Viswanathan Anand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vishy Anand
VishyAnand09.jpg
Informações pessoais
Nome completo Viswanathan Anand
Nascimento 11 de dezembro de 1969 (44 anos)
Chennai, Índia
Nacionalidade  Índia
Títulos Grande Mestre (GM) (1988)

Viswanathan Anand, também conhecido como Vishy Anand (Chennai, 11 de dezembro de 1969). É um Grande Mestre indiano. Na Índia, Viswanathan Anand é uma celebridade dos esportes.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A ascensão de Anand no mundo do xadrez indiano foi meteórica. Sucessos de nível nacional cedo apareceram, em 1983, quando aos catorze anos de idade venceu o campeonato de xadrez indiano (categoria sub-júnior) com um registo de 9/9. Tornou-se o indiano mais jovem de todos os tempos a obter o título de Mestre Internacional com quinze anos, em 1984. Com dezesseis anos tornou-se campeão nacional, título que ganhou mais duas vezes. Por também disputar suas partidas na velocidade blitz (o tempo para terminar o jogo é muito reduzido, 5 minutos), ganhou a alcunha de "Lightning Kid" ("rapaz-relâmpago", uma vez que na Índia em vez de se utilizar o termo blitz, utiliza-se o termo lightning). Em 1987, foi o primeiro indiano a ganhar o Campeonato do mundo de xadrez júnior. Aos dezoito anos tornou-se o primeiro Grande Mestre indiano.

Anand apareceu nos maiores escalões do xadrez no início da década de 1990, ganhando torneios de prestígio como o Reggio Emilla em 1991 (à frente de Garry Kasparov e Anatoly Karpov, que estavam em grande forma). Apesar de jogar em tão alto nível, não abrandou, continuando a jogar na velocidade blitz.

Entre os seus sucessos mais recentes em torneios contam-se a vitória em Dortmund em 2004, bem como as vitórias em 2003 e 2004 no prestigiado Torneio Corus, realizado na cidade holandesa de Wijk aan Zee.

Anand tem estado no top-cinco do ranking já há uma década, sendo a maior parte desse tempo passado no top-três. Anand é o jogador não russo mais forte desde Bobby Fischer. Como Fischer, também Anand ganhou por três vezes o Chess Oscar (literalmente, Oscar do xadrez, um importante prémio que distingue anualmente um jogador de xadrez encarado como superior aos outros no ano), nos anos de 1997, 1998 e 2003.

Campeonatos mundiais[editar | editar código-fonte]

Anand contra Kramnik, 2008.

Viswanathan Anand qualificou-se para a final do Campeonato do Mundo de Xadrez da PCA, após ter levado de vencida na qualificação Michael Adams e Gata Kamsky. Em 1995, jogou a final contra Kasparov no World Trade Center em Nova Iorque. Após um início marcado por oito empates (um record em matches a contar para o campeonato do mundo), Anand venceu o nono jogo, perdendo depois quatro dos cinco jogos seguintes, cifrando-se o resultado do match numa derrota por (10,5–7,5).

Após várias tentativas frustradas por pouco, Anand conseguiu finalmente vencer o Campeonato Mundial da FIDE em 2000, após ter batido Alexei Shirov, tornando-se o primeiro indiano a ganhar este título.

Em Outubro de 2003, a FIDE organizou um torneio em Cap d’Agde denominando-o como World Rapid Chess Championship (literalmente, campeonato do mundo de xadrez rápido). Cada jogador dispunha de 25 minutos para concluir o jogo, sendo-lhe concedidos mais dez segundos após cada jogada. Anand venceu esta prova à frente de dez dos doze jogadores de topo, em nível mundial, sendo Kasparov o único a não ter comparecido.

Em Setembro de 2007, em um campeonato realizado na Cidade do México, Anand conseguiu novamente o título de campeão mundial de xadrez, desta vez absoluto e unificado, tirando o título de campeão do mundo de Vladimir Kramnik.

Proeza conseguida no ano seguinte, onde defendeu convincentemente o título absoluto, após ter batido Vladimir Kramnik por (4,5-1,5) no match realizado em Outubro de 2008. Permanecendo assim como actual campeão mundial de xadrez.

Em 11 de maio de 2010 na cidade de Sófia, Bulgária, Anand venceu novamente o Campeonato Mundial da FIDE, disputando contra o búlgaro Veselin Topalov. O resultado final foi (6,5-5,5) em um match de doze partidas.

Em 31 de maio de 2012 na cidade de Moscou, Rússia, Anand manteve o título mundial da FIDE, que foi disputado contra o Israelense Boris Gelfand. Depois do empate nas doze partidas regulares do match (6-6), Gelfand foi superado na série de desempate, que estipulava quatro partidas de xadrez rápido, Anand venceu uma partida e houve empate nas demais (2,5-1,5).[1]

Referências

  1. FIDE. World Chess Championship Match. Visitado em 31 de Maio de 2012.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Vishy Anand: My Best Games of Chess. Viswanathan Anand. Gambit Publications, 1998. ISBN 1901983005

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Viswanathan Anand