Alexi Laiho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde julho de 2016)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alexi Laiho
Masters of Rock 2007 - Children of Bodom - Alexi Laiho - 01.jpg
Alexi Laiho
Informação geral
Nome completo Markku Uula Aleksi Laiho
Também conhecido(a) como Allu, Wildchild
Nascimento 8 de abril de 1979  (38 anos)
Origem Espoo
País Finlândia Flag of Finland.svg
Gênero(s) Melodic Black Metal
Melodic Death Metal
Extreme Power Metal
Metal Neoclássico
Metal Sinfônico
Extreme Metal
Ocupação(ões) Compositor, Músico e Vocalista
Instrumento(s) Guitarra, Baixo, Teclado, Bateria, Piano, Vocal, Violino, Violão, Baixolão, Bandolim, Maraca, Pandeireta e Flauta
Modelos de instrumentos ESP (2003 - Hoje)
Jackson (1997 - 2002)
Período em atividade 1993 - Hoje
Gravadora(s) Spinefarm, Nuclear Blast, Century Media, Kråklund
Afiliação(ões) Children of Bodom, Sinergy, Kylähullut, Thy Serpent, Impaled Nazarene
Página oficial Children Of Bodom

Alexi Laiho (nascido Markku Uula Aleksi Laiho em Espoo, 8 de Abril de 1979) é vocalista e guitarrista da banda Children of Bodom. É ainda atual integrante das bandas Sinergy e Kylähullut, já tendo tocado também nas bandas Thy Serpent e Impaled Nazarene.

Tendo sua mãe como principal influência para inspirá-lo a embarcar em sua promissora carreira musical, ainda jovem, Alexi iniciou-se no estudo do violino, instrumento que passou a praticar em frente ao espelho, mostrando desde cedo uma forte tendência a adorar o universo musical do hard rock e do glam rock, e que estudaria durante 5 anos até iniciar-se no aprendizado da guitarra. Aos 10 anos de idade, Alexi assistiria a seu primeiro show de rock, ao ter ido a uma apresentação da banda Dire Straits em Helsinque. Com 11 anos, impressionado por uma fita de vídeo que continha uma performance ao vivo do guitarrista norte-americano Steve Vai executando a música For The Love Of God, Alexi decidiu mudar de instrumento, deixando de lado o violino e passando então a estudar guitarra. O álbum Passion And Warfare do guitarrista teve bastante importância para Alexi em termos gerais e o impulsionou em direção ao apronfundamento de seu instrumento.

Sua primeira guitarra foi uma Tokai Stratocaster que ele ganhou de seu pai, que também o ensinou a dirigir aos 10 anos de idade.

Alexi estudou guitarra formalmente em Oulunkylä, Finlândia, em uma escola chamada "Pop & Jazz Konservatorio", onde também chegou a freqüentar aulas de piano. Lá, onde também estudaram Janne Warman, tecladista de sua banda, Children Of Bodom e Timo Kotipelto, vocalista do grupo Stratovarius, também da Finlândia, foi apresentado a diferentes estilos de música, como o jazz e a bossanova. Alexi também freqüentara aulas particulares com diversos professores ao longo de sua juventude, embora grande parte da técnica desenvolvida por ele tenha sido descoberta de forma auto-didata, através do contato com os discos de glam rock e hard rock de sua irmã mais velha. Metallica e Guns N' Roses foram algumas das bandas que o influenciaram durante esse período, assim como o grupo norueguês de black metal, Darkthrone. Nessa época, Alexi também passou a se interessar pelo grupo finlandês de thrash metal, Stone, que durante o final da década de 1980, foi um dos grupos mais aclamados da Finlândia. Roope Latvala, um dos guitarristas do grupo, foi extremamente responsável por grande parte do estilo desenvolvido por Alexi, já que o jovem guitarrista assumidamente passou a se ver criando riffs e licks extremamente semelhantes aos de seu mentor.

Aos 16 anos, Alexi largou a escola, após ter comunicado sua mãe a respeito de seu grande interesse em se dedicar unicamente ao seu instrumento e ao Children Of Bodom. O guitarrista é muito grato pelo apoio de sua mãe em sua decisão. De acordo com suas palavras, tanto ele quanto sua mãe sabiam que ele não iria concluir o segundo grau de qualquer maneira, e eram claros o interesse e o potencial do jovem em relação à música.[1]

Em 1993 formou a banda Inearthed com seu amigo de escola, Jaska Raatikainen.

Laiho foi classificado # 96 de 100 melhores guitarristas de Heavy Metal de Todos os Tempos pela Guitar World . [1] revista Guitar World também classificou-o como um dos 50 mais rápidos guitarristas do mundo. Além disso, a Roadrunner Records classificado Laiho em # 41 de 50 de Os Melhores Vocalistas De Metal de Todos os Tempos. Além disso, Total Guitar fez uma enquete de votação para determinar o maior guitarrista de metal de todos os tempos, e ele foi votado # 1 de 20 guitarristas de metal.

Guitarras Usadas[editar | editar código-fonte]

Alexi usou de 1997 a 2003 guitarras Jackson, ele utilizava o modelo RR24 (modelo descontinuado em 2009), sua Jackson RR24 mais conhecida era a WildChild, com listras amarelas e um adesivo WildChild (dai seu apelido). A RR24 tinha apenas um captador Humbucker, na época Alexi tocava com EMG 81 (ativo) e uma ponte FloydRose. Em 2003 Alexi assinou um contrato com a ESP Guitars, e virou endorser da marca. As guitarras da ESP contém a mesma configuração das RR24 que Alexi utilizava, apenas o captador que mudou, que do EMG 81 (ativo) passou a utilizar o EMG ALX HZ (Passivos). Guitarras ESP que Alexi utiliza/utilizou:

  • ESP Alexi Laiho Signature Blacky
  • ESP Alexi Laiho Signature SawTooth
  • ESP Alexi Laiho Signature Katakana
  • ESP Alexi Laiho Signature Scythe
  • ESP Alexi Laiho Signature Greeny
  • ESP Alexi Laiho Signature SawTooth Pink

Referências

  1. Guitar World ed. Janeiro/2005

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

}