William Wilberforce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Wilberforce
William Wilberforce,
de Karl Anton Hickel, ca. 1794
Nascimento 24 de Agosto de 1759
Kingston upon Hull, Yorkshire,  Inglaterra
Morte 29 de Julho de 1833 (73 anos)
Londres,  Inglaterra
Nacionalidade Inglesa
Cônjuge Barbara Spooner Wilberforce
Filho(s) William, Barbara, Elizabeth, Robert Isaac Wilberforce, Samuel e Henry William Wilberforce
Ocupação Deputado de Kingston upon Hull entre 1780 e 1784
Deputado de Yorkshire entre 1784 e 1812
Deputado de Bramber entre 1812 e 1825
Religião Evangélico Anglicano

William Wilberforce (24 de Agosto de 175929 de Julho de 1833) foi um político britânico, filantropo e líder do movimento abolicionista do tráfico negreiro. Nativo de Kingston upon Hull, Yorkshire, começou sua carreira política em 1780 como candidato independente, sendo deputado do condado de Yorkshire entre 1784 e 1812. Em 1785 converteu-se ao evangelicalismo, mudando completamente o seu estilo de vida e se preocupando ao longo de toda sua vida com a reforma evangélica. Em 1787, William Wilberforce conheceu Thomas Clarkson (abolicionista britânico) e um grupo abolicionista ao tráfico negreiro que incluía Granville Sharp, Hannah More e Charles Middleton, importantes nomes da época e que juntos persuadiram Wilberforce a entrar também na causa. Assim, Wilberfoce logo se destacou tornando-se líder do grupo britânico abolicionista, liderando uma campanha no parlamento inglês contra o tráfico de escravos que resultou, em 1807, na aprovação do Ato contra o Comércio de Escravos.

No decorrer de sua trajetória política, engajou-se em diversas campanhas sempre dedicadas ao combate das injustiças ou da crueldade. Assim, por exemplo, a Sociedade pela Prevenção à Crueldade contra os Animais.

Apesar da importância da conquista da lei que proibia o tráfico de escravos nos navios britânicos, Wilberfoce prosseguiu lutando pela completa proibição da escravidão no império britânico. Em 1826, por debilidade em sua saúde, renunciou ao Parlamento britânico. Em 1833, após três dias da aprovação do Ato de Abolição da Escravidão (Slavery Abolition Act), Wilberforce faleceu, tendo seu corpo sido enterrado na Abadia de Westminster.

O Slavery Abolition Act sancionou o fim da escravidão mesmo nas colônias britânicas, especialmente na África, apesar de algumas exceções.  

Em 2006 teve seu esforço abolicionista registrado no filme Amazing Grace[1] , sendo seu personagem representado pelo ator galês Ioan Gruffudd.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.