Usuário(a):Frankalmendra/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Avalon (Banda Brasileira de Heavy Metal)

O Avalon é uma banda Brasileira de Heavy/Thrash metal fundada em 1987 na cidade de Teresina, Piauí. A banda foi formada pelos guitarristas Ico Almendra e Thyrso Marechal, ambos haviam participado da Banda Vênus que havia sido a primeira banda do Nordeste a gravar um disco de Heavy Metal em 1986. O motivo da saída deles da Vênus se deu por quererem fazer um som mais pesado, rápido e técnico alinhado ao som de bandas Americanas como Metallica, Megadeth e Anthrax que estavam despontando naquela época[1]. O nome escolhido, Avalon, foi obviamente inspirado na literatura do livro As Brumas De Avalon, na filosofia de vidas dos moradores daquela ilha mística e também pelo fato dos 2 fundadores gostarem muito de música medieval, tanto que muitas das primeiras composições da banda tem influências de música barroca, onde faziam misturas e arranjos pesados para alguns clássicos da música medieval. Os dois guitarristas já eram bastante conhecidos na região e passaram então a buscar os novos integrantes para a banda. Mauricio Barros passou a ser o baterista e William Rodsam era o preferido para ser baixista mas no momento ele estava tocando na outra banda da cidade, o Megahertz. Portanto, durante um período inicial, tiveram uma formação um pouco diferente daquela que viria a ser considerada a formação original da banda, pois passaram por ela o vocalista Joe, com o qual não há registros gravados, e o baixista Fausto Torres com o qual gravaram a primeira demo-tape.

Esta primeira Demo-Tape foi lançada em Fevereiro de 1988, já eram então um quarteto, com Thyrso nas funções de guitarrista e vocalista. A fita continha 9 músicas todas cantadas em Português. Com ela passaram o restante daquele ano fazendo diversos shows pela capital e interior do estado, inclusive tocando no Teatro 4 de Setembro, espaço que raramente abria suas portas para shows de Rock pesado. A demo-tape também foi bem aceita pelos fãs e crítica e o interesse pela banda aumentava.[2] 1989 iria a ser um ano fundamental na história da banda. Eles firmariam sua formação original com a entrada finalmente de William Rodsam, que havia saído do Megahertz[3], e começavam a compor e gravar em inglês, isto tinha sido recomendado pela crítica especializada como uma forma de obterem um maior reconhecimento já que o mercado do Heavy Metal nacional seguia esse direcionamento. Sairia então em Fevereiro de 1989 a segunda demo-tape, Insane Evolution, com 7 músicas onde mostravam uma nítida evolução[4]. A fita novamente foi bem recebida por todos e fez com que eles fizessem muitos mais shows agora também se estendendo pelos estados vizinhos. A única crítica recebida foi em relação aos vocais de Thyrso[5]. Visando endereçar essa questão eles rapidamente gravaram uma nova demo-tape no meio do ano chamada Stop The Fire, onde os vocais ficaram divididos com Thyrso, Ico e William. Apesar de esta demo-tape ser a mais caseira, pois a gravação foi feita nos ensaios da banda, foi a que teve maior repercussão. Ico havia sido escolhido como o vocal que melhor se encaixava no estilo da banda portanto a partir desse momento passou a ser o vocalista definitivo. Com esta nova demo eles finalmente conseguiram o contrato de gravação que tanto buscavam. Nada menos que a Cogumelo Records de Belo Horizonte, a maior gravadora de Heavy metal do país[6], que já havia lançado bandas como Sepultura, Overdose, Mutilator entre tantas outras se interessou e assinou a banda para a gravação de um split LP, que era algo comum na época, que teria o Avalon no Lado A e o Megahertz no Lado B.

A banda viajou para Belo Horizonte, entraram no JG estúdios[7] e com o auxílio de Gauguin, famoso engenheiro de som da Cogumelo, gravaram então seu primeiro album: Stop the Fire! que continha 5 músicas, sendo 1 delas inédita, No Fun e 4 outras que fizeram parte das demo-tapes anteriores. Com a gravação deste disco se encerraria a primeira fase da banda. O Avalon então já era a banda mais popular da região, já tinham feito muitos shows por várias cidades inclusive tocando em diversos eventos da prefeitura de Teresina e governo do estado onde puderam fazer shows para milhares de pessoas. Era a hora e o momento de alçarem asas e buscarem novos patamares.[8]

São Paulo já era o centro musical da música pesada no país, muitas bandas de outros estados se mudavam para lá e nada mais natural que eles tentassem continuar sua carreira naquela cidade. Devido a questões pessoais e econômicas nem todos conseguiram sair de Teresina. Thyrso e Maurício ficaram e continuaram carreira em uma nova banda, Scud. [9]Ico e William mudaram-se e no princípio de 1990 se estabelecem em São Paulo com o objetivo de solidificar e expandir a carreira da banda. Teriam que se reestruturar novamente e, nos primeiros meses, alguns músicos passaram temporariamente pela banda, incluindo 2 bateristas (Armando Cardoso e Benê Luiz) e 1 guitarrista (Marcos André) que chegaram a fazer alguns shows em meados do ano, mas finalmente no final de 1990 a banda se firmaria e se estabeleceria com sua segunda formação com a entrada de Daniel Stilling na guitarra e Alex Nasser na bateria. Com esse novo line-up gravariam uma nova demo tape para registrar o potencial do novo grupo.

Durante este tempo, a banda sempre desenvolveu uma extensa rede de correspondência com outras bandas, fãs e produtores musicais e principalmente a partir de 1991, isso resultou em serem convidados a fazerem shows por muitas cidades no interior de São Paulo, onde foram sempre muito bem recebidos, e por outras capitais como Brasília e Goiânia. Dividiram o palco com outros grandes nomes como Korzus, Anthares, Viper, MX, Volkanas e muitas outras bandas da época. Com o volume e quantidade de eventos em que participavam, o Avalon começava um amadurecimento no seu show e presença de palco que iam ser reconhecidos em breve na imprensa especializada. Em 1992 com a finalidade de arrecadarem fundos para a produção de um novo trabalho eles lançam um compacto single chamado Time Waits for No One, com a faixa título, que já era uma das mais pedidas nos shows, e Yes, Sir!. Este compacto se esgotou rapidamente e com ele despertam a atenção de um novo label, a Encore Records que assina a banda para a gravação de seu próximo disco.

Este novo trabalho veio a ser Old Psychotic Eyes, lançado no início de 1993. O disco teve a co-produção de Geraldo D'Arbilly, baterista da famosa banda dos anos 70, O Peso. A capa foi feita novamente por Rogério Albino que já tinha feito a capa do Stop the Fire. Esse disco teve uma excelente repercussão entre público e mídia especializada. Na maior revista de rock do pais, a Rock Brigade, eles foram eleitos uma das revelações daquele ano, o album como um dos melhores do ano, assim também como a capa e o Avalon era escolhido também como uns dos melhores shows ao vivo, fato que os fãs já sabiam pois continuavam prestigiando os muitos shows que a banda continuava fazendo pelo interior e na capital onde tocaram em casas lendárias como Dama Xoc e Aeroanta.

Depois de incessantes shows durante todo aquele ano no final de 1993 Alex Nasser sai da banda e é substituído pelo ex-Acid Storm, Alessandro Jannuzi. Com essa nova formação eles começam a compor um novo material visando a gravação do próximo disco. Em Julho de 1994, em plena copa do mundo, onde o Brasil sairia como tetra-campeão, eles gravam aquele que seria o último registro da banda, Incognito. Neste ponto o Avalon mostrava uma evolução incomum, as novas músicas eram super coesas e bem arranjadas e a banda oferecia uma interação e musicalidade impar entre os integrantes. Muitos citam que a banda estava até um pouco além de seu seu tempo pois muitas destas músicas continuam atuais até os dias de hoje. Wake up Your Mind, Horror Life circus, Oblivion, One last Walk e outras daquele album são testemunhas dessa constatação. Para o Incognito eles gravaram 13 musicas sendo uma o cover de Sinchronicity II do The Police e outra, Hopeless, como uma faixa bonus contida apenas na versão em CD.

Após a gravação do álbum o fundador da banda, Ico Almendra, por motivos pessoais vai morar nos Estados Unidos, onde reside até hoje. Foi um duro golpe na banda mas eles decidem continuar para a divulgação e turnê do novo disco. Anton Parr "Tunão" é o substituto escolhido para os vocais e guitarras e eles passam o ano de 1995 promovendo o novo material onde chegaram a fazer shows até em Buenos Aires, Argentina. Participaram também de uma coletânea em tributo à seminal banda Carioca, Dorsal Atlântica, onde gravaram o cover de Princesa do Prazer.

Em 1996 a banda encerrou suas atividades e seus integrantes estão literalmente espalhados pelos 4 cantos do planeta. Além de Ico, que mora nos Estados Unidos, Daniel vive na Dinamarca, Alessandro no Panamá, Tunão no Canadá, Alex em São Paulo, William, Thyrso e Maurício em Teresina. Essa separação geográfica atrapalhou bastante qualquer tentativa de retorno da banda. No entanto agora em 2020, quando o primeiro disco Stop the Fire completa 30 anos, há uma possibilidade de uma reunião da formação original do Avalon. A banda continua ativa nas redes sociais, ouve um relançamento de todos os discos em plataformas digitais e de streaming e os 4 músicos estão compondo novas músicas. Tudo aponta para este ser o ano do retorno da banda.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Stop The Fire! - 1989 - Split LP -Cogumelo Records

Time Waits For No One - 1992 - Compacto - Independente

Old Psychotic Eyes - 1993 - Vinil - Encore Records

Incognito - 1994 - Vinil e CD - Encore Records


Referências

  1. Sousa, Rocha (quarta-feira, 2 de junho de 2010). «História & Música no Piauí: Heavy Metal Made In Piauí». História & Música no Piauí. Consultado em 24 de fevereiro de 2020  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. «METAL PIAUÍ». Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  3. «Esse tal de rock´n´roll - Reportagem». Revestrés (em inglês). 13 de julho de 2017. Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  4. Souza, Edson Luís De (domingo, 3 de novembro de 2013). «Demo-tapes Brasil: Avalon - Insane Evolution (1989)». Demo-tapes Brasil. Consultado em 24 de fevereiro de 2020  Verifique data em: |data= (ajuda)
  5. «Rock Brigade Magazine». www.facebook.com. Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  6. «Documentário comemora os 35 anos da Cogumelo Records». Oganpazan. 21 de maio de 2015. Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  7. «J.G. Estudios». Discogs (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  8. PI, Pedro SantiagoDo G1 (31 de março de 2017). «Documentário 'Aridez' conta a história do heavy metal piauiense». Piauí. Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  9. Lua, Rock & (30 de agosto de 2013). «Rock & Lua: Primeira Banda de Rock do Piauí - Vênus - Avalon - Scud *_* :) :)». Rock & Lua. Consultado em 24 de fevereiro de 2020