Zwolle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zwolle
Nome oficiais
(nl) Zwolle
(nds-NL) Zwolle
Nome local
(nl) Zwolle
Geografia
País
Província
Capital de
Banhado por
Rio Issel
Thorbeckegracht (d)
Rio Zwarte Water
Área
119,28 km2
Área da água
6,39 %
Altitude
4 m
Coordenadas
Demografia
População
129 840 hab. ()
Densidade
1 088,5 hab./km2 ()
Gentílico
Zwollenaar
Funcionamento
Estatuto
cidade hanseática (en)
município dos Países Baixos (a partir de )
localidade dos Países Baixos (d)
lugar com direitos e privilégios de cidade (d) (a partir de )
Presidente
Henk Jan Meijer (d) (a partir de )
Contem as localidades
Windesheim (en)
Brinkhoek (d)
Harculo (d)
Wijthmen (d)
Bruggenhoek (d)
Oldeneel (d)
Veldhoek (d)
Spoolde (d)
Schelle (d)
Haerst (d)
Herfte (d)
Frankhuis (d)
Hoog Zuthem (d)
Geminação
Lünen (a partir de )
Identidade
Brazão
coat of arms of Zwolle (d)
Bandeira
flag of Zwolle (d)
Santo padroeiro
Identificadores
Código postal
8000–8049
Prefixo telefônico
038
Website
Mapa

Zwolle é uma cidade do leste dos Países Baixos, capital da província de Overissel, junto do rio Issel. Conta com uma população aproximada de 120.000 habitantes. A norte situa-se Giethoorn, uma pequena localidade conhecida como "a Veneza verde", uma das suas atracções turísticas.

História[editar | editar código-fonte]

Thorbeckegracht.

Achados arqueológicos encontrados na área de Zwolle indicam a região é habitada há muito tempo. No subúrbio de Zwolle-Zuid, um sítio da Idade do Bronze foi encontrado em 1993. Durante a época romana, a área foi ocupada por francos sálios.

A cidade foi fundada cerca de 800 por frísios, mercadores e tropas de Carlos Magno.[1] O nome de Zwolle vem da palavra Suolle, que significa montanha (do inglês "to swell"). Zwolle situa-se numa pequena montanha entre os três rios que rodeiam a cidade, Issel, Vecht e Zwarte Water. Este monte foi a única parte que não é inundada durante as grandes enchentes.

A menção mais antiga sobre Zwolle data de 1040. Documentos referem uma igreja dedicada a São Miguel. Esta igreja, a Grote ou Sint Michaëlskerk, foi reconstruída em meados do século XV e ainda existe. A igreja tem um púlpito esculpido, trabalho de Adam Straes van Weilborch (1620?), outras boas esculturas e o órgão (1721).

Librije.

Em 30 de Agosto de 1230, o bispo de Utrecht concedeu a Zwolle o exercício do direito administrativo. Em Julho de 1324 e em Outubro de 1361, conflitos na região incendiaram Zwolle. Nestes fogos, só nove edifícios se salvaram das chamas. A idade de ouro de Zwolle foi o século XV. Zwolle foi um importante membro da Liga Hanseática e uma das mais importantes cidades do norte dos Países Baixos. Entre 1402 e 1450, a riqueza da cidade multiplicou-se por seis.

Até 1911, Zwolle foi um ponto mercantil fluvial, um grande mercado de pesca e um dos produtores de gado mais importantes dos Países Baixos a seguir a Roterdão. As indústrias mais importantes eram as fábricas de algodão, metalurgias, construção de barcos, tintas, telas e sal.

Blauwvingers[editar | editar código-fonte]

Os cidadãos de Zwolle são conhecidos como Blauwvingers ("Dedos Azuis"). A lenda conta que fruto da rivalidade entre a cidade vizinha de Kampen, o governo local viu-se obrigado a vender o sino da igreja a Kampen por falta de dinheiro. Para se assegurar de que Kampen não fizesse por sua vez negócio, venderam-na por um preço bem elevado. Kampen aceitou os termos, com a condição de que eles escolheriam o modo de pagamento. Zwolle aceitou e Kampen pagou com moedas de cobre de quatro duiten. Dado o ocorrido, Zwolle quis assegurar-se de que Kampen tinha pago a totalidade do preço. As autoridades locais contaram o dinheiro com as mãos e os seus dedos ficaram azuis, devido à fricção com o cobre.

Edificios[editar | editar código-fonte]

Peperbus

Atrás do Grote Sint Michaëlskerk, estão vários dos monumentos de Zwolle. A basílica românica de Onze Lieve Vrouwe ten Hemelopneming (N. Sra. da Ascensão) terminada em 1399. A torre da igreja, chamada Peperbus (moinho de pimenta), é uma das mais altas e importantes dos Países Baixos. Foi construída em 1448. É possível visitá-la, e do alto pode-se contemplar uma magnífica vista de Zwolle, já que é o ponto mais alto do centro urbano.

Deve ser mencionado o Sassenpoort (uma das antigas portas da cidade), aMosterdmakerstoren (edifício onde se fazia mostarda), o grémio (1571), as oficinas provinciais, o mosteiro dominicano e o museu de história natural.

Referências

  1. - Berkenvelder, F.C., Korte geschiedenis van Zwolle, 1980, ver [1] Arquivado em 14 de dezembro de 2007, no Wayback Machine..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Zwolle
Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.