A Pink

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Apink (에이핑크)
A Pink no evento Hanbitsa Awards, 21 de Junho de 2015. Da esquerda para a direita: Hayoung, Eunji, Bomi, Naeun, Chorong e Namjoo.
Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2011–presente
Gravadora(s)
Página oficial Website oficial
Integrantes Chorong
Bomi
Eunji
Naeun
Namjoo
Hayoung
Ex-integrantes Yookyung
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

Apink (em coreano: 에이핑크) é um girl group sul-coreano formado pela Plan A Entertainment (antiga Acube entertainment) em 2011[1]. É composto por seis integrantes: Park Chorong, Yoon Bomi, Jung Eunji, Son Naeun, Kim Namjoo e Oh Hayoung. Sua formação original era composta por sete integrantes, no entanto, Hong Yookyung deixou o grupo em abril de 2013 para focar nos estudos. O grupo lançou cinco mini-álbuns coreanos e um álbum de estúdio. Elas estrearam em 21 de abril de 2011 no M! Countdown com a faixa "Mollayo" (몰라요; "I Don't Know") do EP de debut Seven Springs of A Pink. Apink lançou seu single de estreia japonesa em 22 de outubro de 2014 com a faixa "NoNoNo". O seu quinto mini-álbum coreano, Pink Luv foi lançado em 24 de novembro de 2014 e estreou em #1 na parada semanal de álbuns da Gaon.

História[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia[editar | editar código-fonte]

A primeira trainee a ser revelada como membro do novo girl group da ACube Entertainment foi Son Naeun, que participou dos vídeos musicais "Soom" (숨; "Breath"), "Beautiful" e "Niga Jeil Joha" (니가 제일 좋아; "I Like You the Best") do grupo B2st, da mesma empresa. A segunda foi a líder Park Chorong, que participou do vídeo musical japonês "Shock", também do B2st. Um tempo depois foi revelado que o novo girl group seria da divisão da Cube Entertainment chamada A Cube Entertainment. Em 21 de fevereiro, A Cube Entertainment criou uma conta oficial no Twitter e revelou Oh Hayoung, o terceiro membro do Apink. Jung Eunji foi apresentada pelo Twitter da A Cube cantando a música "Love You I Do", da Jennifer Hudson. Hong Yookyung foi revelada em um vídeo tocando piano. Yoon Bomi e Kim Namjoo foram reveladas por último no Twitter.

Antes do grupo debutar, o documentário Apink News foi no ar pela canal de TV à cabo coreana TrendE. O episódio piloto de Apink News foi ao ar dia 11 de março. O show mostra o processo de debut do A Pink. Cada episódio um artista era convidado para ser âncora. Dentre os artistas apareceram G.NA, Mario, SeungHo e G.O do MBLAQ, B2st, 4minute, Jinwoon do 2AM, Sunggyu e Sungjong do Infinite e Hyosung e Sunhwa do Secret.

2011: Estreia, Seven Springs Of A Pink e Snow Pink[editar | editar código-fonte]

Em 13 de abril, o teaser[2] para o vídeo musical para o EP de debut do Apink, Seven Springs of A Pink foi lançado. O tema do teaser era a primavera com a ideia de beleza e inocência. O grupo lançou o EP e o vídeo musical[3] para o single "Mollayo" (몰라요; "I Don't Know"), em 19 de abril. O EP contém 5 faixas, incluindo "It Girl" e "Wishlist". O vídeo musical de "Mollayo" tem participação de Kikwang do B2st. Apink fez seu debut no M! Countdown em 21 de abril para promover seu EP. Durante o primeiro fanmeet do grupo, foi revelado que o nome do fã-clube é "Panda Of A Pink", uma brincadeira com o nome do grupo e a palavra fã em coreano (팬, paen). Quando as promoções de "Mollayo" acabaram, o grupo continuou a promover o EP com "It Girl" em programas musicais semanais. Apink também gravou a música "Uri Geunyang Saranghage Haejuseyo" (우리 그냥 사랑하게 해주세요; "Please Let Us Love") para o popular drama Protect The Boss do canal SBS. A trilha sonora foi lançada em setembro de 2011.

Em novembro de 2011, o grupo começou a gravar um novo reality-show chamado Birth Of A Family[4] com a boy band Infinite. O show mostra a jornada dos dois grupos cuidando de animais abandonados e mal-tratados por oito semanas. O primeiro episódio foi ao ar em 12 de novembro.

O segundo EP, Snow Pink, foi lançado em 22 de novembro, com o single "My My"[5]. O EP contém 5 faixas, incluindo "Yeah" e "Prince". O teaser[6] para o vídeo musical de My My foi lançado em 21 de novembro. As promoções de "My My" começaram em 25 de novembro no Music Bank, da KBS. A música ficou particularmente conhecida por soar como grupos de 2000, como Fin K.L e S.E.S. Durante as promoções de "My My", o grupo abriu um café por um dia[7], servindo fãs para levantar fundos para a caridade, com todas as bebidas e comidas preparadas por elas. Também houve um leilão com itens pessoais do Apink para a caridade. O uso do dinheiro arrecadado foi mostrado na segunda temporada do Apink News no episódio 6.

Em 29 de novembro, Apink ganhou o prêmio de "Melhor Novo Artista Feminino" no 13º Mnet Asian Music Awards.

Apink lançou uma música com o B2st chamada "Skinny Baby"[8] para a marca de uniformes escolares Skool Looks em 26 de dezembro. A faixa foi escrita por Kim Taewan e Yoon Sangjo.

2012: Une Annee[editar | editar código-fonte]

A Pink em fevereiro de 2012.

Em 5 de janeiro, o grupo ganhou o primeiro prêmio de programa semanal no M! Countdown da Mnet, com "My My"[9].

Eunji e Yoseob do B2st gravaram o vídeo musical para o dueto Love Day em 13 de março[10]. O single completo chamado "A CUBE For Season # Green"[11] foi lançado no dia seguinte. Eunji e Yoseob apresentaram a música em 7 de abril no Show! Music Core[12], da MBC.

A Pink se apresentou em Toronto, no Canadá para cerca de 1.000-1.6000 fãs em março pelo evento K-Pop Wave X Seoulsonic[13]. Foi a primeira apresentação do girl group fora da Ásia.

Em 19 de abril, o grupo lançou "4 Wol 19 Il" (4월 19일; "April 19th") como um presente para os fãs comemorando o aniversário de 1 ano do Apink. A composição da música foi feita por Kim Jinhwan e a letra foi escrita pela líder, Chorong.[14]

Apink lançou o primeiro álbum de estúdio,[15] Une Annee, em 9 de maio. O vídeo musical de "Hush"[16] foi lançado em 8 de maio e o teaser em 7 de maio. O grupo promoveu o álbum em programas de músicas semanais com Hush. O terceiro single do álbum foi "Bubibu",[17] escolhido por uma pesquisa do site oficial da Mnet, a segunda opção de escolha era "Cat" e "Bubibu" ganhou com 87.8% dos votos. O single foi lançado digitalmente, incluindo 3 faixas, incluindo uma versão remix de "Bubibu" e a instrumental. O grupo começou as promoções de "Bubibu" em 7 de julho.

Em julho, Eunji debutou como atriz no drama da tvN, Reply 1997. Ela lançou duas músicas para a trilha sonora do drama com Seo In Guk. Bomi e Chorong fizeram uma participação especial em um episódio. All For You, que é originalmente do grupo coreano dos anos 90 Cool, conseguiu 1º lugar no chart coreano e a música estava no top 10 de músicas mais cantada em karaokês por várias semanas[18]. Just the Way We Love, que é originalmente do filme Love Wind, Love Song, também conseguiu 1º lugar nos charts coreanos[19]. A faixa All For You e o casal ganharam 8 prêmios no total.[20][21][22][23][24]

Em setembro, Naeun fez participação na nova música do Huh Gak[25], da mesma empresa. Dias depois, Eunji foi confirmada no musical "Legally Blonde"[26] como personagem principal e Naeun em um novo drama[27] da JBTC.

Em outubro, Eunji foi confirmada no drama "Wind Blows in Winter".[28]

Em dezembro, o filme que Naeun participou foi lançado, chamado "Marrying the Mafia 5: Return of the Family.[29]

2013: Mudanças na lineup e Secret Garden[editar | editar código-fonte]

Em 2 de janeiro, Namjoo e Eunji lançaram "One Year Ago"[30] com o Hyunseung do B2st para A CUBE For Season # White. Novamente, Apink e B2st estão promovendo a "Skool Looks" com a música "5! My Baby", que foi lançada dia 6 de janeiro.[31] Naeun participou do vídeo musical[32] da boy band SPEED juntamente com outros artistas. Hayoung participou do novo MV do Huh Gak, "1440", enquanto Eunji cantou "Knowing We're Going to Break Up".[33] O drama que Eunji foi confirmada em outubro de 2012 estreou dia 13 de fevereiro.[34]

No dia 23 de abril foi anunciado que Yookyung deixaria o grupo para se focar nos seus estudos.[35] A Cube disse que ela seria substituída por um novo membro para o comeback, porém, não foi o que aconteceu.

Dia 31 de maio Eunji e Huh Gak lançaram uma música para A CUBE For Season # Blue, chamada "Short Hair", juntamente com o videoclipe, que conseguiu ótimos lugares nas paradas, virando um sucesso.[36]

No dia 23 de junho, A Cube lançou um teaser sobre o comeback, intitulado "Secret Garden". A faixa-título será "NoNoNo" e o mini-álbum terá 6 faixas. É o primeiro comeback sem Yookyung.[37]

Dia 4 de julho o A Pink fez seu regresso no M!Countdown, com "Lovely Day" e "NONONO".[38] O videoclipe foi lançado dia 5 de julho, atingindo meio milhão de visualizações em dois dias no YouTube.

2014: Pink Blossom, Sub-unit Apink BnN, Debut Japonês e Pink Luv[editar | editar código-fonte]

Em 13 de janeiro foi lançado o single "Good Morning Baby". No dia 14 de março, Apink foi nomeado como "Embaixadoras das Relações Públicas" da Administração Militar Masculina. Elas foram o primeiro grupo feminino a se tornarem embaixadoras.

A Pink performando "NoNoNo" em 8 de Fevereiro de 2014

Em 31 de março Apink lançou seu quarto mini-álbum chamando Pink Blossom junto com o vídeo do single "Mr. Chu". A canção recebeu muitas respostas positivas e alcançou o número 1 em nove paradas de música assim que foi lançado. Em 4 de abril, Apink fez seu primeiro estágio comeback de "Mr. Chu" no Music Bank da KBS. Apink ganhou seis prêmios de programa de música com o "Mr. Chu", o que virou a música de maior sucesso de A Pink.

Por causa do incidente Sewol, a promoção de "Mr. Chu" e Pink Blossom foi interrompida abruptamente em 16 de abril, e Apink retomou a promoção em shows de música em 8 de maio, com a canção "Sarang Donghwa" (사랑 동화; "Fairytale Love") . A promoção se concluiu com êxito em 25 de maio, no Inkigayo programa de música da SBS. Em 16 de junho, o segundo videoclipe, "Crystal" foi lançado no YouTube.[39]

Em comemoração ao seu terceiro aniversário, Apink realizou seu segundo encontro de fãs com sucesso no dia 14 de junho.[40]

Apink participou de muitos eventos de música: Vida Nova Para As Crianças, show da MBC, para ajudar as crianças com câncer e leucemia de infância, em 5 de maio (Dia das Crianças na Coreia); Show da Copa do Mundo - Vamos para o Brasil! em 28 de maio e os 20 anos do Dream Concert em 7 de junho, com outros grupos de K-pop.[41][42]

Em 27 de junho, Apink BNN, sub-unit de Apink, lançou seu single de estreia, "My Darling".

Em 8 de julho foi lançado o single "Break Up To Make Up" para o projeto A Cube for Season #Sky Blue, com Eunji e Huh Gak, e liderou diversas paradas musicais após o seu lançamento online.[43]

Além das atividades na Coréia do Sul, o grupo também estreou no Japão com um showcase em 4 de agosto. Elas lançaram seu primeiro álbum single japonês, NoNoNo (que consiste na versão japonesa de duas músicas, "NoNoNo" e "My My") em 22 de outubro.[44]

Em setembro, Apink teve uma campanha de angariação de fundos para construir um hospital especificamente para paciêntes com a doença de Lou Gehrig, e alcançado sua meta apenas em um dia. A campanha terminou em 7 de novembro, e todo o dinheiro arrecadado foi doado para a Fundação Seungil Hope.[45]

A Pink em um evento de fã em Mokdong no dia 7 de dezembro de 2014

Em novembro, o fã-clube online de Apink ultrapassou 100.000 membros, uma ocorrência rara para um grupo feminino coreano.[46] Em 13 de novembro, Apink recebeu o prêmio de Melhor Dança Feminina no 6ª Melon Music Awards, com sua canção "Mr. Chu".[47]

Em 21 de novembro elas realizaram seu primeiro comeback aos palcos no Music Bank. Em 24 de novembro, depois de uma semana de atraso, A Pink lançou seu quinto mini-álbum, Pink Luv, junto com o vídeo para o single, "LUV". Horas depois de seu lançamento, "LUV" alcançou o número 1 em todos os principais paradas de música on-line incluindo Melon, Naver, Daum, Mnet and Olleh. Apink também conquistou o primeiro lugar por três semanas seguidas em dois programas musicais, sendo o único grupo feminino a conseguir fazer isso em 2014.[48][49][50][51]

Em dezembro de 2014, "LUV" foi escolhida pela Billboard como uma das melhores músicas de K-pop de 2014. No chart de final de ano da GAON, Apink ficou em terceiro nos grupos femininos que mais venderam em 2014.[52][53]

2015: Concertos e Versão Japonesa de "Mr. Chu"[editar | editar código-fonte]

Em 4 de janeiro, A Pink concluiu as suas promoções de "LUV" e tornou-se o primeiro grupo a ganhar cinco vezes consecutivas no show em 10 de janeiro no Music Core. No mesmo mês, o grupo levou para casa vários prêmios, incluindo "Digital Bonsang" e "Best Female Performance Group" na 29ª Golden Disk Awards, em Pequim, "Bonsang" e "Popularity" no Seoul Music Awards, "Best Female Group" no Korean Culture and Entertainment Award e "Best Single of December" no Gaon Chart K-pop Awards. O primeiro show solo de Apink, Pink Paradise, que foi realizado no Olympic Hall, Parque Olímpico em 30 e 31 de janeiro de 2015, esgotaram todos os 7.200 ingressos em dois minutos.

pink paradise concert 2015

Em 18 de fevereiro de 2015, A Pink lançou a versão japonesa de "Mr. Chu", o single também conterá a versão japonesa do "Hush". Alcançando a segunda posição no Oricon Daily Chart com 11 mil cópias. Após o final da semana, a versão japonesa de "Mr. Chu" vendeu mais de 54 mil cópias alcançando também a segunda posição no Oricon Weekly Chart.[54][55][56][57][58][59][60][61][62]

Em fevereiro de 2015, Apink entrou na lista de celebridades mais poderosas pela Forbes Korea, pela primeira vez, estando em 18. No mesmo mês, o grupo foi escolhido como um dos "Melhores 3 Novos Artistas (Ásia)" no Japan Gold Disc Awards, realizado pela Recording Industry Association of Japan. Elas estão programadas para aparecer em uma série de eventos em Cingapura, Hanói e Los Angeles.[63][64][65][66][67][68]

O lançamento da versão japonesa do "LUV" foi lançado em 20 de maio para ser o terceiro single do grupo, junto com "Good Morning Baby" como B-side. Elas apresentaram a canção pela primeira vez no "Girls Award 2015 Spring/Summer" em Tóquio, em 29 de abril antes do lançamento.[69]O grupo também promoveu em Sapporo, Okayama e Osaka como parte do evento promocional.

Em 16 de Julho, o grupo lançou seu segundo álbum, junto com a faixa título ''Remember''. Em 22 e 23 de Agosto o grupo teve seu segundo concerto ''Pink Island'' em Jamsil Indoor Stadium, após o qual elas começaram com atividades no exterior incluindo uma fanmeeting na Tailândia, tiveram sua primeira turnê no Japão, e uma performance na MTV World Stage na Malasia 2015. Em 26 de Agosto o grupo teve seu primeiro álbum Japones ''Pink Season''.

Em Novembro de 2015, Apink anúnciou sua primeira turnê na América do Norte programadas para performar em Vancouver, Dallas, São Francisco e Los Angeles. o quarto single japonês do grupo Sunday Monday foi lançado em 9 de Dezembro, junto com a versão japonesa de Petal como B-side track. No final de 2015, Apink recebeu Top 10 para Melon Music Awards. O grupo fechou o ano como o segundo girlgroup mais bem vendido de 2015 com as vendas de Pink Luv e Pink Memory

Imagem e estilo musical[editar | editar código-fonte]

A imagem de Apink e estilo de música são muitas vezes comparados aos girl groups da primeira geração SES e Fin.K.L. Apink é conhecida por sua imagem inocente, incomum entre os conceitos sexy entre os girl groups.[70][71][72][73]

Em 2012, a integrante do Oh Ha-Young disse: "Outros girl groups nos dias de hoje tendem a destacar suas habilidades de dança e olhares sensuais, mas o nosso conceito era uma imagem inocente e pura. Eu acho que é por isso que o público se sentiu confortável com a gente." Sua canção de 2014, "LUV", mostra um lado mais maduro para o grupo, mas ainda mantém a sua inocência que são sua marca registrada.[74][75]

As músicas do Apink geralmente se encaixa dentro do gênero pop chiclete. Jeff Benjamin da Billboard comentou que "No No No" foi influenciado pelo synth-pop dos anos 1980 e "LUV", lembra o hip hop dos anos1990.[76]

Acusações de plágio[editar | editar código-fonte]

Apink tem sido alvo de uma série de acusações de plágio em sua carreira. Entre elas está a semelhança de sua canção "NoNoNo" com o single, "Just In Love" do S.E.S de seu álbum Surprise que foi lançado em 2001, que foi apontado pelos internautas e relatado pelo portal de notícias da Coreia do Sul, Relatório TV.[77]

Em junho de 2014, o coreógrafo Kyle Hanagami comentou sobre Cube Entertainment usando seu trabalho para uma apresentação especial de Apink fazendo cover de "Partition" da cantora Beyoncé em You Hee-yeol's Sketchbook através de sua conta no Twitter. O coreógrafo se dirigiu a Cube Entertainment, e afirmou que estava "lisonjeado, mas o crédito realmente precisa ser dado onde é devido".[78][79]

Elas mais uma vez enfrentaram acusações de plágio mais tarde, em novembro, quando internautas apontou semelhanças de seu mini-álbum, teasers do Pink Luv com o trabalho do fotógrafo de moda, Michal Pudelka. Como a polêmica ganhou mais atenção, a empresa do grupo, A Cube Entertainment, divulgou um comunicado, dizendo "Estamos muito surpresos com estas acusações de plágio. Não tínhamos ideia de tais fotos existiam. Fomos capazes de ver as fotos somente após a polêmica quando ela de repente surgiu. Definitivamente não é o caso que nós trabalhamos com essas fotos. Enquanto buscando um conceito desejado de Apink, parece que uma situação semelhante fo encontrado".[80][81]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Apink
Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo
Romanização Hangul Romanização Hangul
Chorong 초롱 Park Cho Rong 박초롱 3 de março de 1991 (25 anos) Coreia do Sul Chungcheongbuk-do Líder, Rapper Principal e Vocalista Guia.
Bomi 보미 Yoon Bo Mi 윤보미 13 de agosto de 1993 (23 anos) Coreia do Sul Suwon Dançarina Principal e Vocalista Líder.
Eunji 은지 Jung Eunji 정혜림 18 de agosto de 1993 (23 anos) Coreia do Sul Busan Vocalista Principal e Face.
Naeun 나은 Son Na Eun 손나은 10 de fevereiro de 1994 (22 anos) Coreia do Sul Seul Dançarina Líder, Vocalista de Apoio e Visual.
Namjoo 남주 Kim Nam Joo 김남주 15 de abril de 1995 (21 anos) Coreia do Sul Seul Vocalista Líder e Rapper Líder.
Hayoung 하영 Oh Ha Young 오하영 19 de julho de 1996 (20 anos) Coreia do Sul Seul Vocalista Guia, Dançarina Guia, Rapper Guia e Maknae.
Ex-Apink
Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo
Romanização Hangul Romanização Hangul
Yookyung 유경 Hong Yoo Kyung 홍유경 22 de setembro de 1994 (22 anos) Coreia do Sul Gwangju Rapper Líder e Vocalista de Apoio.
  • A "Visual Line" do grupo inclui Naeun, Chorong e Hayoung.
  • Visual : Membro mais bonito(a) do grupo. Posição escolhida pela empresa.
  • Face : Membro mais popular do grupo.
  • Maknae : Membro mais novo do grupo.

Projetos de Sub Unit[editar | editar código-fonte]

Pink BnN[editar | editar código-fonte]

Yoon Bo-mi e Kim Nam-joo formaram uma sub-unidade chamada Apink BnN, lançando seu primeiro single intitulado "My Darling", em junho de 2014. Foi produzido por Brave Brothers, como parte 6 de seu projeto do seu 10º aniversário.[82][83]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Detalhes do álbum Melhores
posições
Vendas
KOR
2012 Une Annee 4 38.762[84]
"—" indica lançamentos que não figuraram nas paradas ou não foram lançados nessa região.

EPs[editar | editar código-fonte]

Ano Detalhes do álbum Melhores
posições
Vendas
KOR
[85]
|-
2011 Seven Springs of A Pink 6 16.365[86]
Snow Pink 7 25.113[87][88]
2013 Secret Garden 2 68.308[89][90]
2014 Pink Blossom 2 71.332[91]
Pink Luv 1 74.544[92]
"—" indica lançamentos que não figuraram nas paradas ou não foram lançados nessa região.

Singles Coreanos[editar | editar código-fonte]

Ano Single Melhor
posição
Vendas Álbum
KOR
[85]
2011 "I Don't Know" 20 911.946 Seven Springs of A Pink
"It Girl (versão remix)" 47 425.781
"MY MY" 16 1.906.585 Snow Pink
2012
"4월 19일" (19 de abril) 44 149.514 Une Annee
"Hush" 11 1.280.030
"Bubibu (versão remix)" 20 475.454 Lançamento sem álbum
2013 "NoNoNo" 3 1.431.796 Secret Garden
2014 "Good Morning Baby" 6 454.858 Pink Luv
"My Darling" 22 100.271 Lançamento sem álbum
"Mr. Chu" 2 rowspan="1"|Pink Blossom
"LUV" 2 1.100.174[94] Pink Luv
2015 "Promise U" 16 72.460 Lançamento sem álbum
2015 Remember Pink Memory

Singles Japoneses[editar | editar código-fonte]

Ano Single Melhor
posição
Vendas Álbum
JPN
2014 "NoNoNo" 4 39.217[95] Pink Season
2015 "Mr. Chu" 2 59.460[61][62]
"Luv" 2 45.892[96]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Rede Integrante Nota
2011 Apink News TrendE Apink
2011–2012 Birth of a Family KBS Apink com Infinite
Apink News 2ª Temporada TrendE Apink
2012 Apink News 3ª Temporada TrendE Apink
2014 Apink Showtime MBC Apink

Dramas[editar | editar código-fonte]

  • 2011 MBC All My Love (Chorong)[97]
  • 2012 tvN Reply 1997 (Eunji[98]; participação especial de Bomi e Chorong[99] no 9º episódio)
  • 2012 SBS The Great Seer (Naeun)[100]
  • 2012 JTBC Childless Comfort (Naeun)[27]
  • 2013 SBS That Winter, The Wind Blows (Eunji)[28]
  • 2013 tvN Reply 1994 (Eunji)
  • 2014 KBS2 Trot Lovers (Eunji)
  • 2014 tvN Plus Nine Boys (Chorong)
  • 2015 KBS2 Cheer Up (Eunji)
  • 2015 Naver TVCast "Detective Alice" (Namjoo)
  • 2015 Naver TVCast "Love Detective Sherlock K" (Bomi)
  • 2016 tvN "Cinderella And Four Knigths" (Naeun)

Programas de variedade[editar | editar código-fonte]

  • 2013 MBC We Got Married (Naeun)[101]

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • 2012 Marrying the Mafia 5: Return of the Family (Naeun)[102]
  • 2013 The Miracle (Naeun)

Musicais[editar | editar código-fonte]

  • 2012–2013 Legally Blonde (Eunji como Elle Woods)[103]
  • 2014 Full House (Eunji como Han Ji-eun)

Comerciais[editar | editar código-fonte]

  • BBQ Chicken (Chorong e Yookyung como dançarinas)
  • Ceylon Tea
  • LG U + Zone
  • Skool Looks ("Skinny Baby" e "5! My Baby" com B2st)

Vídeos Musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Vídeo musical Duração
2011 "I Don't Know" 3:53
"Wishlist" 3:35
"It Girl" 3:29
"My My" 4:12
"Skinny Baby" (com B2st) 3:30
2012 "Love Day" (Eunji com Yoseob do B2st) 3:54
"Hush" 3:30
"All For You" (Eunji com Seo In Guk) 4:10
2013 "MINI" (com B.A.P)

"5! My Baby" (com B2st)

2:44
"One Year Ago" (Eunji, Namjoo e Hyunseung do B2st) 4:22
"Short Hair" (Eunji e Huh Gak) 3:46
"NoNoNo" 3:45
"Secret Garden" 4:06
2014 "Good Morning Baby" 3:47
"Mr. Chu" 3:26
"Crystal" 3:25
"NoNoNo (versão japonesa)" 3:03
"Luv" 4:03
2015 Remember 4:06

Trilhas Sonoras[editar | editar código-fonte]

Ano Músicas Membro(s) Álbum
2011 "Let Us Just Love" Apink Protect the Boss OST
2012 "All For You" Eunji Reply 1997 OST
"Just the Way We Love" Reply 1997 OST
2013 "One Minute Ago" Eunji com Kang Hodong Barefooted Friends OST
2014 "It's You"
(Korean: 그대라구요)
Eunji Three Days OST

Aparições em Vídeos Musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Música Artista Nota
2010 Beautiful B2st Naeun
(Breath) B2st Naeun
I Like You The Best B2st Naeun
2011 Shock (Japanese Version) B2st Chorong
2012 비밀 (Insane) BTOB Chorong
나를 사랑했던 사람아 (A Person I Used To Love) Huh Gak Naeun
아프다 (It Hurts) Huh Gak Naeun
2013 슬픈약속 (That's My Fault) SPEED Naeun
1440 Huh Gak Hayoung
Frozen Shin Bora Hayoung com CNU
Marry Me K-Hunter Bomi

Patrocínios[editar | editar código-fonte]

  • Cottiny (Marca de acessórios coreana)
  • Converse Korea[104]
  • Skool Looks (Marca de uniformes escolares coreana; com B2st)
  • Elsword[105] (Jogo de RPG)

Embaixador[editar | editar código-fonte]

Ano Título Membro(s)
2014 Military Manpower Service Administration[106] Apink
Dongguk University[107] Naeun

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2011 13º Mnet Asian Music Awards[108] Melhor Novo Artista Feminino Venceu
19º Republic of Korean Culture and Entertainment Awards Prêmio Idol Music Rookie Venceu
MTV Best Of the Best Hot Debut Star Indicado
Bugs Music Awards[109][110] Melhor Rookie Indicado
26º Golden Disk Awards[111] Melhor Artista Recém-chegado Venceu
2012 7º Asia Model Festival Awards[112][113] Prêmio New Star Venceu
21º Seoul Music Awards[114] Prêmio Recém-chegado Venceu
Gaon Chart Awards[115] Novo Artista do Ano Venceu
20º Republic of Korean Cultural Entertainment Awards Notável Cantora Venceu
Seoul Music Awards Prêmio Bonsang Indicado
Prêmio Popularidade Indicado
MTV Best Of Best[116] Melhor Vídeo Feminino Venceu
2013 15º Mnet Asian Music Awards Próximo Geração de Estrela Global Venceu
Gaon Chart Awards Assunto Popular Venceu
2014 6º MelOn Music Awards Melhor Dança Feminina Venceu
24º Seoul Music Awards Prêmio Bonsang Venceu
28º Golden Disk Awards Digital Bonsang Venceu
Gaon Chart Awards Performance Mais Quente Do Ano Venceu
1º Military Chart Award Melhor Grupo Feminino Venceu
20º Korean Entertainment Arts Awards Prêmio Netizen Venceu
SBS Award Festival TOP 10 Artistas Venceu
2015 29th Japan Gold Disc Award 3 Melhores Novos Artistas da Ásia Venceu

Programas Musicais[editar | editar código-fonte]

Estes são vitórias de Apink em shows de música televisionadas da Coréia do Sul. Até agora, Apink ganhou 19 prêmios e 27 prêmios de programas musicais.

M! Countdown[editar | editar código-fonte]

  • 5 de janeiro de 2012 com My My[117]
  • 10 de abril de 2014 com Mr. Chu[118]
  • 8 de maio de 2014 com Mr. Chu[119]
  • 18 de dezembro de 2014 com LUV
  • 25 de dezembro de 2014 com LUV[120]

Show Champion[editar | editar código-fonte]

  • 17 de julho de 2013 com NoNoNo[121]
  • 9 de abril de 2014 com Mr. Chu[122]

Music Bank[editar | editar código-fonte]

  • 19 de julho de 2013 com NoNoNo[123]
  • 11 de abril de 2014 com Mr. Chu[124]
  • 5 de dezembro de 2014 com LUV
  • 12 de dezembro de 2014 com LUV[125]
  • 19 de dezembro de 2014 com LUV[126]
  • 26 de dezembro de 2014 com LUV[127]

Show! Music Core[editar | editar código-fonte]

  • 12 de abril de 2014 com Mr. Chu[128]
  • 6 de dezembro de 2014 com LUV
  • 13 de dezembro de 2014 com LUV
  • 20 de dezembro de 2014 com LUV[129]
  • 3 de janeiro de 2015 com LUV
  • 10 de janeiro de 2015 com LUV[55][130]

Inkigayo[editar | editar código-fonte]

  • 13 de abril de 2014 com Mr. Chu[131]
  • 7 de dezembro de 2014 com LUV
  • 14 de dezembro de 2014 com LUV
  • 28 de dezembro de 2014 com LUV[132]

The Show[editar | editar código-fonte]

  • 2 de dezembro de 2014 com LUV
  • 9 de dezembro de 2014 com LUV
  • 16 de dezembro de 2014 com LUV[133]
  • 6 de janeiro de 2015 com LUV

Referências

  1. http://www.gaonchart.co.kr/main/section/hotnews/issue/view.gaon?idx=10
  2. http://www.allkpop.com/2011/04/a-pink-releases-seven-springs-of-a-pink-mv-teaser
  3. http://www.allkpop.com/2011/04/apink-releases-debut-ep-seven-springs-of-apink
  4. http://www.allkpop.com/2011/10/infinite-apink-to-star-on-new-animal-variety-show-birth-of-a-family
  5. http://www.allkpop.com/2011/11/a-pink-to-make-a-comeback-on-november-22nd
  6. http://www.allkpop.com/2011/11/a-pink-releases-mymy-mv-teaser
  7. http://www.allkpop.com/2011/12/a-pink-opens-up-a-one-day-cafe-to-raise-money-for-charity
  8. http://www.allkpop.com/2011/12/b2st-and-a-pink-release-promotional-mv-for-skinny-baby
  9. http://www.allkpop.com/2012/01/a-pink-wins-1-performances-from-january-5ths-m-countdown
  10. http://www.allkpop.com/2012/03/b2sts-yoseob-and-a-pinks-eunji-release-mv-for-love-day-2
  11. http://www.melon.com/cds/album/web/albumdetailmain_list.htm?albumId=2093190
  12. http://www.allkpop.com/2012/04/b2sts-yoseob-a-pinks-eunji-sing-love-day-on-music-core
  13. http://www.koreaboo.com/index.html/_/concerts/gna-brian-joo-teen-top-a-pink-and-others-in-r13418
  14. http://en.korea.com/blog/enter/k-pop/a-pinks-park-cho-rong-dedicates-her-first-written-song-to-her-fans/
  15. http://www.allkpop.com/2012/05/a-pink-releases-their-new-comeback-album-une-annee
  16. http://www.allkpop.com/2012/05/a-pink-releases-mv-for-hush
  17. http://www.soompi.com/2012/06/27/a-pink-decides-on-next-song-to-be-promoted-bubibu/
  18. http://www.allkpop.com/2012/08/seo-in-guk-and-a-pinks-eunjis-duet-all-for-you-ranks-1-on-music-charts
  19. http://www.allkpop.com/2012/09/seo-in-guk-and-a-pinks-eunji-once-again-top-charts-with-new-duet-for-reply-1997
  20. http://www.tvreport.co.kr/cindex.php?c=news&m=newsview&idx=289066 http://www.newsen.com/news_view.php?uid=201211302048440910
  21. http://tenasia.co.kr/?construct=newContent&fz=news&gisaNo=27439
  22. http://www.newsen.com/news_view.php?uid=201210252134462210
  23. http://www.kdfo.org/2012/ko/comunity/view.asp?tb=kdf_angle&num=321
  24. http://www.mb.com.ph/articles/376015/winners-at-the-5th-korea-drama-awards
  25. http://www.allkpop.com/2012/09/huh-gak-releases-it-hurts-mv
  26. http://www.allkpop.com/2012/09/a-pinks-eunji-takes-on-musical-legally-blonde-as-next-acting-project
  27. a b http://www.allkpop.com/2012/09/a-pinks-na-eun-cast-in-jtbcs-upcoming-drama-childless-comfort
  28. a b http://www.allkpop.com/2012/10/a-pinks-eunji-confirmed-for-new-drama-wind-blows-in-winter
  29. http://www.hancinema.net/korean_movie_Marrying_the_Mafia_5_-_Return_of_the_Family.php
  30. http://www.allkpop.com/2013/01/b2sts-hyunseung-a-pinks-eunji-and-namjoo-release-mv-for-one-year-ago-for-second-a-cube-for-season-project-album
  31. http://www.allkpop.com/2013/01/skoolooks-release-mv-for-b2st-and-a-pinks-surprise-collaboration-song5-my-baby
  32. http://www.soompi.com/2013/01/07/speed-releases-dance-and-drama-ver-mvs-for-thats-my-fault/
  33. http://www.allkpop.com/2013/02/huh-gak-releases-mv-for-1440-starring-a-pinks-hayoung-and-do-ji-han
  34. http://www.allkpop.com/2013/01/still-cut-of-song-hye-kyo-revealed-for-upcoming-sbs-drama-wind-blows-in-winter
  35. http://www.allkpop.com/article/2013/04/breaking-a-pinks-yookyung-announces-departure-from-group
  36. http://www.newsen.com/news_view.php?uid=201305311447052410
  37. http://www.allkpop.com/article/2013/06/a-pink-are-beautiful-wood-nymphs-in-1st-mv-teaser-for-secret-garden
  38. http://www.allkpop.com/article/2013/07/win-1-performances-from-july-4th-m-countdown
  39. «A Pink is cuter than ever for their 'Crystal' MV». allkpop.com. Consultado em 16 de junho de 2014. 
  40. «A Pink Will Hold Their Postponed Fan Meeting on June 14». soompi.com. May 25, 2014. Consultado em 27 de maio de 2014. 
  41. «2014 World Cup Cheering Show – Performances by EXO-K, A Pink, Girl's Day, Block B, Ailee and More». soompi.com. May 28, 2014. 
  42. «Some of your favorite idol groups walk the red carpet at the '2014 Dream Concert'». allkpop.com. June 7, 2014. 
  43. «A Pink's Eunji and Huh Gak hint at their duet 'Break Up To Make Up' with teaser». allkpop.com. July 3, 2014. Consultado em 7 de julho de 2014. 
  44. «A Pink to debut in Japan this coming fall». allkpop.com. June 15, 2014. 
  45. Park Gyu-oh (September 28, 2014). «Apink’s campaign for ALS exceeds goal on first day». K-pop Herald [S.l.: s.n.] Consultado em 1 de dezembro de 2014. 
  46. Park Gyu-oh (September 23, 2014). «Apink’s fan site members exceed 100,000». K-Pop Herald [S.l.: s.n.] Consultado em 5 de fevereiro de 2015. 
  47. «Taeyang, IU, god and More Receive Awards at 2014 MelOn Music Awards». Soompi. Consultado em 15 de novembro de 2014. 
  48. Ock Hyun-ju (November 13, 2014). «Apink delays album release». K-pop Herald [S.l.: s.n.] Consultado em 1 de dezembro de 2014. 
  49. «Apink releases comeback MV, “Luv”». Koreaboo. Consultado em 24 de novembro de 2014. 
  50. Jackson, Julie (November 24, 2014). «Apink ladies top charts with their ‘LUV’». K-pop Herald [S.l.: s.n.] Consultado em 1 de dezembro de 2014. 
  51. Lee, Jinho. «A Pink Becomes First Girl Group This Year to Place First in Three Music Programs for 2 Weeks». Mnet America [S.l.: s.n.] Consultado em 15 de dezembro de 2014. 
  52. http://www.billboard.com/articles/columns/k-town/6397821/best-k-pop-songs-2014
  53. «2014 Girl Group Ranking». Gaon Chart. Consultado em 5 de fevereiro de 2015. 
  54. Lee Min Ji (December 16, 2014). «A Pink to Launch First Solo Concert in Four Years Since Debut». Newsen [S.l.: s.n.] Consultado em 16 de dezembro de 2014. 
  55. a b http://www.soompi.com/2015/01/10/a-pink-wins-music-core-for-a-record-setting-fifth-time-with-luv/
  56. «Discography of A Pink». Universal Music Japan. January 3, 2015. Consultado em 3 de janeiro de 2015. 
  57. «EXO, CNBLUE sweep Golden Disk Awards» KoreaHerald [S.l.] 16 January 2015. Consultado em 30 de janeiro de 2015. 
  58. «에이핑크, 4회 가온K-POP 어워드 올해의 가수상..12월 음원1위» StarNews [S.l.] 28 January 2015. Consultado em 30 de janeiro de 2015. 
  59. «에이핑크, 애교 넘치는 본상 수상 소감 "핑크팬더 사랑해요" (서울가요대상)» TVDaily [S.l.] 22 January 2015. Consultado em 30 de janeiro de 2015. 
  60. «[포토] 에이핑크, '초롱이와 남주만 왔어요~'» (18 January 2015) Sport Chosun [S.l.] Consultado em 30 de janeiro de 2015. 
  61. a b Oricon Daily Charts for 02/18
  62. a b Oricon Weekly Charts for 02/16 ~ 02/22
  63. «Forbes Korea’s ‘2015 Korea Power Celebrity 40.'» Forbes [S.l.] 23 February 2015. Consultado em 5 de março de 2015. 
  64. «The 2015 Japan Golden Disc Award winners are...» SBS [S.l.] 3 March 2015. Consultado em 5 de março de 2015. 
  65. «[THE JAPAN GOLD DISC AWARD 2015]». golddisc.jp. RIAJ. Consultado em 5 de março de 2015. 
  66. «Apink to hold concert in Singapore» KpopHerald [S.l.] 10 March 2015. 
  67. «EXO, SHINee to join KBS2 'Music Bank in Hanoi'» KpopHerald [S.l.] 24 February 2015. 
  68. «A Pink, Bada, Im Tae-kyung coming to Hollywood Bowl for KTMF» KoreaTimesUS [S.l.] 10 March 2015. 
  69. «3rdシングル「LUV -Japanese Ver.-」詳細発表!». Consultado em 13 de março de 2015. 
  70. Park HyunMin (December 21, 2011). «[Interview] A Pink Expects to Mature Naturally with Time». enewsWorld [S.l.: s.n.] Consultado em 9 de fevereiro de 2015. 
  71. Kang Seung-hoon (December 8, 2011). 에이핑크 "핑클 SES 선배들처럼 멋진 걸그룹될래요" [A Pink says, 'We want to become a girl group like Fin.K.L and SES.']. TV Report (em coreano) [S.l.: s.n.] Consultado em 9 de fevereiro de 2015. 
  72. Oak, Jessica; Park Young Woong (August 6, 2013). «The Root of K-Pop: The Influences of Today's Biggest Acts». Billboard [S.l.: s.n.] Consultado em 9 de fevereiro de 2015. «The six-member group Apink currently stands out from most girl groups, ones who have been attracting viewers for their skin-showing outfits and provocative dance moves. Apink’s innocent, schoolgirl charms resemble first-generation girl groups such as S.E.S. and Fink.l.» 
  73. «Apink surprised after ranking 1st in ‘The Show’». K-Pop Herald [S.l.: s.n.] December 3, 2014. Consultado em 9 de fevereiro de 2015. 
  74. «Rookie Girl Band A Pink Have Big Hopes for 2012». The Chosun Ilbo [S.l.: s.n.] January 5, 2012. Consultado em 9 de fevereiro de 2015. 
  75. Park Gyu-oh (November 25, 2014). «Creating pure image behind Apink’s success». K-Pop Herald [S.l.: s.n.] Consultado em 9 de fevereiro de 2015. 
  76. Benjamin, Jeff (November 25, 2014). «Apink's 'Luv' Blends '90s Hip-Hop & Ballad Melancholy». Billboard [S.l.: s.n.] Consultado em 9 de fevereiro de 2015. 
  77. Kim Ye-na (July 25, 2013). «'홍유경 뺀' 에이핑크, 선배 S.E.S 향한 헌정곡인가 표절인가» (em coreano). Nate News. Consultado em 2014-09-04. 
  78. «Kyle Hanagami responds to A Pink's use of his choreography for 'Yonce' ('Partition') on 'Sketchbook'». Allkpop. June 6, 2014. Consultado em 2014-11-17. 
  79. «LA-based Choreographer Kyle Hanagami Calls Out A Pink For Using His Choreography Without Giving Credit». KpopStarz. June 7, 2014. Consultado em 2014-11-21. 
  80. Jung Si-nae (November 5, 2014). 에이핑크, 컴백 티저 이미지…마이클 푸델카 작품 '표절 논란' (em coreano). Nate News. Consultado em 2014-11-17. 
  81. «A Pink’s Comeback Teaser Photo Accused of Plagiarizing the Work of Another Photographer?». Soompi. November 5, 2014. Consultado em 2014-11-17. 
  82. «A Pink unveil the members of their new sub-unit 'PINK BnN' set for launch tomorrow». allkpop.com. 
  83. «A Pink Subunit Pink BnN Releases "My Darling"». June 27, 2014. Consultado em 27 de junho de 2014. 
  84. Sales references for Une Année:
    • «2012년 Album Chart». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 17 de dezembro de 2014. 
    • «2013년 12월 Album Chart». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 17 de dezembro de 2014. 
    • «2014년 10월 Album Chart». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 17 de dezembro de 2014. 
  85. a b «Search Results - 4minute». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 18 de março de 2011. 
  86. «2011년 07월 Album Chart» [July 2011 Album Chart]. Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 12 de outubro de 2014. 
  87. «2011년 12월 Album Chart» [December 2011 Album Chart]. Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 12 de outubro de 2014. 
  88. «2012년 01월 Album Chart» [January 2012 Album Chart]. Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 12 de outubro de 2014. 
  89. «2013년 Album Chart» [2013 Album Chart]. Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 12 de outubro de 2014. 
  90. «2014년 09월 Album Chart» [September 2014 Album Chart]. Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 12 de outubro de 2014. 
  91. «2014년 09월 Album Chart» [September 2014 Album Chart]. Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 12 de outubro de 2014. 
  92. «2014년 11월 Album Chart». Gaon Chart (em coreano). Korea Music Content Industry Association. Consultado em 10 de dezembro de 2014. 
  93. ItsOkayTL (12/01/2015). «Vendas de Mr. Chu». GAON. Consultado em 12/02/2015. 
  94. Digital sales for Luv:
  95. Oricon Weekly Charts for 10/20 ~ 10/26
  96. Oricon Monthly Charts for April 2015
  97. http://www.allkpop.com/2011/05/a-pinks-chorong-cast-for-all-my-love
  98. [1]
  99. http://www.ohkpop.com/63725/respond-1997-a-pinks-park-cho-rong-and-yoon-bomi-appear-as-cameos
  100. http://www.allkpop.com/2012/05/a-pinks-na-eun-confirmed-to-star-in-upcoming-drama-the-great-seer
  101. http://www.allkpop.com/article/2013/04/we-got-married-releases-preview-for-shinees-taemin-and-a-pinks-na-eun-1st-episode
  102. http://www.allkpop.com/2012/08/b2sts-doojoon-zeas-kwanghee-a-pinks-na-eun-and-more-cast-for-marrying-the-mafia-5
  103. http://www.allkpop.com/2012/10/a-pinks-eunji-goes-blonde-for-upcoming-legally-blonde-musical
  104. http://en.korea.com/blog/enter/k-pop/a-pink-lands-an-endorsement-deal-with-‘converse’/
  105. http://www.allkpop.com/2012/05/rpg-el-sword-releases-official-avatar-character-of-a-pink
  106. «A Pink appointed as goodwill ambassadors» JoongAng Ilbo [S.l.] Mar 18, 2014. Consultado em 2 de janeiro de 2015. 
  107. «Yoona, Son Naeun, Park Ha-Sun at 108th Anniversary of Dongguk University» Epoch Times [S.l.] Sep 18, 2014. Consultado em 2 de janeiro de 2015. 
  108. http://www.allkpop.com/2011/11/winners-from-the-2011-mnet-asian-music-awards http://www.allkpop.com/2011/11/winners-from-the-2011-mnet-asian-music-awards
  109. [2]
  110. http://award.bugs.co.kr/2011
  111. http://www.allkpop.com/2012/01/winners-from-the-26th-golden-disk-awards-part-1 http://www.allkpop.com/2012/01/winners-from-the-26th-golden-disk-awards-part-1
  112. http://www.allkpop.com/2012/01/kara-b2st-and-more-win-at-7th-annual-asia-model-awards KARA, B2ST, and more win at 7th annual ‘Asia Model Awards’
  113. http://tvdaily.mk.co.kr/read.php3?aid=1326911826261119003 http://tvdaily.mk.co.kr/read.php3?aid=1326911826261119003
  114. http://www.allkpop.com/2012/01/winners-from-the-21st-seoul-music-awards http://www.allkpop.com/2012/01/winners-from-the-21st-seoul-music-awards
  115. http://smtownengsub.wordpress.com/2012/02/22/list-winners-of-1st-gaon-chart-k-pop-awards-revealed/ The “1st Gaon Chart K-Pop Awards” winners revealed
  116. http://www.allkpop.com/2012/12/winners-from-the-2012-sbs-mtv-best-of-the-best-awards
  117. «M Countdown 271th - A-Pink wins #1 (Full ver.)». MWave. January 5, 2012. Consultado em 3 de julho de 2014. 
  118. «A Pink win #1 + Performances from April 10th 'M! Countdown'!». allkpop.com. April 10, 2014. Consultado em 3 de julho de 2014. 
  119. «A Pink win #1 + Performances from May 8th 'M! Countdown'!». allkpop.com. May 8, 2014. Consultado em 3 de julho de 2014. 
  120. «A Pink win #1 + Performances from December 25th X-Mas Special 'M! Countdown'!». allkpop.com. December 25, 2014. Consultado em 31 de dezembro de 2014. 
  121. «A Pink bursts into tears with their #1 on 'Show Champion' with 'NoNoNo'». allkpop.com. July 17, 2013. Consultado em 3 de julho de 2014. 
  122. «A Pink wins on 'Show Champion' with 'Mr. Chu'». allkpop.com. April 9, 2014. Consultado em 3 de julho de 2014. 
  123. «[Video] A Pink Receives Its First Win with Ha Young's Birthday». Consultado em 12 de novembro de 2014. 
  124. «A Pink win #1 + Performances from April 11th 'Music Bank'!». allkpop.com. April 11, 2014. Consultado em 3 de julho de 2014. 
  125. «A Pink win #1 + Performances from December 12th 'Music Bank'!». allkpop.com. December 12, 2014. Consultado em 31 de dezembro de 2014. 
  126. «12월 3주 <K-차트> 순위». www.kbs.co.kr. December 19, 2014. Consultado em 31 de dezembro de 2014. 
  127. «12월 4주 <K-차트> 순위». www.kbs.co.kr. December 26, 2014. Consultado em 31 de dezembro de 2014. 
  128. «'SBS Inkigayo Round-up': A Pink Wins #1 On The April 13, 2014 Episode». kpopstarz.com. Consultado em 28 de outubro de 2014. 
  129. «A Pink win #1 + Performances from December 20th 'Show! Music Core' Christmas special!». allkpop.com. December 20, 2014. Consultado em 31 de dezembro de 2014. 
  130. http://www.soompi.com/2015/01/03/a-pink-wins-on-music-core-with-luv-for-a-record-setting-fourth-time/
  131. «'SBS Inkigayo Round-up': A Pink Wins #1 On The April 13, 2014 Episode». kpopstarz.com. Consultado em 28 de outubro de 2014. 
  132. «A Pink wins #1 on SBS' Inkigayo + performances by BTOB, EXID, and more». allkpop.com. December 28, 2014. Consultado em 31 de dezembro de 2014. 
  133. «141216 APink won 1st place with Luv on MTV The Show». www.dkpopnews.net. December 16, 2014. Consultado em 31 de dezembro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre A Pink
  1. !/ACUBE2011 A Pink] no Twitter