Índias Ocidentais Britânicas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
   |- style="font-size: 85%;"
       |Erro::  valor não especificado para "nome_comum"
   


Índias Ocidentais Britânicas

Duração?

Bandeira de

Bandeira
Continente América
Capital Não especificada
Língua oficial Inglês
Governo Não especificado

As Índias Ocidentais Britânicas ou Antilhas Britânicas (em inglês: British West Indies, por vezes abreviadas como BWI), designavam o que hoje são os territórios britânicos ultramarinos nas Caraíbas: Anguilla, Bermuda, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos e Montserrat.[1] Antes da independência de muitos destes territórios, incluíam um número maior de ilhas na região, em conjunto com duas colónias não-insulares, todas integrando o Império Britânico.[2][3][4]

Em 1912, as Índias Ocidentais Britânicas foram divididas em oito colónias: Bahamas, Barbados, Guiana Britânica, Honduras Britânicas, Jamaica (com as suas dependências Ilhas Turks e Caicos e Ilhas Cayman), Trinidad e Tobago, as Ilhas Barlavento, e as Ilhas Sotavento.[3]

Entre 1958 e 1962, todos os territórios insulares menos as Ilhas Virgens Britânicas e as Bahamas integraram a Federação das Índias Ocidentais. Esta não incluía as colónias no continente americano: Honduras Britânicas e Guiana Britânica. Esperava-se que a federação se tornasse independente como um só estado, mas tinha poderes limitados, muitos problemas na prática, e falta de apoio popular. Deste modo, a Federação das Índias Ocidentais foi dissolvida em 1962.

Muitos dos históricos territórios britânicos, incluindo os maiores, são hoje estados soberanos independentes reconhecidos e com assento em várias organizações internacionais ais como a Organização dos Estados Americanos, a Associação dos Estados do Caribe, a Organização Mundial do Comércio, as Nações Unidas, a Comunidade do Caribe, a Commonwealth of Nations e o Banco de Desenvolvimento do Caribe, entre outras. Os restantes foram os territórios britânicos ultramarinos.

As restantes Índias Ocidentais Britânicas

Territórios[editar | editar código-fonte]

Road Town, na ilha Tortola, Ilhas Virgens Britânicas.

Os territórios que integravam originalmente as Índias Ocidentais Britânicas são (data da independência, entre parêntesis, quando aplicável):

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Location and Facilities Arquivado em 31 de maio de 2012, no Wayback Machine.. Stmatthews.edu (30-5-2013). Acesso em 17-7-2013.
  2. definição.
  3. a b The British West Indies: Their History, Resources and Progress – Sir Algernon Edward Aspinall – Google Boeken. Books.google.com (12-8-2008). Acesso em 17-7-2013.
  4. Government of the West Indies – Hume Wrong – Google Boeken. Books.google.com. Acesso em 17-7-2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]