Xaxim (Santa Catarina)
| Município de Xaxim | |||||
| "Coração Verde do Oeste" | |||||
|
|||||
| Hino | |||||
| Aniversário | 20 de fevereiro | ||||
|---|---|---|---|---|---|
| Fundação | 20 de fevereiro de 1954 | ||||
| Gentílico | xaxinense | ||||
| Prefeito(a) | Idacir Orso (PMDB) (2013–2016) |
||||
| Localização | |||||
|
Localização de Xaxim em Santa Catarina
Localização de Xaxim no Brasil |
|||||
| Unidade federativa | |||||
| Mesorregião | Oeste Catarinense IBGE/20081 | ||||
| Microrregião | Xanxerê IBGE/20081 | ||||
| Municípios limítrofes | Xanxerê, Cordilheira Alta, Coronel Freitas e Chapecó | ||||
| Distância até a capital | 526 km | ||||
| Características geográficas | |||||
| Área | 294,715 km² 2 | ||||
| População | 25 697 hab. Censo IBGE/20103 | ||||
| Densidade | 87,19 hab./km² | ||||
| Altitude | 770 m | ||||
| Clima | Subtropical Úmido Mesotérmico CFA | ||||
| Fuso horário | UTC−3 | ||||
| Indicadores | |||||
| IDH | 0,809 elevado PNUD/20004 | ||||
| PIB | R$ 530 243,037 mil IBGE/20085 | ||||
| PIB per capita | R$ 21 022,20 IBGE/20085 | ||||
| Página oficial | |||||
Xaxim é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 26º57'42" sul e a uma longitude 52º32'05" oeste, estando a uma altitude de 770 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24 432 habitantes.
Índice |
Topônimo [editar]
"Xaxim" é um termo de origem caingangue6 que se refere ao tronco de certas samambaias.
História [editar]
Xaxim, antigo distrito criado em 1921, emancipou-se políticamente pela lei estadual número 133 de 30 de dezembro de 1954, com território desmembrado de Chapecó.7 8
Características [editar]
Possui uma área de 294,41 km².
Data festiva - outubro (Rodeio Crioulo), fevereiro (Semana do Município), março (ExpoXaxim),Carnaval regional e junho (Dia de São Luiz Gonzaga, padroeiro do município).
Principais atividades econômicas - Agropecuária e agroindústria.
População - 20000 habitantes. Colonização - italiana, alemã e polonesa.
Principais etnias - Italiana, alemã e polonesa.
Localização - Oeste, Alto Irani, na microrregião de Xaxim, a 556 km de Florianópolis.
Clima - Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 17,2 graus centígrados.
Turismo [editar]
Igreja São Luiz Gonzaga
Construída em 1947 pelos paroquianos. Seu estilo gótico a torna uma das mais bonitas igrejas de Santa Catarina.
Gruta e Trilha Ecologica Pavan
A Propriedade da familia Pavan é contemplada com com cinco grutas naturais em meio a mata nativa, e com muita fé e devoção os seus proprietários, o Senhor Valmor Pavan e o Senhor Irineu Pavan embelezaram ainda mais com as imagens de vários santos e abriram a tilha que interliga todas as cinco grutas.
ExpoXaxim
Segunda maior feira de exposições do oeste catarinense e quinto maior do estado de Santa Catarina.
Referências
- ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
- ↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
- ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
- ↑ http://www.portalkaingang.org/Lgua_Kaingang.pdf
- ↑ História do município. IBGE. Página visitada em 07/04/2013.
- ↑ História do município. Prefeitura Municipal de Xaxim. Página visitada em 07/04/2013.
Ver também [editar]
- Municípios de Santa Catarina por data de criação
- Lista de municípios de Santa Catarina por população