Almostazir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Almostazir
30º califa abássida
Reinado 10941118
Antecessor(a) Almoctadi
Sucessor(a) Almostarxide
Nascimento 1078
Morte 1118 (40 anos)
Dinastia Abássida
Pai Almoctadi
Filho(s) Almostarxide
Almoctafi II

Almostazir[1] ou Almostadir (em árabe: المستظهر بالله; romaniz.:Al-Mustazhir/Al-Mustadhir) foi o califa abássida entre 1094 e 1118, sucedendo ao seu pai Almoctadi. Durante o seu reinado de vinte e quatro anos ele foi politicamente irrelevante, mesmo em meio ao caos provocado internamente pela irrupção da Primeira Cruzada na Síria. Uma tentativa chegou a ser feita pelo cavaleiro cruzado Raimundo IV de Toulouse de atacar Bagdá, mas ele foi derrotado em Tocate.

História[editar | editar código-fonte]

No ano de 1099, Jerusalém foi capturada pelos cruzados e seus habitantes foram massacrados. Pregadores viajaram por todo o califado proclamando a tragédia e recrutando soldados para recuperar a Mesquita de Alacça - o terceiro lugar mais sagrados dos muçulmanos, onde o profeta Maomé ascendeu ao céu - das mãos dos infiéis cristãos. Porém, apesar do sucesso em outros locais, a missão fracassou nas províncias orientais, que estavam entretidas em suas próprias batalhas internas e pouco se importavam com o destino da Terra Santa que, de qualquer forma, já estava nas mãos dos xiitas fatímidas. Hordas de refugiados buscaram refúgio em Bagdá e ali se juntaram à população local clamando por uma guerra santa contra os francos (o nome pelo qual os muçulmanos chamavam todos os cruzados). Por duas sextas-feiras do ano de 1111, os insurgentes, liderados por ibne Alcaxabe, o cádi de Alepo, invadiu a Grande Mesquita e espatifou tanto o púlpito quanto o trono do califa, obrigando aos berros que o serviço se encerrasse. Porém, nem o sultão seljúcida e nem o califa se interessaram em mandar um exército para o ocidente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Almostazir
Nascimento: 1078 Morte: 1118
Precedido por:
Almoctadi
Califas abássidas
1094–1118
Sucedido por:
Almostarxide

Referências

  1. Robles 1994, p. 91.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • William Muir, The Caliphate: Its Rise, Decline, and Fall. (em inglês)
  • Robles, Francisco Guillén (1994). Leyendas moriscas: sacadas de varios manuscritos existentes en las bibliotecas Nacional, Real y de P. de Gayangos. 3. Granada: Universidade de Granada