Base Aérea de Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Base Aérea de Santos


IATA: SSZ - ICAO: SBST
Tipo Militar: Base Aérea
Administração AFA
Serve Santos e região
Localização Não disponível
Inauguração Não disponível


Altitude 3 m (10 ft)
Movimento em 2015 Não disponível
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
17/35 1 390 m (4 560 ft) Asfalto

A Base Aérea de Santos - BAST, (IATA: SSZICAO: SBST), é uma base da Força Aérea Brasileira localizada no distrito de Vicente de Carvalho, município do Guarujá, no litoral do estado de São Paulo. A operação de aeronaves civis para reabastecimento pode ser possivel mediante autorização do comandante da Base Aérea de Santos.

Em 22 de junho de 2015, Guarujá recebeu concessão para um aeroporto comercial na cidade, nomeado Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá e de forma mais abrangente Aeródromo Civil Metropolitano da Baixada Santista. A nova estrutura dividirá espaço com a BAST e terá a ampliação da pista de pouso e decolagem. A expectativa é que o aeródromo inaugure a instalação em 2016 com 20 voos diários.

Unidades aéreas[editar | editar código-fonte]

Em 2005, operava na Base Aérea de Santos a seguinte unidade da FAB:

  • 1° Esquadrão do 11° Grupo de Aviação (1º/11º GAv), o Esquadrão Gavião, com helicópteros e aviões:
  • Helibrás HB-350B Esquilo helicóptero

Hoje em dia[quando?] a Base Aérea virou Núcleo porque o 1º/11º foi transferido para Natal. Hoje a unidade virou uma base de desdobramento apoiando as unidades do Brasil em deslocamento ou treinamento.

Acidentes e Incidentes[editar | editar código-fonte]

No dia 13 de agosto de 2014, uma aeronave Cessna Citation modelo 560 XLS+, prefixo PR-AFA caiu após arremeter devido às condições climáticas desfavoráveis ao pouso. A aeronave levava o político Eduardo Campos e mais seis ocupantes, incluindo dois pilotos. Eduardo Campos estava em campanha presidencial na ocasião do acidente, nenhum dos ocupantes sobreviveu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] - Galeria com fotos dos UH-50 do 1º/11º GAv, Esquadrão Gavião.
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.