Órgão (anatomia)
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Outubro de 2016) |
Em biologia, um órgão (do latim organum, "instrumento/ ferramenta", do grego όργανον (órganon), "órgão, instrumento, ferramenta") é um grupo de tecidos que desempenham uma função específica ou grupo de funções. Usualmente existem tecidos "principais" e "esporádicos". O tecido principal é aquele que é único para um órgão específico. Por exemplo, o tecido principal no coração é o miocárdio, enquanto os esporádicos são os nervos, sangue, tecido conjuntivo, etc.
Em botânica e zoologia - principalmente na anatomia, um órgão é um conjunto de tecidos que evoluíram para executar determinada função vital. Alguns órgãos comuns aos vertebrados são o coração, o cérebro, o estômago, etc. Nas plantas "superiores", os órgãos principais são a raiz, o caule, as folhas, as flores e os frutos.
Um conjunto de órgãos com funções relacionadas chama-se um sistema. Por exemplo, o sistema respiratório dos animais ou o sistema radicular das plantas vasculares.
Órgãos dos animais
[editar | editar código-fonte]Os órgãos dos animais incluem o coração, pulmão, cérebro, olhos, estômago, baço, ossos, pâncreas, rim, fígado, intestinos, pele (o maior órgão), bexiga, e os órgãos sexuais. Os órgãos internos coletivamente são às vezes chamados de "vísceras".
Órgãos das plantas
[editar | editar código-fonte]Os órgãos das plantas podem se dividir em vegetativo e reprodutivo. Os órgãos vegetativos das plantas são raiz, caule e folha, enquanto os reprodutivos são a flor, semente e fruta.
Os órgãos vegetativos são essenciais para manter a vida de uma planta (eles formam as funções vitais, como a fotossíntese), enquanto os reprodutivos são essenciais na reprodução. Mas, se existe reprodução vegetativa assexual, os órgãos vegetativos são aqueles que criam a nova geração de plantas.
Sistemas orgânicos
[editar | editar código-fonte]Um grupo de órgãos relacionados compõe um sistema orgânico. Órgãos possuindo um sistema podem ser relacionados em inúmeras formas, mas funções relacionadas são na maioria comumente usadas. Por exemplo o sistema urinário compreende órgãos que trabalham juntos para produzir, guardar e transportar a urina.
As funções dos sistemas orgânicos muitas vezes compartilham significantes justaposições. Por exemplo, os sistemas nervoso e endócrino operam através de uma partilha de ambos os órgãos, o hipotálamo. Por esta razão, os dois sistemas são combinados e estudados como o sistema neuroendócrino. O mesmo é verdade para o Sistema musculoesquelético, que envolve a relação entre o sistema muscular e o sistema esquelético.
Lista de sistemas de órgãos humanos
[editar | editar código-fonte]São considerados tipicamente como sistemas orgânicos do corpo humano:
- Sistema digestivo - Absorção de nutrientes e descarte do excesso.
- Sistema esquelético - Suporte e movimento, produção de linfócitos
- Sistema muscular - Suporte e movimento, produção de calor
- Sistema nervoso - Integração e coordenação através de sinais eletroquímicos
- Sistema endócrino - Integração e coordenação através de hormônios
- Sistema respiratório - Eliminação de CO2 e absorção de O2
- Sistema circulatório - O transporte de materiais necessários para as células e a retirada de excessos das mesmas.
- Sistema reprodutor - Perpetuação da espécie.
- Sistema tegumentar - Cobertura do corpo
- Sistema linfático - Regula fluidos e imunidade
- Sistema urinário - Excreção de excesso de nitrogênio, e manutenção da homeostase dos eletrólitos