A Grande Arte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A grande arte
1991 • cor • 104 min 
Direção Walter Salles
Roteiro Matthew Chapman (em inglês)
Rubem Fonseca (em português)
Elenco Peter Coyote
Tchéky Karyo
Amanda Pays
Raul Cortez
Giulia Gam
Género suspense
País  Brasil /  Estados Unidos
Idioma inglês
português
espanhol
Página no IMDb (em inglês)

A grande arte ('Exposure nos Estados Unidos) é um filme brasileiro-estadunidense de 1991, do gênero suspense, dirigido por Walter Salles, e com roteiro baseado na obra homônima de Rubem Fonseca.

A grande arte foi o primeiro filme de longa-metragem dirigido por Walter Salles. O roteiro em português foi escrito por Rubem Fonseca, que o reescreveu mais de vinte vezes.

É considerado um dos filmes mais caros de toda a história do cinema brasileiro, pois sua produção consumiu cinco milhões de dólares. Para realizar o filme, Walter Salles utilizou sua influência em diversas emissoras de televisão europeias, que cederam verba para que o cineasta pudesse rodar seu primeiro filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme narra a busca do fotógrafo estadunidense Peter Mandrake pelo serial killer que assassinou sua amiga prostituta Gisela e estuprou sua namorada Marie. Para isso, ele se alia ao assassino profissional Hermes, perito na luta com facas, e se embrenha no submundo carioca e no deserto Boliviano atrás dos seus antigos algozes.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Troféu APCA 1991 (Brasil)

  • Venceu na categoria de melhor fotografia e melhor atriz coadjuvante (Giulia Gam).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]