Varroa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Se procura a doença das abelhas, veja Varroa destructor.


Como ler uma caixa taxonómicaVarroa
Varroa destructor

Varroa destructor
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Subclasse: Acarina
Ordem: Mesostigmata
Superfamília: Dermanyssoidea
Família: Varroidae
Delfinado & Baker, 1974
Género: Varroa
Oudemans, 1904
Espécies
Ver texto.

Varroa Delfinado & Baker, 1974 é um género de ácaros ectoparasitas que infesta diversas espécies de abelhas do género Apis. Pertence à família monotípica Varroidae,[1] tendo o nome genérico sido proposto em homenagem a Marco Terêncio Varão, um estudioso romano que era apicultor.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os ácaros do género Varroa alimentam-se dos fluidos corporais (hemolinfa) das abelhas-melíferas do género Apis, infestando tanto as abelhas adultas como as pupas e larvas. Para além dos danos que causam directamente, são um importante veículo na propagação de vírus, alguns dos quais provocam infecções que são particularmente danosas para as abelhas, entre as quais o iflavirus DWV (que deforma as asas das abelhas) e o IAPV (que paralisa as abelhas). A infestação por Varroa tem sido repetidamente apontada como uma das causas da síndrome do colapso das colónias de abelhas.

Os ácaros do género Varroa foram descobertos em Java por volta de 1904,[2] , mas estão actualmente dados como presentes em todos os continentes com excepção da Austrália. Foram descobertos nos Estados Unidos em 1987, na Nova Zelândia em 2000,[3] e na Grã-Bretanha em 1992 (Devon).

Para fazer face aos elevados prejuízos que estes ácaros causam na apicultura, têm vindo a ser desenvolvidos esforços com o objectivo de obter abelhas resistentes à infestação por Varroa. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos desenvolveu uma linhagem de abelhas que aplica métodos de auto-higiene sensíveis à presença de Varroa, o que lhe permite remover os ácaros em fase de reprodução. Esta linhagem foi distribuída aos apicultores para incorporação nos seus processos de criação.

Espécies[editar | editar código-fonte]

O género Varroa inclui as seguintes espécies:[1]

Notas

  1. a b Joel Hallan. Varroidae Delfinado & Baker, 1974 Texas A&M University. Visitado em June 13, 2010.
  2. D. L. Anderson & J. W. H. Trueman. (2000). "Varroa jacobsoni (Acari: Varroidae) is more than one species". Experimental and Applied Acarology 24 (3): 165–189. DOI:10.1023/A:1006456720416. PMID 11108385.
  3. Zhi-Qian Zhang. (2000). "Notes on Varroa destructor (Acari: Varroidae) parasitic on honeybees in New Zealand" (PDF). Systematic & Applied Acarology 5: 9–14.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Varroa
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Varroa