XULRunner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
XULRunner
Desenvolvedor Mozilla Foundation e comunidade
Versão estável 2.0 (23 de março de 2011)
Gênero(s) Ambiente de desenvolvimento
Página oficial developer.mozilla.org/en-US/docs/Archive/Mozilla/XULRunner

XULRunner é um ambiente de execução desenvolvido pela Mozilla Foundation para fornecer um back-end padrão para aplicações XUL. Ele substitui o ambiente de execução Gecko, um projeto descontinuado, mas com um propósito semelhante.[1]

A primeira versão estável desenvolvida do XULRunner foi lançada em 2006, com base no código do Mozilla 1.8. Versões Alpha foram liberadas em 2007 baseado no Mozilla 1.9. A versão mais recente do XULRunner é a 13.01, utilizando o mais recente motor Gecko, e foram construídas do mesmo código fonte do Firefox 13.0.[2]

Usos[editar | editar código-fonte]

Todas as aplicações baseadas no XUL, como Mozilla Firefox, Mozilla Thunderbird, Songbird, Flickr Uploadr, SeaMonkey, Conkeror, Sunbird, Miro, Joost, e TomTom Home 2.0 rodam sobre o XULRunner. Teve inicio com a versão 3.0, o Mozilla Firefox usou um "private" XULRunner,[3] ou seja, o framework fica instalado localmente no diretório da aplicação.

O quarto fascículo do jogo de computador da série Simon the Sorcerer, Simon the Sorcerer 4: Chaos Happens, utiliza-se do XULRunner.

O site eMusic possui uma aplicação de download chamada eMusic Remote que também utiliza-se de XULRunner.

O editor Google Adwords utiliza o XULRunner,[4] da mesma forma como o ILS Evergreen, uma biblioteca de código aberto para sistemas de automação.

Além disso, o pacote XULRunner fornece acesso aos controles e funcionalidades do ActiveX, anteriormente implementadas na terceira parte dos controles do ActiveX construído pela Mozilla Source, mas hoje descontinuado.

A IBM começou a implantar o XULRunner com o Lotus Notes na versão 8.5.1 para fornecer suporte as aplicações clientes do Notes para XPages.

Veja mais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «GRE - Mozilla Developer Center». Developer.mozilla.org. Consultado em 28 de fevereiro de 2011 
  2. «XULRunner 2.0 Release Notes - MDC». Developer.mozilla.org. Consultado em 23 de março de 2011 
  3. «XULRunner:Roadmap - MozillaWiki». Wiki.mozilla.org. 1 de dezembro de 2009. Consultado em 28 de fevereiro de 2011 
  4. «xulrunner-adwords-editor - Project Hosting on Google Code». Code.google.com. Consultado em 28 de fevereiro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]