Base Aérea de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Base Aérea de Manaus - BAMN é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.

Unidades aéreas[editar | editar código-fonte]

Em 2005, operavam na Base Aérea de Manaus as seguintes unidades da FAB:

  • 1° Esquadrão do 9° Grupo de Aviação (1º/9º GAv), o Esquadrão Arara, o último esquadrão da FAB a utilizar os C-115 (De Havilland DHC-5 Buffalo), sendo que já recebeu as primeiras aeronaves CASA/EADS C295, fabricados na Espanha, aqui denominados C-105 Amazonas, tendo recebido até 15 de outubro de 2007 um total de oito aeronaves [1].

História da base[editar | editar código-fonte]

Com o objetivo de permitir a expansão das linhas do Correio Aéreo Nacional e criar mais um ponto de apoio para as aeronaves da FAB em trânsito pela amazônia, foi criado em 8 de dezembro de 1953 o Destacamento de Base Aérea de Manaus.

Em 24 de março de 1970, o destacamento foi desativado e em seu lugar foi criada a Base Aérea de Manaus - BAMN. Na mesma data foi ativado o 1º/9º GAv Esquadrão Arara responsável pelas missões de transporte de tropas e apoio logístico na região.

Em 9 de janeiro de 1981, a BAMN passou a sediar também o 7°/8° GAv - Esquadrão Harpia e, em 4 de julho de 1983, o 7°ETA - Esquadrão Cobra.

A Base Aérea de Manaus abriga ainda o 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro, que utiliza helicópteros Eurocopter AS.565 Pantera (HM-1), AS 532 UE - Cougar (HM-3) (versão do Eurocopter AS-332 Super Puma) e Sikorsky UH-60 Blackhawk (HM-2).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]