SeaMonkey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
SeaMonkey
SeaMonkey.png
SeaMonkey 2.16 on Ubuntu.png
SeaMonkey 2.16 no Ubuntu 12.04
Desenvolvedor Mozilla Foundation
Lançamento 30 de janeiro de 2006 (8 anos)
Versão estável 2.29.1 (24 de setembro de 2014; há 8 semanas e 5 dias)
Versão em teste 2.29 Beta 2 (2 de setembro de 2014; há 11 semanas e 6 dias)
Idioma(s) 22 idiomas
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) Suíte de Internet
Licença Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial Projeto SeaMonkey.

O SeaMonkey é um conjunto de aplicativos para a internet, contando com navegador de internet, cliente de e-mail e grupos de notícias, cliente de IRC, editor de HTML, catálogo de endereços e calendário (nem sempre disponibilizado por padrão). Ele é a continuação da suíte Mozilla por parte de uma comunidade de usuários e desenvolvedores.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 10 de março de 2005, a Fundação Mozilla anunciou que não iria lançar quaisquer versões da suíte Mozilla após a versão 1.7.x, desde que agora tinha se focado nas aplicações separadas Firefox e Thunderbird.[1]

O número de desenvolvedores ativos no projeto que preferia a Suíte aos programas separados era tão grande que o desenvolvimento do Firefox sofreria com uma completa separação. Além disso, o número de usuários revoltados com a decisão e empresas que utilizavam a Suíte Mozilla era grande o suficiente para que a Fundação Mozilla resolvesse hospedar um projeto, denominado SeaMonkey, que seria gerenciado pelo Conselho SeaMonkey. A escolha para o nome do projeto se deveu ao fato da suíte Mozilla ser conhecida como SeaMonkey dentre os desenvolvedores. Atualmente há instaladores customizados nos mais diversos idiomas, além de pacotes de tradução que podem ser encontrados nos projetos regionais espalhados pela web.

Histórico de lançamentos[editar | editar código-fonte]

Versão antiga Versão atual Versão futura Versão em teste

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A base para o desenvolvimento de sua primeira versão estável, a 1.0, foi o Mozilla 1.8b1. Esta versão do Mozilla já estava bastante madura, como se pode indicar por uma versão beta. O principal motivo para o não-lançamento oficial da versão 1.8 é que teriam que manter atualizações de segurança tanto para ela quanto para a 1.7 (que continua com as atualizações de segurança, mesmo tendo descontinuado o desenvolvimento de novas versões).

A versão 1.0 do SeaMonkey equivale à 1.8 da Suíte Mozilla, com as diferenças básicas sendo o novo logotipo e o tema padrão ser o Clássico, ao invés do Moderno.

Muitos usuários esperavam maiores novidades e acabaram um pouco decepcionados com a primeira versão. Somente nas versões posteriores foram acrescentadas maiores inovações.

Melhorias na interface gráfica e a troca do tema padrão criticado por alguns e considerado clássico por outros estão planejadas apenas para versões mais longínquas.

Atualmente os esforços estão voltados para a parte central do código, migrando a arquitetura e a ferramenta de desenvolvimento para um melhor aproveitamento de códigos do Firefox e Thunderbird, com o intuito de facilitar o desenvolvimento do programa e de extensões que funcionem em ambos sem a necessidade de adaptações que algumas exigem.

Migração a partir do Mozilla[editar | editar código-fonte]

SeaMonkey 1.1.11 em português no Mac OS X.

O mais aconselhável é usar um perfil novo. O usuário que deseje arriscar, deve desinstalar todas as extensões e temas antes de efetuar a migração, para evitar problemas.

O sentido oposto não é recomendável, tanto quanto o compartilhamento de perfis entre ambos, pois a predisposição para problemas é grande.

Versões de desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Os usuários que não estejam satisfeitos com as versões oficiais e desejem utilizar versões instáveis, porém mais novas, do programa podem utilizar as versões disponibilizadas diariamente em: http://www.seamonkey-project.org/

Estas versões estão sujeitas a travamentos, mau funcionamento, não sendo recomendadas para o uso diário, devendo ser utilizadas apenas para testar as novidades. Se possível, ajude a identificar os bugs e relatá-los.

Algumas características relativas à configuração do programa, como o suporte a SVG, acabam variando de acordo com os problemas enfrentados enquanto compilando o programa. Geralmente apenas as versões finais vêm com o calendário.

Referências

  1. http://www.mozilla.org/seamonkey-transition.html
  2. Gecko (Pagina em Inglês) - MDN (Pagina visitada em 08/10/2011)
  3. Kaiser, Robert (5 de novembro de 2007). SeaMonkey News SeaMonkey 1.1.6 Available, "Mozilla Foundation" (em inglês). Acessado em 2008-ago-17.
  4. Mozilla Wiki (2007). SeaMonkey:suiterunner, "Mozilla Foundation" (em inglês). Acessado em 2009-jul-21.
  5. Mozilla Wiki (2007). SeaMonkey:New for 2.0, "Mozilla Foundation" (em inglês). Acessado em 2009-jul-21.
  6. Kaiser, Robert (21 de julho de 2009). What's New in SeaMonkey 2.0 Beta 1, "Mozilla Foundation" (em inglês). Acessado em 2009-jul-23.
  7. SeaMonkey 2.5 Beta 1 (Inglês) - The SeaMonkey Project (Acessado em 08/10/2011)
  8. SeaMonkey 2.5 Beta 2 (Inglês) - The SeaMonkey Project (Acessado em 08/10/2011)
  9. a b SeaMonkey:FAQ (em Inglês) MozillaWiki. Visitado em 14/01/2012.
  10. SeaMonkey 2.27 and 2.28 Skipped (em Inglês) SeaMonkey Project News. Visitado em 27/08/2014.
  11. SeaMonkey:Home Page (em Inglês) MozillaWiki. Visitado em 14/01/2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons