Base Aérea de Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ALA 1)
Cerimônia de passagem de comando da Aeronáutica (2015)
Presidente Juscelino Kubitschek em cerimônia de entrega de bandeira na futura BABR - Brigadeiro Eduardo Gomes (9 de agosto de 1958)

A ALA1 - Base Aérea de Brasília (Antiga: BABR - Brigadeiro Eduardo Gomes) é uma base da Força Aérea Brasileira que funciona junto ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Foi criada em 3 de dezembro de 1963, e é conhecida em todo o Brasil por ser a base de operações do FAB VC-1A, que é a principal aeronave responsável pelo transporte do(a) Presidente da República.

História[editar | editar código-fonte]

Desde 1999 porta a insígnia da Ordem do Mérito Militar, concedida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.[1]

Em 2016, a Força Aérea Brasileira iniciou um profundo processo de reestruturação,[2] culminando com a desativação da Base Aérea de Brasília em 19 de janeiro de 2017. Nesta mesma data, foi ativada em seu lugar a Ala 1, subordinada ao COMPREP - Comando de Preparo.[3]

Unidades aéreas[editar | editar código-fonte]

Na Base Aérea de Brasília operaram as seguintes unidades da FAB:

Restruturação: Desativação da BABR e Ativação da Ala 1[editar | editar código-fonte]

Antes da reestruturação da FAB, as bases aéreas tinham o objetivo de apoiar suas unidades sediadas, como forma de subordinação administrativa. Esta função de apoiar foi transferida para os GAP - Grupamentos de Apoio, novas unidades ativadas para este fim.

Com a desativação das bases aéreas, foram ativadas as alas, tradução do termo inglês Wing que nos países de língua inglesa compreendem o agrupamento de três ou mais esquadrões, cujo objetivo é coordenar toda atividade operacional exercida por suas Unidades Aéreas. A Ala 1 foi ativada com o objetivo de conduzir operacionalmente o 6º Esquadrão de Transporte (6º ETA). O GTE continua, no entanto, subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

A Ativação da ALA 1 também unificou a Base Aérea de Brasília com o VI Comando Aéreo (VI Comar), tendo entre suas novas unidades o Grupo de Segurança e Defesa (GSD-BR), Grupamento de Apoio (GAP-DF), Cindacta 1, Esquadrão de Logística (ELOG-1), SEREP-BR, dentre outras tendo cada uma com suas função e obrigações.

O primeiro Comandante da Ala 1 foi o Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita.[3]

Comandantes da ALA 1 (2017 - )[editar | editar código-fonte]

Comandantes Período ALA 1
Brig Ar Ary Soares Mesquita 2017 - 2019
Brig Ar Vincent Dang 2019 - 2020
Brig Ar Meneses 2020-

Referências

  1. BRASIL, Decreto de 30 de março de 1999.
  2. Brasileira, Força Aérea. «Força Aérea 100 anos - REESTRUTURAÇÃO DA FAB». www.fab.mil.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2018 
  3. a b Brasileira, Força Aérea. «Alas 1 e 2 são ativadas em Brasília e Anápolis, respectivamente - Força Aérea Brasileira». Força Aérea Brasileira. Consultado em 25 de fevereiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Brasília Air Force Base
  • -Galeria com fotos de aeronaves do Grupo de Transporte Especial - GTE
  • -Galeria com fotos de C-95C, VC-97 e VU-9 do 6º ETA - Esquadrão Guará