Almostanjide I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Almostanjide redireciona para este artigo. Para o califa abássida do Cairo, veja Almostanjide II.
Almostanjide
34º Califa abássida
Reinado 11601170
Antecessor(a) Almoctafi II
Sucessor(a) Almostadi
Dinastia Abássida
Nascimento 1124
Morte 1170 (46 anos)
Filho(s) Almostadi

Almostanjide (Al-Mustanjid) foi o califa abássida entre 1160 e 1170, filho do califa anterior Almoctafi II. Uma das esposas de seu pai queria que seu filho o sucedesse, conseguiu o apoio de vários emires para a sua causa e armou as escravas com adagas com a intenção de assassinar o novo califa. Almostanjide descobriu a conspiração e colocou mãe e filho na prisão.

Nesta mesma época, os fatímidas foram finalmente derrotados após uma dinastia de 260 anos. O conquistador, Saladino, um sunita, inicialmente não proclamou imediatamente a fé sunita nas regiões conquistadas, de população majoritariamente xiita. Mas logo ele encontrou a oportunidade e, assim, a supremacia espiritual dos abássidas novamente prevaleceu, não somente na Síria, mas também no Egito e em todas as suas dependências.

O reinado de Almoctafi não se diferenciou dos demais califas da época: ele ocupava uma posição de dependência em relação ao seu vizir e aos sultões seljúcidas. Ele liderava apenas uma pequena força capaz de realizar campanhas locais de pouca expressão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Almostanjide I
Nascimento: 1124 Morte: 1170
Precedido por:
Almoctafi II
Califas abássidas
1160–1170
Sucedido por:
Almostadi

Bibliografia[editar | editar código-fonte]