Base Aérea de Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Base Aérea de Santos


IATA: SSZ - ICAO: SBST
Tipo Militar: Base Aérea
Administração AFA
Serve Santos e região
Localização Não disponível
Inauguração Não disponível


Altitude 3 m (10 ft)
Movimento em 2014 Não disponível
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
17/35 1 390 m (4 560 ft) Asfalto

A Base Aérea de Santos - BAST, (IATA: SSZICAO: SBST), é uma base da Força Aérea Brasileira localizada no distrito de Vicente de Carvalho, município do Guarujá, no litoral do estado de São Paulo. A pista de pousos e decolagens é pavimentada e tem 1.385m (cabeceiras 17/35).

Em 22 de junho de 2015, Guarujá recebeu concessão para um aeroporto comercial na cidade, nomeado Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá e de forma mais abrangente Aeródromo Civil Metropolitano da Baixada Santista. A nova estrutura dividirá espaço com a BAST e terá a ampliação da pista de pouso e decolagem. A expectativa é que o aeródromo inaugure a instalação em 2016 com 20 voos diários.

Unidades aéreas[editar | editar código-fonte]

Em 2005, operava na Base Aérea de Santos a seguinte unidade da FAB:

  • 1° Esquadrão do 11° Grupo de Aviação (1º/11º GAv), o Esquadrão Gavião, com helicópteros e aviões:
  • Helibrás HB-350B Esquilo helicóptero

Hoje em dia[quando?] a Base Aérea virou Núcleo porque o 1º/11º foi transferido para Natal. Hoje a unidade virou uma base de desdobramento apoiando as unidades do Brasil em deslocamento ou treinamento.


Acidentes e Incidentes[editar | editar código-fonte]

No dia 13 de agosto de 2014, uma aeronave Cessna Citation modelo 560 XLS+, prefixo PR-AFA caiu após arremeter devido às condições climáticas desfavoráveis ao pouso. A aeronave levava o político Eduardo Campos e mais seis ocupantes, incluindo dois pilotos. Eduardo Campos estava em campanha presidencial na ocasião do acidente, nenhum dos ocupantes sobreviveu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] - Galeria com fotos dos UH-50 do 1º/11º GAv, Esquadrão Gavião.
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.