Usuário(a):VpWk/Conjunto solução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em matemática, um conjunto solução é o conjunto de valores que satisfazem um determinado conjunto de equações ou desigualdades.

Por exemplo, para um conjunto de polinômios sobre um anel , o conjunto solução é o subconjunto de em que todos os polinômios se igualam a zero. Formalmente

A região factível de um problema de otimização com restrições é o conjunto solução das restrições.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

  1. O conjunto solução da equação é o conjunto {0}.
  2. Para qualquer polinômio diferente de zero sobre os números complexos em uma variável, o conjunto solução é composto de um número finito de pontos.
  3. Porém, para um polinômio complexo em mais de uma variável o conjunto solução não possui pontos isolados.

Observações[editar | editar código-fonte]

Na geometria algébrica, os conjuntos de soluções são chamados de conjuntos algébricos se não houver desigualdades. Sobre os reais, e com desigualdades, são chamados de conjuntos semialgébricos .

Outros significados[editar | editar código-fonte]

De forma mais geral, o conjunto solução para uma coleção arbitrária E de relações (Ei) (i variando em algum conjunto de índices I) para uma coleção de incógnitas , que assume valores nos respectivos espaços , é o conjunto S de todas as soluções para as relações E, onde uma solução é uma família de valores tal que substituindo por na coleção E torna todas as relações "verdadeiras".

(Em vez de relações dependentes de incógnitas, deve-se falar mais corretamente de predicados, a coleção E é sua conjunção lógica, e o conjunto de soluções é a imagem inversa do valor booleano verdadeiro pela função a valor booleano associada.)

O significado acima é um caso especial deste, se o conjunto de polinômios fi for interpretado como o conjunto de equações fi(x)=0.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

  • O conjunto solução para E = { x + y = 0 } em relação a é S = { ( a ,− a ): aR }.
  • O conjunto solução para E = { x + y = 0 } em relação a é S = { − y }. (Aqui, y não é "declarado" como uma incógnita e, portanto, deve ser visto como um parâmetro do qual a equação, e portanto o conjunto de soluções, depende.)
  • O conjunto solução para em relação a é o intervalo S = [0,2] (uma vez que é indefinido para valores negativos de x ).
  • O conjunto solução para em relação a é S = 2πZ (veja a identidade de Euler ).

Veja também[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Equações]]