Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Resident Evil 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Resident Evil 5, conhecido no Japão como Biohazard 5 (バイオハザード5 Baiohazādo 5?), é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa desenvolvido e publicado pela Capcom. É o sétimo título principal da série Resident Evil e foi lançado para PlayStation 3 e Xbox 360 em março de 2009 e depois para o Microsoft Windows em setembro do mesmo ano. A trama gira em torno da investigação dos agentes Chris Redfield e Sheva Alomar sobre uma ameaça terrorista em Kijuju, uma região fictícia na África. Redfield logo descobre que precisará confrontar seu passado na forma de seu velho inimigo Albert Wesker e sua ex-parceira Jill Valentine.

A jogabilidade de Resident Evil 5 é semelhante à do jogo anterior, embora seja o primeiro título da série projetado para ter uma jogabilidade cooperativa de dois jogadores. Ele também foi considerado o primeiro jogo da série principal a afastar-se do gênero sobrevivência, com os críticos dizendo que tinha mais semelhanças com um jogo de ação. Captura de movimento foi usada para filmar as cutscenes, e foi o primeiro jogo a usar um sistema de câmera virtual. Vários membros da equipe de produção do primeiro Resident Evil trabalharam em Resident Evil 5.

O jogo teve uma recepção em grande parte positiva, embora tenha sido criticado por problemas com seus controles. Ele também recebeu algumas queixas iniciais de racismo, mas uma investigação do British Board of Film Classification considerou as alegações infundadas. Resident Evil 5 foi relançado para o PlayStation 4 e Xbox One em junho de 2016. (leia mais...)