Viswanathan Anand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vishy Anand
Informações pessoais
Nome completo Viswanathan Anand
Nascimento 11 de dezembro de 1969 (54 anos)
Chenai, Índia
Nacionalidade indiano
Títulos Grande Mestre (GM) (1988)
FIDE rating 2 751 (fevereiro de 2024)

Viswanathan Anand, também conhecido como Vishy Anand (Chenai, 11 de dezembro de 1969), é um Grande Mestre indiano. Na Índia, Viswanathan Anand é uma celebridade dos esportes.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A ascensão de Anand no mundo do xadrez indiano foi meteórica. Sucessos de nível nacional cedo apareceram, em 1983, quando aos catorze anos de idade venceu o campeonato de xadrez indiano (categoria sub-júnior) com um registo de 9/9. Tornou-se o indiano mais jovem de todos os tempos a obter o título de Mestre Internacional com quinze anos, em 1984. Com dezesseis anos tornou-se campeão nacional, título que ganhou mais duas vezes. Por também disputar suas partidas na velocidade blitz (o tempo para terminar o jogo é muito reduzido, 5 minutos), ganhou a alcunha de "Lightning Kid" ("rapaz-relâmpago", uma vez que na Índia em vez de se utilizar o termo blitz, utiliza-se o termo lightning). Em 1987, foi o primeiro indiano a ganhar o Campeonato do mundo de xadrez júnior. Aos dezoito anos tornou-se o primeiro Grande Mestre indiano.

Anand apareceu nos maiores escalões do xadrez no início da década de 1990, ganhando torneios de prestígio como o Reggio Emilla em 1991 (à frente de Garry Kasparov e Anatoly Karpov, que estavam em grande forma). Apesar de jogar em tão alto nível, não abrandou, continuando a jogar na velocidade blitz.

Entre os seus sucessos mais recentes em torneios contam-se a vitória em Dortmund em 2004, bem como as vitórias em 2003 e 2004 no prestigiado Torneio Corus, realizado na cidade holandesa de Wijk aan Zee.

Anand tem estado no top-cinco do ranking já há uma década, sendo a maior parte desse tempo passado no top-três. Anand é o jogador não russo mais forte desde Bobby Fischer. Como Fischer, também Anand ganhou por três vezes o Chess Oscar (literalmente, Oscar do xadrez, um importante prémio que distingue anualmente um jogador de xadrez encarado como superior aos outros no ano), nos anos de 1997, 1998 e 2003.

Celebridade na Índia[editar | editar código-fonte]

Na Índia, os programas de televisão se interrompem para noticiar os resultados das partidas de Viswanathan Anand. Ele foi escolhido o "deportista indiano do milênio", e conseguiu que 11 milhões de crianças em seu estado, Tamil Nadu, estudem xadrez na escola.[1]

Campeonatos mundiais de Xadrez[editar | editar código-fonte]

Anand contra Kramnik, 2008.

Campeonato Mundial de 1995[editar | editar código-fonte]

Viswanathan Anand qualificou-se para a final do Campeonato do Mundo de Xadrez da PCA, após ter levado de vencida na qualificação Michael Adams e Gata Kamsky. Em 1995, jogou a final contra Kasparov no World Trade Center em Nova Iorque. Após um início marcado por oito empates (um recorde em matches a contar para o Campeonato Mundial), Anand venceu o nono jogo, perdendo depois quatro dos cinco jogos seguintes, cifrando-se o resultado do match numa derrota por (10,5–7,5).

Campeonato Mundial de 2000[editar | editar código-fonte]

Após várias tentativas frustradas por pouco, Anand conseguiu finalmente vencer o Campeonato Mundial da FIDE em 2000, após ter batido Alexei Shirov, tornando-se o primeiro indiano a ganhar este título.

Campeonato Mundial de 2007[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 2007, em um campeonato realizado na Cidade do México, Anand conseguiu novamente o título de campeão mundial de xadrez, desta vez absoluto e unificado, tirando o título de campeão do mundo de Vladimir Kramnik.

Campeonato Mundial de 2008[editar | editar código-fonte]

Proeza conseguida no ano seguinte, onde defendeu convincentemente o título absoluto, após ter batido Vladimir Kramnik por (4,5-1,5) no match realizado em Outubro de 2008. Permanecendo assim como actual campeão mundial de xadrez.

Campeonato Mundial de 2010[editar | editar código-fonte]

Em 11 de maio de 2010 na cidade de Sófia, Bulgária, Anand venceu novamente o Campeonato Mundial da FIDE, disputando contra o búlgaro Veselin Topalov. O resultado final foi (6,5-5,5) em um match de doze partidas.

Campeonato Mundial de 2012[editar | editar código-fonte]

Em 31 de maio de 2012 na cidade de Moscou, Rússia, Anand manteve o título mundial da FIDE, que foi disputado contra o Israelense Boris Gelfand. Depois do empate nas doze partidas regulares do match (6-6), Gelfand foi superado na série de desempate, que estipulava quatro partidas de xadrez rápido, Anand venceu uma partida e houve empate nas demais (2,5-1,5).[2]

Campeonato Mundial de 2013[editar | editar código-fonte]

Anand enfrentou Carlsen no Campeonato Mundial de Xadrez de 2013 em Chenai, Índia, de 9 a 22 de novembro. As primeiras quatro partidas do confronto terminaram empatadas, mas Carlsen venceu as duas seguintes. A sétima e a oitava terminaram empatadas, a nona foi vencida por Carlsen e a décima terminou empatada; assim, Carlsen tornou-se o novo campeão mundial de xadrez.[3]

Campeonato Mundial de 2014[editar | editar código-fonte]

Anand não conseguiu retomar o título de Magnus Carlsen no campeonato absoluto de xadrez, tendo perdido a disputa por 6,5 a 4,5. A batalha de Sochi foi mais difícil do que a de Chenai (2013), embora o norueguês não tenha precisado das doze partidas para consolidar a conquista.[4]

Campeonatos Mundiais de Xadrez Rápido[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2003, a FIDE organizou um torneio em Cap d'Agde denominando-o como World Rapid Chess Championship (literalmente, campeonato do mundo de xadrez rápido). Cada jogador dispunha de 25 minutos para concluir o jogo, sendo-lhe concedidos mais dez segundos após cada jogada. Anand venceu esta prova à frente de dez dos doze jogadores de topo, em nível mundial, sendo Kasparov o único a não ter comparecido.

Em dezembro de 2017, Anand venceu, de forma invicta, o campeonato mundial de xadrez rápido. Depois de terminar empatado com Vladimir Fedossev, com 10,5 pontos, em 15 possíveis, ele venceu as duas partidas do tiebrake. Na disputa, a vitória mais importante foi contra Magnus Carlsen, campeão em 2014 e 2015.[5]

Referências

  1. ElPais. «Atrapado por la India» (em espanhol). Consultado em 9 de Agosto de 2015 
  2. FIDE. «World Chess Championship Match». Consultado em 31 de Maio de 2012. Arquivado do original em 28 de setembro de 2013 
  3. «Magnus Carlsen is the new World Champion!». FIDE. 22 de novembro de 2013. Consultado em 22 de novembro de 2013 
  4. Jorge Guimarães, Magnus Carlsen renovou o título de campeão mundial de xadrez, consultado em 24 de novembro de 2014.
  5. «Who said what as Viswanathan Anand wins World Rapid Chess Championship» , consultado em 29 de dezembro de 2017.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Vishy Anand: My Best Games of Chess. Viswanathan Anand. Gambit Publications, 1998. ISBN 1901983005

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Viswanathan Anand