Vocativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Vocativo é usado para chamar o ouvinte.

Vocativo é o termo da oração por meio do qual chamamos ou interpelamos o nosso interlocutor, real ou imaginário. O Vocativo não possui relação sintáctica a outra expressão da oração, ou seja, não está relacionado com o Sujeito, com o Predicado, etc. É a expressão da oração usada para invocar um ouvinte. Geralmente, direcciona-se à segunda pessoa do discurso.1 O vocativo é um termo da oração que usamos com frequência no cotidiano.


Notas[editar | editar código-fonte]

- "Rita, vem cá à mãe".

- "Ó meu menino, isso não se diz!"1

  • As frases estão muitas vezes no tipo exclamativo.

- "Ó jovem, anda cá!"

  • Também serve para encurtar o nome original.

-"Azulão! Cante, amigo!" -"Pare com isso, malandro."

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
O wikilivro Português tem uma página sobre Vocativo
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.