A Chave do Tamanho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Chave do Tamanho
Autor(es) Monteiro Lobato
Idioma língua portuguesa
País  Brasil
Género Literatura infantil
Lançamento 1942

A Chave do Tamanho é um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato e publicado em 1942. A Narizinho; tia Nastácia, a cozinheira; Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho muito sábio; Quindim, um rinoceronte domesticado; Conselheiro, um burro falante e Marquês de Rabicó, o porquinho que foi casado com Emília, a boneca de pano que foi evoluindo até virar gente. E Emília é a protagonista deste livro, onde é relatada uma travessura sua: a redução temporária no tamanho das criaturas humanas.

História[editar | editar código-fonte]

Tudo teve início porque Dona Benta andava arrasada com os horrores da guerra e a sua tristeza entristecia o Sítio do Picapau Amarelo, outrora tão alegre e feliz. E foi justamente por causa dessa tristeza que Emília planejou e realizou a mais tremenda aventura.

Querendo acabar com a guerra, Emília decidiu ir até o "fim do mundo", um lugar escuro e sem vida, onde fica a casa das chaves. Ao mexer na chave do tamanho, acidentalmente provoca uma redução do tamanho dos seres humanos, que acabam soterrados pelas próprias roupas. Emília, ao voltar para o sítio, depara-se com um mundo totalmente novo, onde as coisas criadas pelo homem antigo aumentaram o tamanho. A Boneca acaba tendo que ir para Itaoca, a cerca de 6 km do sítio, por causa do Pinto Sura; lá encontrando a família do prefeito Apolinário, e este é devorado por um gato e Emília se vê como a cria dos órfãos Juquinha e Candoca.

Para escapar das aves e dos gatos, os três vestem algodão para enganar os pássaros. Logo perceberam que todos os carros em movimentos se escangalharam e todos os moradores foram devorados por pássaros. As crianças e a boneca logo param em um ninho de beija-flor, onde passam a noite.

No dia seguinte, depois de tomarem café (ovo de beija-flor) e se jogarem no barranco, são separados devido á uma forte chuva. Emília se esconde num buraco-de-raiz até a chuva passar; e, em seguida, encontra com o Visconde de Sabugosa, que, incrivelmente, está em tamanho real, cerca de 40 centímetros. Poderia Emília mudar de ideia e salvar a humanidade?

Capítulos[editar | editar código-fonte]

  1. Pôr-do-sol de trombeta
  2. A chave do tamanho
  3. Por causa do pinto sura
  4. A viagem pelo jardim
  5. Aventuras
  6. A família do Major Apolinário
  7. Juquinha conta a sua história
  8. A travessia das salas
  9. A estante dos remédios
  10. O Ford escangalhado
  11. O ninho do beija-flor
  12. O gigante de cartola
  13. Revelações
  14. O caminho do Pica-pau Amarelo
  15. O Coronel Teodorico
  16. "O terror do lago"
  17. Rabicó, o canibal
  18. O filósofo chinês
  19. Viagem pelo mundo
  20. A cidade do Balde
  21. A ordem nova
  22. Na Casa Branca
  23. Ainda lá
  24. O plebiscito
  25. A Volta do Tamanho



Lobato arte.jpg Este artigo é somente um esboço sobre a obra de Monteiro Lobato. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.