Van Canto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
van Canto
van Canto ao vivo no Wacken Open Air de 2008 (da esq. pra dir.: Inga Scharf, Dennis "Sly" Schunke e Stefan Schmidt. O baterista Bastian Emig pode ser visto atrás de Inga.)
Informação geral
País Alemanha
Gênero(s) Heavy metal, power metal, a cappella
Gravadora(s) Gun Records, Sony BMG, Napalm Records, Nuclear Blast
Página oficial http://vancanto.de/

Van Canto é uma banda alemã que mescla o estilo a cappella com o estilo heavy/power metal, criando um estilo que eles chamam de "hero-metal a cappella". Composta por cinco vocalistas e um baterista (Bastian Emig), não há teclados, baixo ou guitarras nas canções. Dois dos vocalistas (Philip Dennis Schunke ("Sly") e Inga Scharf) cantam da maneira convencional, enquanto que os outros três cantam riffs de guitarra e linhas de baixo, sendo Stefan Schmidt ("Stef") e Ross Thompson os "guitarristas" e Ingo Sterzinger ("Ike") o "baixista". Stefan chega a fazer solos em algumas canções. Amplificadores ajudam os músicos a cantarem com distorções que aproximam suas vozes aos sons de uma guitarra.

Alguns membros da banda tocam instrumentos em outras bandas e a banda geralmente usa o piano para compor a base de suas músicas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Assim que a banda foi fundada, lançou seu álbum de estréia A Storm to Come, lançado pela gravadora General Schallplatten. Tinha sete faixas originais e dois covers, sendo um da canção "Battery" do Metallica e outro da canção "Stora Rövardansen" do filme Ronja Rövardotter. Três canções ganharam vídeos: "The Mission", "Battery" e "Rain".[1] No dia 30 de setembro de 2007, eles anunciaram um novo baterista, Bastian Emig,[1] para substituir Dennis Strillinger. Em dezembro, assinaram um acordo mundial com a GUN Records/Sony BMG. No mesmo mês, anunciaram que participariam do Wacken Open Air de 2008.[1] Também anunciaram o segundo álbum, Hero.[1] O álbum foi lançado em 16 de setembro de 2008 com o produtor Charlie Bauerfeind.[1]

Van Canto fez uma turnê pela América do Sul entre 23 de junho e 2 de julho de 2008. A maior parte das apresentações foi feita no Brasil,[1] terra natal de Ike.[2] Logo depois, voltaram para a Alemanha para tocar no Wacken. Uma nova canção, "Speed of Light", foi lançado como um single digital em 8 de agosto, acompanhada de um vídeo.

Em 2009, a banda começou a gravar o seu terceiro álbum, Tribe of Force, com Charlie e a gravadora Napalm Records.[3] O álbum (anunciado no site da gravadora Nuclear Blast tem 13 faixas, sendo dois covers ("Master of Puppets" do Metallica e "Rebellion" do Grave Digger) e três com participações especiais de vocalistas de outras bandas: Victor Smolski (do Rage) em "One To Ten", Tony Kakko (do Sonata Arctica) em "Hearted" e Chris Boltendahl (do Grave Digger) em "Rebellion".[4]

Recentemente, Van Canto anunciou em seu site que a banda fará participações especiais nos novos álbuns das bandas Blind Guardian e Grave Digger (At the Edge of Time e sem-título, respectivamente); e da cantora Tarja (What Lies Beneath, na faixa "Anteroom of Death").[5]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f Notícias no site oficial de van Canto.
  2. Entrevista com Stefan (Van Canto). Página visitada em 2008-05-22.
  3. New Album, New Label. van Canto's official blog (2009-10-27). Página visitada em 2009-10-29.
  4. Tribe of force no site da Nuclear Blast
  5. Notícias no site oficial da banda

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Germany.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Alemanha, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.