X-Tudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de X-Tudo (programa))
Ir para: navegação, pesquisa
X Tudo
Informação geral
Formato
Gênero Educativo
Infantil
Duração 25 Minutos
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Apresentador(es) Marcio Ribeiro
Vozes de Fernando Gomes e Henrique Serrano
Elenco Gérson de Abreu
Rafael Meira
Raquel Barcha
Marcelo Mansfield
Márcio Ribeiro
Norival Rizzo
Joyce Roma
Fernando Gomes
Fernanda Souza
Henrique Serrano
Tema de abertura X Tudo
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil TV Cultura
Formato de exibição SD
Transmissão original 10 de abril de 1992 - 3 de novembro de 2002
N.º de temporadas 10
Cronologia
Último
Último
Quintal da Cultura
Rá Tim Bum
Próximo
Próximo

X-Tudo foi um programa de televisão infantil exibido originalmente pela TV Cultura a partir de 1992 produzido pelo SESI. Seu formato se prestava a transmitir informações de uma maneira clara e rápida, colaborando para a boa qualidade dos programas destinados ao público infantil da emissora durante o início da década de 1990. Terminou no final de 2002.

Sua primeira edição contava com a apresentação do ator Gerson de Abreu e do boneco X (manipulado por Fernando Gomes e depois, por Henrique Serrano), que abordavam assuntos cotidianos e curiosidades em geral. Havia também a participação de Marcelo Mansfield no quadro de curiosidades cientificas e Raquel Barcha como Sherazade no quadro de sugestões de leitura e o entrevistador mirim Rafael Meira.

Com o decorrer do tempo, o programa teve seu elenco alterado, com a participação dos atores Márcio Ribeiro, Norival Rizzo e Joyce Roma em quadros de esquetes, a entrevistadora mirim Fernanda Souza e o reporter Henrique Stroeter.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O programa estreou no dia 10 de abril de 1992, numa sexta-feira e foi extinto em 3 de novembro de 2002 num domingo, o fim do programa foi uma estratégia da TV Cultura em renovar sua programação infantil.
  • Gerson de Abreu começou a carreira na TV Cultura em 1982 no papel de um cozinheiro no programa É Proibido Colar, sendo depois convidado a integrar o elenco da emissora. Participou de programas como Som Pop e Bambalalão antes de participar de X Tudo. Apresentou o programa entre 1992 e 1994, quando mudou para a TV Record, onde participou dos programas Agente G e Vila Esperança. Depois atuou em teatro, se retirou em março de 2002 por problemas de saúde e excesso de peso, falecendo aos 37 anos em 18 de julho de 2002 em sua casa em Iguape, litoral sul de São Paulo.
  • Marcelo Mansfield era ator de teatro quando passou a integrar a equipe de educativos da TV Cultura no final dos anos 80. Depois teve seu próprio programa na TV Gazeta e prosseguiu sua carreira no teatro de comédia. Atualmente faz parte do programa "Agora é Tarde" da Band.
  • Depois do programa, a atriz Raquel Barcha passou a interpretar Sherazade no teatro ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor atriz e espetáculo pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
  • Rafael Meira começou no programa em pequenas participações, depois se tornou um dos apresentadores principais e tomou parte em seriados voltados a públicos de faixa etária maior como episódios das séries Telecurso e Turma do Gueto também da TV Cultura.
  • Henrique Stroeter interpretou Perônio, o menos sério dos dois irmãos gêmeos cientistas Tíbio e Perônio no seriado Castelo Rá-Tim-Bum.
  • Fernanda Souza ficou famosa interpretando a Mili, na primeira edição da série Chiquititas Brasil em 1997.
  • Marcio Ribeiro ganhou vários prêmios por atuações no teatro, entre eles nos Festivais de Brasília e Gramado, depois participou de esquetes do seriado Camera Café exibido pelo SBT. Atuou em espetáculos de standup comedy até seu falecimento, em 29 de maio de 2013.
  • Norival Rizzo integrou a equipe da TV Cultura por vários anos. Um de seus papéis mais conhecidos foi o de um perverso treinador de jogadores de videogame em um episódio de Mundo da Lua.
  • Joyce Roma integrou o elenco de Mundo da Lua, como a prima Gisela de Los Angeles, o elenco de Qual É, Bicho, como a camila e depois foi bailarina no espetáculo teatral Francisco e Clara, o Musical que ficou em cartaz em São Paulo em 1998.atualmente vive a divertida filomena,no Quintal da cultura
  • Depois de anos fora do ar, a TV Cultura decidiu resgatar o X-Tudo. A estréia com o 1º programa exibido em 1992, ocorreu no dia 01º de Fevereiro de 2014. A atração irá ao ar todo sábado, às 13h15.


Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Emissoras em que o programa é ou foi exibido[editar | editar código-fonte]

Sites[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.