeira instituição de ensino superior da Bahia credenciada pelo MEC para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância e pioneira no estado no oferecimento de cursos EAD de graduação. A UNIFACS já soma mais de 15.000 alunos formados nesta modalidade de ensino.

Atualmente, são oferecidos 7 cursos de graduação e 2 cursos de graduação tecnológica em, aproximadamente, 20 pólos de apoio presencial distribuídos em Salvador e em diversos municípios do interior do estado.

A Educação a Distância da UNIFACS surgiu em 1999 com a implantação do NUPPEAD (Núcleo de Pesquisa e Projetos em Educação a Distância da UNIFACS), no qual uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados trabalhou centrada numa preocupação fundamental: manter o mesmo padrão de qualidade já ofertado nos cursos presenciais.